12.9.20

Explorador: Amerigo Vespuccio







Nasceu em 9 de março de 1454 em Florença, República de Florença, na atual Itália
Morreu: 22 de fevereiro de 1512 (aos 57 anos) em Sevilha, Coroa de Castela, na atual Espanha
Nacionalidade: italiana, florentina
Ocupação: comerciante, explorador, cartógrafo


Nascido em 9 de março de 1454 em Florença, Itália, Amerigo Vespucci foi um proeminente explorador , cartógrafo, comerciante, navegador e financista italiano . Ele é famoso por cunhar o termo "Novo Mundo". Este supercontinente foi eventualmente nomeado por Martin Waldseemuller “América”, que é uma versão latina feminizada de seu Amerigo.

O novo mapa mundial de Waldseemuller, criado em 1507, foi baseado nas expedições de Vespucci. Foi o primeiro mapa a representar com precisão um hemisfério ocidental separado e o Oceano Pacífico como um novo oceano. Ele permanece na história do mundo como o primeiro cartógrafo a demonstrar que o Novo Mundo não era a periferia oriental do continente asiático.
Primeiros anos

O explorador florentino foi educado por Fra Giorgio Vespucci, que era seu tio e frade dominicano do convento de San Marco em Florença. Ele começou a trabalhar como escriturário para o banco Medici Bank na Europa durante o período do Renascimento. Em 1492, Amerigo Vespucci foi enviado a Cádiz, Espanha, como um agente confidencial para observar a filial dos Médici. Em 1495 ele trabalhou para Giannotto Berardi, que tinha um contrato com a Coroa de Castela para fornecer embarcações para navegadores que viajavam nas Índias Ocidentais. Amerigo Vespucci trabalhou ainda como contratante de provisões para as expedições nas Índias, inclusive para as viagens históricas de Cristóvão Colombo .
Viagens

Entre 1497 e 1504, o famoso explorador italiano fez quatro viagens da Espanha ao Novo Mundo, a primeira suposta viagem durou de maio de 1497 a outubro de 1498. A Europa conheceu os resultados de suas expedições inovadoras após a publicação de duas cartas ambos atribuídos a Américo Vespúcio. Embora existam quatro viagens mencionadas na primeira série, apenas duas são mencionadas na segunda série de cartas.

A segunda e a terceira viagens são consideradas verdadeiras pelos historiadores, pois foram corroboradas em suas outras cartas manuscritas. Enquanto isso, o primeiro e o quarto são considerados fabricados por editores florentinos, reunindo vários relatos. A segunda viagem de Vespucci, a serviço da Espanha, resultou na descoberta dos rios Amazonas, Orinoco e Trinidad. Segundo a carta, Vespucci, que também era cartógrafo, conseguiu determinar sua longitude celestialmente. Ele fez isso mapeando estrelas no horizonte. A terceira viagem, a serviço de Portugal, foi conduzida pelo explorador português Gonçalo Coelho entre 1501 e 1502 e resultou na chegada à latitude da Patagônia, segundo o próprio Vespucci. Ele também mapeou a constelação Crux, bem como Alpha e Beta Centauri após esta expedição.

Em 1508, o explorador italiano foi nomeado pelo rei Fernando, navegador-chefe da Espanha, e foi responsável pelo planejamento da navegação em várias viagens às Índias Ocidentais. Américo Vespúcio faleceu de causa desconhecida em 22 de fevereiro de 1512 em Sevilha, Coroa de Castela na Espanha.