27.2.11

A HISTÓRIA DA MÁFIA AMERICANA

Através da história, o crime tem existido em muitas diferentes formas e tem sido cometido não apenas individualmente, mas também em grupos. O crime é algo que não conhece fronteiras; existe em todas as culturas; e é cometido por todas as raças, e tem existido em todos os períodos da história. O crime existe como parte da instituição económica e estilo de vida para muitas pessoas. O crime também existe em forma oraganizada. Desde o inicio de 1900, o crime "organizado" existe nos Estados Unidos. O que vamos ver a seguir mostra, quando, e o porquê da Máfia ir para os Estados Unidos, quem a organizou, e como ela é diferente das suas origens europeias.


No século IX, a Sícilia foi ocupada por forças árabes. Os nativos sicilianos foram oprimidos e procuraram refúgio nas montanhas. Os sicilianos formaram uma sociedade secreta para combater os invasores árabes e normandos. Esta sociedade secreta ficou conhecida como Máfia a palavra árabe para refúgio. A sociedade tinha como intenção criar um sentido baseado na família co raízes na herança siciliana. Em 1700, desenhos de uma mão preta foram distribuídos ás mais abastadas familias da região. Um sinal para um pagamento de dinheiro em troca de protecção. Se o dinheiro não fosse pago, a violência explodia com raptos, bombas, e assassínio. No século XIX, esta sociedade cresceu em tamanho e orientação criminosa. Em 1876, o mafioso Don Rafael Palizzolo, correu para um cargo político na Sícilia. Ele forçou os eleitores a votarem nele sob a ameaça de uma pistola. Após ter sido eleito, promoveu o mafioso Don Crispi como primeiro ministro. Juntos controlavam o governo e enviavam os fundos para a sociedade conhecida como Máfia.

Em 1800, New Orleans era o maior centro da Máfia nos Estados Unidos. E foi durante uma investigação de um assassinato de um imigrante italiano que o Chefe da Policia, David Hennessey descobriu a existência desta sociedade secreta. O Chefe de Policia David Hennessey foi assassinado antes deste caso ir a tribunal.

articles: cfhenst.jpg
New Orleans

Doze homens foram acusados deste assassinato mas foram linchados por um novo grupo de vigilantes. O embaixador italiano exigiu que os vigilantes fossem julgados. O Presidente Harrison desaprovou a existência de vigilantes e deu uma grande quantidade de dinheiro ás famílias dos homens que foram linchados.

articles: casciof.gif

Este caso foi muito publicitado por causa das ramificações estrangeiras que envolviam o Presidente dos Estados Unidos. Don Vito, Vito Cascio Ferro, foi o primeiro Capo Siciliano Capo de Tutti Capi.

Ele partiu para os Estados Unidos em 1901 para escapar á prisão e formou um grupo de nome"Mão Preta". Os seus membros eram criminosos perigosos que fugiram da Sícilia. Ele é conhecido como o Pai da Máfia Americana. Em 1924, Mussolini estava determinado a varrer da Itália fascista a Máfia, fazendo com que muitos dos seus membros partissem para os Estados Unidos para escapar da perseguição. Isto fez aumentar o número dos seus membros da organização.

articles: gangster.gifarticles: gang01.jpgarticles: gang02.jpg
Estes italianos realizaram muito dinheiro nos Estados Unidos, através da extorsão, prostituição, jogo e bebidas alcólicas. Cada grande cidade teria em breve o seu próprio chefe da máfia. A Lei Seca que proíbia a produção e venda de bebidas alcólicas gerou uma onda de actividades ilegais que a máfia soube realizar em muito dinheiro. durante este tempo, os gansters exibiam a sua riqueza e poder. Este período lançou para a ribalta muitos homens jovens como lideres da Nova Era da Máfia Americana.

articles: luckysLuciano.jpg

Charles Luciano, nasceu em 1897 na Sicilia, veio para Nova Iorque em 1906. ele treinou no Five Points Gang, um grupo da Máfia, sob o controlo de John Torrio. Neste gang, ele tornou-se amigo de Al Capone e outros prominentes gangsters. Luciano começou o seu próprio negócio de prostituição no inicio dos anos de 1920 e obteve o controlo totl da prostituição em Manhattan em 1925.

Em 1929 ele foi raptado, espancado e espetado com um picador de gelo. Miraculosamente sobreviveu mas manteve a "ormeta", o voto de que nunca revelar quaisquer segredos ou membros da Máfia sob a penalidade de morte ou tortura. Em 1935, Luciano era conhecido como The Boss of Bosses. Fundou a Murder Inc. com a Bugsy Siegel e Myer Lansky, dois outros bem conhecidos gangsters. Luciano rápidamente aumentou as suas actividades criminosas o que levou á investigação do Procurador-Geral Distrital Thomas E. Dewey. Ele foi sentenciado a trinta a cinquenta anos por extorsão e prostituição.

Luciano era considerado um poderoso membro da Máfia com fortes ligações á Sícilia. Após esta convicção, o governo dos Estados Unidos aproximou-se a ele com um acordo. Em troca pela sua assistência na invasão dos Aliados da Sicília, foi-lhe oferecida a deportação para Roma. Luciano contactou os seus associados da Máfia em Itália e realizou o acordo. Luciano morreu de ataque cardíaco enquanto se encontrava com um produtor de filmes americano que pretendia produzir um filme sobre a sua vida.
articles: Meyer_Lansky.jpg
Myer Lansky nunca foi iniciado como membro da Máfia porque não era italiano. Lansky tornou-se um associado de Luciano após este ter alcançado o poder e influência junto dos gangsters judeus, conhecido como Myers Gang. A sua especialidade era o jogo. Ele formou a Murder Inc. a qual era um grupo especializado de assassinos contratados vindos de outros gangs. Lansky foi um instrumento no acordo com o governo para Luciano sobre a Invasão Aliada. Enquanto Luciano era preso e mais tarde deportado para Itália, ele confiou o sindicato do crime para Lansky. Por volta de 1960, Lansky tinha operações em todo o globo com departamentos em toda a América do Sul e Hong Kong.
Em 1970, o Governo Federal estava a planear acusar Lansky por fuga aos impostos, ele partiu para Israel. Em Tel Aviv, o governo isrealita sob pressão dos Estados Unidos revogou o visto a Lansky forçando-o a ir a tribunal. Ele aproveitou os seus altos contactos no governo e retirou-se para Miami na Flórida vindo a morrer em 1983. Ao tempo da sua morte, a sua fortuna pessoal foi avaliada em 4 milhões de dólares.
articles: bugsy.jpg

O terceiro membro da Murder Inc. foi Benjamin (Bugsy) Siegel. Nasceu em Brooklyn, NY em 1906. Enquanto jovem, ele encontrou Myer Lansky especializando-se em jogo e roubo de carros. Em 1930, o seu gang juntou-se a Luciano para formar a Murder Inc. Siegel eventualmente matou Joe."The Boss", Masseria o que coincidiu com o final da guerra de gangs. Siegel continuou a levar a cabo assassiníos para Luciano e por volta de 1937 havia um grande número de contratos de Siegel o que levou a muito ódio por parte de muitos chefes da Máfia. Para o proteger, Lansky e Luciano presuadiram-no a mudar-se para a Califórnia. Na Califórnia, Siegel era o homem chave no gang de Luciano e Lansky e extorquia dinheiro aos propritários dos estúdios de filmes.

Ele continou a executar assassínios para luciano. Siegel pediu 5 milhões de dólares ao sindicato para construir o primeiro super casino/hotel em Las Vegas. O Hotel Flamingo veio a ser um fiasco e um desastre finaceiro. luciano exigiu o pagamento da dívida o que Siegel recusou, pensando que era mais poderoso do que Luciano. Luciano ordenou a sua morte. Embora Siegel ter sido avisado por Lansky deste plano, ele continuou a recusar pagar. Em 20 de Junho de 1947 foi morto.

articles: schultz1.jpg
Dutch Schultz, era outro protagonista do mundo do crime organizado. Ele abriu um Saloon no Bronx, em Nova Iorque durante a Lei Seca e organizou um grupo . O seu império cresceu e tomou grandes proporções com a abertura no Bronx e Manhattan de estabelecimentos de vendas de bebidas. Durante o seu julgamento por evasão fiscal, muitos dos seus negócios foram tomados por Luciano. Embora estivesse a planear mover a sua operação para New Jersey, Schultz ainda considerava a hipótese de que Luciano lhe perguntasse se ele queria ser membro do Quadro de Directores do Sindicato do Crime. O Procurador Distrital de Nova Iorque, Thomas E. Dewey continuava a investigar as suas actividades. Schultz decidiu que no seu interesse era melhor eliminar Dewey mas o sindicato do crime não aprovou a ideia. No final de tarde de 23 de Outubro de 1935, enquanto Schults estava informando os seus associados de New Jersey do seu plano, um homem da Murder Inc. assassinou todos incluindo Schultz que morreu num hospital de Newark.

articles: capone.jpg
Alphonse "Scarface" Capone foi outro organizador do inicio da máfia americana. Nasceu no Brooklyn, Nova Iorque em 1899. O seu envolvimento com o crime organizado começou com a idade de 11 anos. Era o mais velho, e graduado para ser o mais poderoso dos "Five Pointers Gang" onde se tornou amigo de luciano. Quando Johnny Torrio, o líder original dos "Five Pointers Gang" se mudou para Chicago, ele convidou Capone para ser o seu representante. O tio de Torrio, "Big Jim" Colisimo era o chefe do crime em Chicago. Os problemas entre o tio e sobrinho começaram quando Capone procurava matar o tio deixando Chicago a Torrio. Em 1925 quando Torrio foi severamente ferido num tiroteio, ele deu a Capone o seu vasto império de negócios, avaliado em 50 milhões de dólares por ano. Durante esta época, Capone fez favores com outros gangsters da máfia e foi vitima de várias tentavias contra a sua vida.

Capone vingou-se no que ficou conhecido como St. Valentine Day massacre em que matou os seus inimigos acabando com a resistência contra os seus negócios. Ele foi finalmente sentenciado por evasão fiscal e passou onze anos em Alcatraz. Em 1939 ele foi libertado da prisão por causa do avançado estado da sífilis que o atormentava. Ele morreu dessa doença em 1947.

articles: StValentinesDay.jpg
Massacre de St. Valentine's Day


No virar do século XIX a Máfia americana era diferente em muitos aspectos da Máfia siciliana. A Máfia europeia foi fundada no sentido da lealdade e respeito pela cultura, familia e herança siciliana. A Máfia existe para proteger os interesses do seus membros e garantir a liberdade de negócio em troca de lealdade absoluta á "Família". A Máfia siciliana era baseada em valores onde a justiça, honra e vingança eram para ser levadas a cabo pelo homem, e não pelo governo.

A Máfia siciliana tinha como valor o código "Omerta", o código de honra e silêncio que governava a sociedade secreta, aberta apenas a quem partilhasse sange siciliano.

Em contraste com a nobre Máfia Siciliana, a Máfia americana era uma oraganização de coração frio. A Máfia americana era composta por um grande número de gloriosos ladrões, e assassinos. Embora no começo adoptasse muito da herança siciliana ela existe para fazer dinheiro por todos os meios ilegais possíveis. A prostituição, extorsão, bebidas alcólicas, jogo, rapto e assassínio era e são alguns dos seus métodos.

O Objectivo desta pesquisa é mostrar que a Máfia era e continua a ser um sério problema. A Máfia continua a crescer agora sob outras formas muitas delas consideradas honestas como é o caso de empresas, bancos etc. Agora de um modo mais subtil parece que desapareceram de cena, a violência diminuiu, mas os métodos e objectivos são os mesmos que a fizeram aparecer.

OS 10 Mandamentos da Cosa Nostra Os homens devem apresentar-se a membros de outros grupos sem serem introduzidos por uma terceira pessoa. Nenhum mafioso seduz a esposa dos seus amigos. Não podem fazer amizade com policias.

Não devem frequentar bares.
Todos têm uma obrigação com a Cosa Nostra, a ser cumprida mesmo que sua mulher esteja a dar à luz.

Os mafiosos devem manter os seus compromissos.
Devem respeitar as esposas. Devem dar informações verdadeiras sempre que questionados. Estão proibidos de se apropriarem de dinheiro de outros grupos da máfia.

10º É proibida a entrada no grupo de pessoas que têm parentes nas “forças da lei e da ordem”, bem como de pessoas adúlteras, ou que não tenham “valores morais”.

Além dos dez mandamentos, há um juramento que todo Mafioso deve prestar ao se tornar membro da Cosa Nostra, um papel que deve ser queimado enquanto jurado. “Se eu trair o grupo, que minha carne queime como esta imagem queima”, diz.


Fonte:
http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=161