29.12.10

Jacobinismo

Por Antonio Gasparetto Junior
O termo Jacobinismo tem sua origem ligada à Revolução Francesa. O significado do termo, também chamado Jacobismo, passou por transformações ao longo dos contextos históricos vividos.

Inicialmente, eram chamados de jacobinos os indivíduos que faziam parte de certo clube maçônico francês que recebia o nome de Clube Jacobino. Tal clube possuía representação na ordem vigente antes da Revolução Francesa que definia a divisão da sociedade em Três Estados e após o movimento permaneceu representado então na Assembléia Nacional Francesa.

O Clube Jacobino recebeu este nome pois reunia-se em sua origem no Convento de São Tiago, dos dominicanos. Embora aligação imediata pareça não fazer sentido, o fato é que Tiago em latim é identificado como Jacobus e na adaptação francesa é dito como Saint-Jacques, foi de onde veio o termo Jacobino.

Os jacobinos eram executadosm na guilhotina.

Os jacobinos eram executadosm na guilhotina.

No decorrer do século XVIII os jacobinos que se uniram inicialmente eram provenientes da pequena burguesia, possuíam uma ligação muito estreita ainda com suas origens rurais e também pobres. Suas idéias radicais que estruturavam seus pensamentos políticos e sociais estavam ligadas ao extermínio dos nobres.

Durante a Revolução Francesa, no final do século XVIII, o termo jacobino era usado de forma pejorativa para qualquer um que defendesse idéias revolucionárias de caráter extremista. Ainda durante o processo revolucionário, os jacobinos combatiam a monarquia em defesa da república.

Tendo suas origens fortemente identificadas com camadas menos favorecidas na sociedade, não foi por acaso que os setores mais populares se uniram com os ideais jacobinos. Os Sans-cullotesformaram juntos com os jacobinos uma grande massa popular de contestação da monarquia e da nobreza parasita que nada produzia e explorava em excesso a população mais pobre.

O jacobinismo nesse momento seria dividido ainda em três fases, cada qual com suas atitudes características, sendo elas:Jacobinismo original (1789-1791), Jacobinismo misto (1791-1793) e Jacobinismo extremista (1793- 1794).

O primeiro e principal responsável pela difusão do jacobinismo fora do território francês foi Napoleão Bonaparte. O líder francês após a Revolução Francesa foi fundamental para que as idéias do jacobinismo político, econômico e jurídico apresentassem grande destaque especialmente nos países latinos. Assim, países como Portugal e Brasil entre outros que tiveram suas histórias influenciadas diretamente pela expansão do Império Napoleônico passaram a ter as idéias jacobinas presentes em seu cotidiano. Especialmente os países que se mantiveram ligados com fidelidade ao que era a Igreja de Roma no século XVI permitiram que o jacobinismo ocupasse lugar primordial.

Quando o pensamento jacobino chegou ao Brasil se desenvolveu e adaptou-se à ordem vigente no país. O crescimento da ideologia jacobina e consecutivamente da ideologia republicana fizeram com que o Império Brasileiro chegasse ao seu fim em 1889. Após aProclamação da República o termo jacobino designava especialmente os republicanos radicais, os quais incluíam positivistas e militaristas. Os jacobinos da República Velhadefendiam um governo forte. Mas após o governo de Floriano Peixoto, conhecido por governar com pulso firme, os jacobinos perderam força notavelmente e representação.

Atualmente usa-se o termo jacobino para identificar os defensores do centralismo na política e na economia do Estado. Para os seguidores dessa corrente de pensamento, é o Estado que deve atuar e regular as relações que influenciam na vida da sociedade. Por este motivo os jacobinos se expressam como opositores do pensamento liberal, que julga que o Estado não deve interferir e permitir que as forças políticas e econômicas se desenvolvam por conta própria, de forma livre.

Fontes:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/jacobinos5.htm
http://www.infopedia.pt/$jacobinismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacobinismo