7.9.20

Fernão de Magalhães





Nasceu em: 1480 em Sabrosa, Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
Morreu em: 27 de abril de 1521 (entre 40 e 41 anos) em Mactan, Filipinas
Nacionalidade: portuguesa
Famosa por: Primeira expedição de circunavegação


Ferdinand Magellan foi um explorador português que liderou a primeira expedição à vela a circunavegar o globo. Magalhães também teria chamado o Oceano Pacífico de "Mar Pacifico", que se traduz em "mar pacífico".
Vida pregressa

O seu local de nascimento é disputado, foi possivelmente em Sabrosa ou perto do Porto no norte de Portugal. O pai de Magalhães era Rodrigo de Magalhães. Após a morte de ambos os pais, quando tinha 10 anos, tornou-se pajem da rainha D. Leonor na corte real de Lisboa. Quando menino, Magalhães estudou navegação, cartografia, astronomia e navegação celestial.
Navigator e Explorer

Quando tinha vinte anos, Magalhães tornou-se membro de uma frota portuguesa que viajava para a África Oriental. Magalhães lutou durante a Batalha de Diu, onde os militares portugueses destruíram muitos navios egípcios que estavam no mar da Arábia. Ele também explorou Malaca, que ficava na atual Malásia, e também participou da conquista do porto de Malaca. Alguns historiadores acreditam que ele tenha viajado para as Molucas, um grupo de ilhas da Indonésia, que já foram chamadas de Ilhas das Especiarias. Essas ilhas cresceram e abrigaram especiarias valiosas, como noz-moscada e cravo, que muitos europeus desejavam.

Magalhães foi ferido quando trabalhava no Marrocos, e esse ferimento o fez coxear pelo resto da vida. Depois de ser ferido, Magalhães foi falsamente acusado de negociar ilegalmente com os mouros e, apesar do serviço prestado ao seu país, não recebeu nenhuma oferta de emprego.

Em 1517, ele se mudou para Sevilha, Espanha, para que pudesse fornecer suas habilidades e habilidades para a corte real na Espanha. Nos três anos seguintes, ele estudou muitas novas cartas de navegação. Magalhães aprendeu com os erros e também com as descobertas de outros exploradores.
Anos finais

Em 1519, ele partiu em uma viagem para circunavegar o mundo com o apoio total de Carlos V, o rei da Espanha. Em 20 de setembro de 1519, Magalhães partiu da Espanha com cinco navios que não eram adequados para percorrer as longas distâncias que ele propunha. A frota viajou primeiro para o Brasil, depois navegou pela costa da América do Sul até a Patagônia. Uma tentativa de motim ocorreu lá, e um navio foi destruído. Apesar deste contratempo, Magalhães e sua tripulação continuaram navegando com o resto das embarcações.

Em outubro de 1520, ele e sua tripulação já haviam entrado na área hoje conhecida como Estreito de Magalhães. Essa parte da viagem durou mais de quatro semanas, e durante essas semanas um dos comandantes do navio abandonou a expedição navegando de volta para casa. Em março de 1521, a frota de Magalhães parou em Guam. Em 17 de março, ele chegou a Homonhon, uma ilha nas Filipinas, junto com 150 membros da tripulação. Lá, Magalhães participou de um conflito local e foi morto durante uma batalha em 27 de abril. O corpo dele nunca se recuperou.

Juan Sebastián del Cano e o restante da tripulação continuaram e completaram a expedição para circunavegar o mundo. No ano seguinte, em 8 de setembro, o restante da frota de Magalhães chegou à Espanha, provando que o mundo era realmente redondo. Ao todo, cerca de duzentos e trinta e dois marinheiros morreram nesta viagem.