7.9.20

Marco Polo





Nascido: c. 1254 em Veneza, república veneziana
Morreu em: 8 a 9 de janeiro de 1324 (aos 70 anos) em Veneza, República de Veneza
Nacionalidade: italiana
Ocupação: comerciante, explorador
Famoso por: Viajar para a Ásia Central e China


Marco Polo foi um comerciante e explorador italiano famoso por apresentar aos europeus a China e a Ásia Central. Ele inspirou futuros viajantes, incluindo Cristóvão Colombo. Nascido provavelmente na República de Veneza por volta de 1254, Marco Polo desempenhou um papel importante na cartografia. Suas explorações pioneiras do Leste Asiático, conforme descrito em seu livro icônico, levaram ao mapa de Fra Mauro de 1450, que foi considerado o "maior memorial da cartografia medieval". Seu pai, Niccolo Polo, era um rico comerciante que negociava com o Oriente Médio e viajou com Maffeo Polo, tio de Marco, pela Ásia. Enquanto em Constantinopla, os Pólos previram uma mudança política em 1260 e seguiram para o rio Volga, alcançando a corte de Berke Khan, o soberano dos territórios ocidentais do Império Mongol. Esses mercadores habilidosos dobraram seus ativos enquanto estavam em Bolghar e também se tornaram amigos de Kublai Khan, o quinto Grande Khan do Império Mongol. Marco Polo conheceu seu pai e tio apenas em 1269, quando os irmãos Polo voltaram para Veneza. Após a morte de sua mãe, Marco foi criado por sua tia e recebeu educação em assuntos relacionados ao comércio, como moeda estrangeira e gerenciamento de navios de carga.
Viagem para a ásia

Em 1271, a família Polo decidiu embarcar em uma longa e aventureira jornada pela Ásia, viajando cerca de 15.000 milhas e passando pela China, Japão e Índia. Marco documentou todas essas experiências e aventuras em seu livro histórico baseado em vários manuscritos. Após 24 anos no continente asiático, os Polo retornaram a Veneza, mas Marco Polo foi capturado em 1298 na Batalha de Curzola pelo exército genovês. Enquanto estava preso na prisão em Gênova, ele ditou suas memórias sobre viagens para o italiano Rustichello da Pisa, que também era presidiário. Ele acabou sendo libertado em 1299 e voltou para sua Veneza natal, onde se tornou um rico comerciante e se casou com a filha de um comerciante.
Viagens

Publicado por volta de 1300, este diário de viagem intitulado Il Milionefoi dividido em quatro volumes. Considerado parte da literatura didática vernácula, em vez de uma biografia, este livro famoso descreve as viagens de Marco Polo entre 1276 e 1291, bem como suas experiências memoráveis ​​na corte de Kublai Khan. O primeiro volume descreve os territórios da Ásia Central e do Oriente Médio. O segundo livro descreve a China e a corte do imperador do Império Mongol. O livro três descreve as regiões costeiras do Extremo Oriente, incluindo Índia, Japão, costa oriental da África e Sri Lanka. O livro quatro descreve as guerras entre o Império Mongol e regiões do norte, como a Rússia. No entanto, este notável corpo de trabalho é bastante controverso, considerando que Marco Polo deixou de mencionar partes importantes da cultura e tradições chinesas, como a Grande Muralha da China e o uso do chá.
Morte

Marco Polo faleceu em 8 ou 9 de janeiro de 1324 em Veneza, República de Veneza. Ele deixou sua esposa Donata Badoer e suas três filhas, Bellela, Fantina e Moreta, a quem ele nomeou co-executoras em seu leito de morte. Ele teria sido enterrado na Igreja de San Lorenzo em Veneza, embora alguns historiadores acreditem que ele foi realmente enterrado em San Sebastiano.