12.9.20

Francis Drake




Nascido: c. 1540 em Tavistock, Devon, Inglaterra
Morreu: 27 de janeiro de 1596 (aos 56 anos) em Portobelo, Colón, Panamá
Nacionalidade: inglesa
Ocupação: capitão do mar, corsário, navegador, escravizador e político


Francis Drake foi um influente capitão do mar inglês, comerciante, explorador , político e corsário da era elisabetana. Ele completou a segunda circunavegação global de 1577 a 1580. Por isso, ele foi premiado com o título de cavaleiro pela Rainha Elizabeth I em 1581.
Primeiros anos

Francis Drake era o mais velho de doze filhos. Seu pai era um defensor ferrenho de Martinho Lutero, e sua família foi forçada a fugir para Kent da casa de sua família perto de Taverstock quando o futuro explorador tinha apenas oito anos de idade.

O jovem Francis Drake foi aprendiz de um capitão que negociava entre o Tamisa e os portos do Canal. Em 1563, Francis Drake embarcou em uma viagem ao continente africano como parte da tripulação a bordo do mesmo navio de seu primo.

Francis Drake e seu primo envolveram-se no comércio de escravos, o que acabou criando problemas com o governo e as autoridades espanholas. Francis Drake recebeu seu primeiro comando em 1567.
Raids

Francis Drake era um protestante forte e se via como um cruzado contra o império espanhol fortemente católico, que considerava corrupto. Ele empreendeu seu primeiro comando de navegação e ataques contra os espanhóis em 1572.

Em 1577, Francis Drake empreendeu uma série de ataques audaciosos contra os espanhóis e suas colônias. Ele temia que sua tripulação se tornasse desleal a ele e decapitou um deles. Em seguida, ele dispensou todos os seus oficiais de suas funções.
Explorações

Francis Drake navegou ao longo da costa mexicana e sul-americana, finalmente chegando à Califórnia e reivindicando as terras para a Rainha Elizabeth I. Navegando ao redor do Cabo da Boa Esperança e ao longo da costa africana, Francis Drake continuou suas explorações e incursões, enriquecendo bastante com sua façanhas. Drake finalmente voltou a um porto em Plymouth, Inglaterra, em 1580, sendo o primeiro inglês a navegar ao redor do mundo. Drake comprou a propriedade da Abadia de Buckland e foi eleito para a Câmara dos Comuns depois de ser nomeado cavaleiro por seus serviços ao Império Britânico.

Drake ainda não havia terminado. Ele empreendeu mais ataques marítimos contra os espanhóis a partir de 1584. Como segundo em comando da frota britânica em 1588, ele derrotou a poderosa Armada Espanhola na batalha de Gravelines.

O poderoso explorador foi um herói para os britânicos, mas foi considerado um mero pirata e bandido pelos espanhóis. No entanto, eles também temiam o poderoso homem britânico e o apelidaram de "El Draque" ou "O Dragão". Francis Drake morreu de disenteria no Panamá em 1596.

Como um tributo às façanhas e realizações de Francis Drake, uma réplica de um de seus navios, o Golden Hind, está em exibição na Inglaterra.