Nasceu em 1474 em Santervás de Campos, Castela
Morreu: julho de 1521 (aos 47 anos) em Havana, Cuba
Nacionalidade: castelhana, espanhola
Ocupação: Explorador
Famoso por: Liderou expedição à Flórida
Juan Ponce de León foi um conquistador e explorador espanhol. Ele foi o primeiro europeu a descobrir e explorar a Flórida. Ele estabeleceu a primeira comunidade europeia em Porto Rico. O nome de Ponce de Leon está para sempre ligado à famosa lenda da Fonte da Juventude, que se pensava estar localizada na Flórida.
Primeiros anos
Acredita-se que seu local de nascimento tenha sido Santervás de Campos, uma pequena vila em uma área hoje chamada Valladolid, uma província espanhola. Muitos historiadores, no passado, acreditam que ele nasceu em 1475, mas evidências mais recentes revelam que ele provavelmente nasceu um ano antes, em 1474. A identidade de seus pais continua a ser desconhecida, mas este famoso explorador pode ter sido descendente de um família nobre influente e muito distinta.
Quando era jovem, Juan Ponce de León serviu como escudeiro de Pedro, membro da família Núñez de Guzmán, uma figura importante no exército. Hoje, pode acreditar que ele se tornou um soldado muito experiente, lutando em várias campanhas espanholas contra os mouros.
Hispaniola
Depois de lutar, ele se juntou à segunda viagem que Cristóvão Colombo estava fazendo em setembro de 1493 para Hispaniola. A frota chegou ao Caribe em novembro de 1493. Eles pararam em várias ilhas antes de ir para seu destino principal em Hispaniola.
Os historiadores não estão de acordo sobre exatamente o que ele fez nos anos seguintes. Muitos acreditam que ele voltou para a Espanha em um determinado momento e depois voltou para Hispaniola com o homem que se tornaria o governador da ilha, Nicolás de Ovando. Em 1502, Nicolás de Ovando, recebeu uma ordem do rei da Espanha para subjugar os nativos Taínos. Ponce de León desempenhou um papel importante em deter a rebelião de Taínos em 1504.
Porto Rico
Em 1508, ele recebeu permissão para explorar a ilha de San Juan Bautista, agora chamada de Porto Rico. Essa jornada começou em julho de 1508 e lá ele construiu uma casa fortificada e um depósito que foi o primeiro assentamento europeu em Porto Rico. Ele passou muito tempo procurando ouro. No início de 1509, ele voltou para Hispaniola.
Esta expedição foi considerada um grande sucesso. Ovando então nomeou Ponce de León governador de San Juan Bautista e esta nomeação também foi confirmada pelo rei da Espanha em agosto de 1509. Juan Ponce de León foi instruído a expandir o assentamento e continuar seus esforços de mineração de ouro. Ele voltou para a ilha com sua esposa, Leonora, e seus quatro filhos. Ponce de León mandou construir uma casa de pedra para a sua família e hoje, esta casa ainda se encontra perto de Salvaleón de Higüey.
Flórida
Mais tarde, ele recebeu o direito de encontrar e tomar a ilha de Bimini nas Bahamas enquanto estava em busca da fonte da juventude. Ele deixou Porto Rico em março de 1513, com três navios, o San Cristobal, Santiago e Santa Maria, junto com duzentos homens.
Eles desembarcaram na costa leste da Flórida em abril de 1513. Ele chamou essa área de “Pascua de Florida” ou “festa das flores” porque encontraram a terra no Domingo de Ramos. Ponce de León reclamou o território para a Espanha. Em seguida, ele voltou para a Espanha e o rei da Espanha nomeou-o capitão-geral em setembro de 1514. Mais uma vez, ele navegou de volta a Porto Rico para encontrar Bimini.
Última Expedição
Em 1521, Ponce de León voltou para a Flórida, desta vez para a costa sudoeste, perto do rio Caloosahatchee. A tripulação foi atacada por muitos bravos da Calusa e Juan Ponce de León ficou ferido. Muitos historiadores acreditam que uma flecha envenenada atingiu sua coxa. Após este ataque, Ponce de León e seus colonos navegaram de volta para Havana, Cuba, onde ele morreu ferido. Ele foi então sepultado em Porto Rico, em uma cripta na Igreja de San José. Em 1836, os restos mortais de Ponce de León foram exumados e transferidos para a Catedral de San Juan Bautista em Porto Rico.