12.9.20

Capitão James Cook



Nasceu em 7 de novembro (OS 27 de outubro) de 1728, em Marton, (no atual Middlesbrough) Yorkshire, Inglaterra
Morreu em 14 de fevereiro de 1779 (aos 50 anos) na Baía de Kealakekua, Havaí
Nacionalidade: britânica
Ocupação: Explorador, navegador, cartógrafo, Capitão da Marinha Real


James Cook nasceu em 7 de novembro de 1728 na vila de Marton em Yorkshire, Inglaterra. Ele tinha mais 7 irmãos e fazia parte de uma família de agricultores. Quando uma oportunidade de emprego surgiu para seu pai, Cook e sua família se mudaram para Great Ayton. Depois de frequentar a escola por cinco anos que o patrão de seu pai pagava, ele começou a ajudar na fazenda. Ele continuou a ajudar na fazenda durante a maior parte de sua infância, até completar 16 anos. Nessa época, ele conseguiu um estágio em uma loja no vilarejo de Staithes, que ficava a 30 quilômetros de sua casa.

Descobrindo que aquele trabalho na loja não era para ele, Cook decidiu se mudar para Whitby depois de mais de um ano em Staithes. Ao chegar, ele encontrou amigos do dono da loja em que era aprendiz, e eles o deixaram trabalhar em seus navios que eram usados ​​para o comércio de carvão. Foi aprendiz por três anos, e durante esse tempo aprendeu tudo o que é necessário para comandar seu próprio navio.
Royal Navy

Depois de passar nos exames para se tornar capitão de navio em 1752, Cook decidiu se voluntariar para a Marinha Real para progredir na carreira. Em 7 de junho de 1755, Cook tornou-se imediato e navegou no HMS Eagle. Ele ajudou a capturar navios de guerra franceses e eventualmente foi capaz de comandar brevemente o Cruizer em 1756. Cook queria se tornar um comandante de navio, então ele fez seus exames em 1757 e foi aprovado. A partir daqui, ele foi o mestre do capitão Robert Craig no HMS Solebay.

O maior trunfo de Cook era que ele era bom em topografia e cartografia. Essas habilidades foram muito usadas durante a Guerra dos Sete Anos e o levaram a ajudar a planejar muitos ataques famosos. Em 1760, Cook ajudou a mapear a costa de Newfoundland e, finalmente, fez o primeiro mapa em grande escala da costa. Essas habilidades o levaram a chamar a atenção da Royal Society e do Admiralty, o que fez com que seus mapas fossem copiados e fornecidos aos capitães pelos próximos 200 anos.
Primeira viagem

A primeira exploração que Cook fez foi em 1766. Foi encomendada pela Royal Society para determinar a maneira como Vênus viajava através do sol. Ele era o tenente desta expedição e a conduziu ao Taiti, onde puderam ver “o pequeno disco viajando através do sol”. A segunda parte da viagem era em busca do continente Terra Australis. Em abril de 1770, ele observou os australianos indígenas e, por fim, pousou em uma área que chamou de “Baía das Stingray”. Aqui ele conheceu o Gweagal, uma tribo aborígine, e então partiu no Endeavour com sua tripulação.

Logo após deixar o navio bateu na Grande Barreira de Corais, que causou danos que demoraram cerca de sete semanas para serem reparados. A partir daqui, eles desembarcaram na Ilha da Possessão antes de retornar à Inglaterra em 12 de julho de 1771.
Segunda viagem

Depois de ser promovido a comandante, Cook foi encarregado de comandar a Resolução HMS. Durante esta viagem, ele foi o primeiro a cruzar o Círculo Antártico. Ele também foi capaz de registrar sua posição longitudinal, o que o ajudou a fazer mapas precisos do Oceano Pacífico.
Terceira Viagem

A última viagem de Cook ocorreu na Resolução HMS, comandada por Cook. Durante esta viagem, Cook foi o primeiro europeu a desembarcar nas ilhas havaianas. Ele então foi para a Califórnia e Oregon e navegou para Nootka Sound. Depois de ficar aqui por alguns meses, Cook voltou ao Havaí por um mês. Infelizmente, ele teve que voltar para a baía de Kealakekua para consertar seus barcos, mas os havaianos não o queriam mais lá. Depois que uma briga começou, Cook foi morto em 14 de fevereiro de 1779. Seus restos mortais foram trazidos de volta à Europa para um enterro no mar.