21.1.09

A imagem medieval do Mundo


 
Cada época histórica tem sua própria imagem do Homem e do Mundo. Certamente ela é influenciada por uma série de percepções e certezas que passam pela religião, pelo estágio material e pelo nível geral das crenças e dos hábitos das sociedades que a compõe. Não foi diferente disso a Idade Média que apresentou uma Imago Mundi completamente distinta daquela que vigia nos tempos do paganismo e da que iria surgir nos tempos modernos .

Imagem de Deus

A Discussão Sobre o Santíssimo Sacramento (afresco de Rafael Sanzio no Vaticano, 1510-1)
Deus colocou o homem no mundo para não ficar só frente ao Cosmo. Esta era a explicação dos teólogos medievais em resposta a qual teria sido o motivo do surgimento de Adão e Eva. Assim sendo, seus descendentes trazem consigo a marca da divindade. O Homem é uma Imago Dei, isto é, uma imagem de Deus, trazendo em si, na sua anatomia e na sua fisiologia, órgãos e sentidos que apontam para uma similitude com o todo celestial.


A cabeça, por exemplo, é um planeta, seus olhos são o Sol e a Lua, o espirro é o vento.., suas sete aberturas estão em consonância com os sete tons da harmonia universal, a alma, por seu lado, é o fogo que quando apaga faz o corpo perecer, etc. Tudo no Homem é um microcosmo, uma fração de algo bem maior, colossal, posto em ação pelo Todo-Poderoso.

Medicina e astrologia

O Homem Zodíaco: anatomia humana condicionada pelos signos
Entende-se assim o motivo que levava a medicina medieval apelar para o horóscopo e para a astrologia, pois acreditava que a posição dos planetas nos 12 signos do Zodíaco de algum modo afetava a saúde dos homens e das mulheres, do mesmo modo que a Lua condicionava as marés e o Sol às boas safras. Cada órgão humano obedecia aos humores de um signo: Áries regia a cabeça, Sagitário as pernas, Peixes conduzia os pés, e assim por diante. Por conseguinte, como assegurou o sábio Avicena (980-1037), era “a má disposição dos céus quem rapidamente empeçonhenta os corpos”. Devia-se ao ar corrompido pelos astros a responsabilidade pelos surtos de epidemias que apavoravam e devastavam a sociedade medieval.

Exatamente por isto os estudantes de medicina da Universidade de Bologna terem que estudar astrologia por quatro anos, para que quando aplicassem a sangria num paciente ela não fosse feita durante um estágio não conveniente da Lua (a Lua cheia, estavam certos, provocava uma hemorragia em excesso).

Não havia, príncipe, conde ou barão daqueles tempos que não tivesse um astrólogo a sua disposição, mesmo que a Igreja Cristã fosse hostil a esse costume. Ainda no Renascimento, um renomado pesquisador e matemático e gênio como Johannes Kepler tirava seu rendimento preparando almanaques com previsões e elaborando mapas astrais para a corte do duque de Wallenstein. 
Como uma exposição interessante dessa visão geral que a teologia medieval tinha das coisas do Céu e da Terra, a sua Imago Mundi, foi a elaborada por Honório de Autum um seguidor de Johannes Scotus Eriugena (c. 815–877) sobre como o famoso teólogo via o Universo, a Natureza e a História:

1 - Universo

Universo
“Mundo” deriva de “motus”, o mundo está em perpétuo movimento.
O mundo é um ovo
O mundo é redondo como uma bola e similar ao ovo. Na beirada externa há uma casca, o céu que envolve o mundo inteiro, debaixo dela, como se fora a clara do ovo, o éter puro, que serve de envoluntório para o movimento, do mesmo modo como a clara encerra a gema. Na parte mais central dele, no germe, está a Terra.
A Terra
No seu centro está o Inferno, com fogo e enxofre tendo a forma de um cone vulcânico.
O Inferno
É um lugar de tormentos, prisão hedionda cheia de fogo. Divide-se em duas partes. Na parte central dele é o Erebo, habitado por dragões e serpentes. No Aqueronte encontram-se vapores nauseabundos, havendo ainda muitos outros lugares piores ainda.

Os 4 elementos

A Terra

O mais pesado dos elementos, por estar no centro exato do mundo, conforme disposição de Deus

A água 

Elemento leve, circunda e penetra a terra. Água significa “aequalitas”, superfície plana ou igual. O abismo é a parte mais profunda do mar. As marés, baixa e alta, dependem das inalações da Lua

Ar e os ventos

Assemelha-se ao vácuo e estende-se da terra à lua. É uma espécie de água mais leve, por isso as aves voam por ele como os peixes nada na água. nele habitam os demônios, aguardando o Dia do Juízo. É do ar que eles tiram seus corpos quando querem aparecer aos homens. Os ventos por sua vez são simples ondas de ar. Seu hálito condensado com água transforma-se em nuvem. O choque entre as nuvens produz raios e trovões, o fogo produz relâmpagos.

O Fogo

É o quarto elemento e chama-se “ignis, quase non gignis”, é o mais nobre deles, estendendo-se da Lua até o Firmamento. Confunde-se com o éter pelo seu brilho ininterrupto e por ser uma espécie de ar puro. Separa-se entre o Fogo da Terra, criado pelos homens, mais bando, e o Fogo do Inferno, criado pela Justiça de Deus para punir os réprobos e os condenados, fazendo com que, segundo Tertuliano, “cada condenado converter-se-á numa fornalha ardente”.

A estrutura do Universo

Os planetas

A Lua é o primeiro dos planetas e a menor das estrelas. O Sol e´o quarto planeta (depois de Mercúrio e Vênus), e é oito vezes maior do que a terra. Há ainda três outras esferas onde se movem Marte, Júpiter e Saturno.

Harmonia das esferas

A revolução dos planetas da origem a sons maviosos, que produz harmonia em consonância. Todavia não escutamos tal música por ser demasiado forte ao ouvido humano.. A escala da música vai da Terra ao Firmamento, havendo sete sons nesse espaço. A Terra é separada dos demais planetas por meio de tons (um tom inteiro é igual a 15.625 milhas) Além dos sete tons existem mais nove “consonâncias” (que correspondem as nove musas dos filósofos).

O Céu

Acima do fogo acha-se a oitava esfera, o Céu (distante 109.375 milhas, ou 203 mil km, da Terra). Ele gira em enorme velocidade ao redor da Terra, mantendo-se sempre eqüidistante do centro dela. Firmamento é o céu superior, situado em meio às águas condensadas em cristais, apresentando-se ornado de estrelas. É composto por dois pólos mas só vemos um deles, o pólo norte, sobre os quais o céu gira.

As Estrelas encontram-se fixas no céu. A Via Láctea resulta da projeção luminosa de todas as estrelas.

O Céu das Águas e o Céu dos Espíritos

O Céu das águas está acima do firmamento e é aquoso devido às nuvens que lá se encontram. Já o Céu dos Espíritos é a morada dos anjos e das almas bem-aventuradas: é o paraíso do paraíso.

O Céu dos Céus

Bem além do paraíso, imensamente distante, encontra-se o Céu dos Céus, a Morada de Deus.

Conclusão

O Universo medieval caracteriza-se pela coesão singular e pelo simbolismo religioso. É um imenso globo material com dois pólos espirituais. A matéria religiosa vai até o céu dos espíritos bem-aventurados e a inferior desce até o inferno dos espíritos condenados. As nove penas do inferno correspondem as nove dos bem-aventurados do céu. Os homens ocupam um posto intermediário entre estes dois pólos, até que ocorra a separação entre os bons e os maus, indo então se incorporarem a um ou ao outro.

2 - A Natureza

A etimologia
A existência das coisas em si é secundária. Nos Bestiários e Lapidários constam animais e objetos que não existem. O que interessa ao homem medieval não é a classificação das coisas, mas o conhecimento das forças místicas, ocultas em seus nomes. Por exemplo: havia crença de que determinadas pedras tinham poder mágico e medicinal de cura.

A analogia

Por mais diversas que sejam as coisas existe “correspondência” ou analogia entre elas. O Homem é um microcosmo estruturado em analogia com o macrocosmo: sua carne é a terra, seu sangue é água, seu hálito é o ar, sua cabeça é redonda tal como a esfera celeste, sendo que seus olhos são o sol e a lua. Suas sete aberturas correspondem aos sete tons da harmonia das esferas celestes. Os sentidos do homem resultam do fogo celeste, do ar superior e ar inferior, e da Terra. 

O simbolismo

Um ser material pode exprimir uma realidade material. Por detrás da matéria há um espírito impresso pelo Criador. Deus manifesta-se por duas coisas: a Sagrada Escritura e a Natureza, e entre as duas revelações divinas vige um paralelismo. As palavras da escritura enunciam verdades morais, enquanto as coisas da natureza possuem um significado oculto.

3 - A História

O conceito de história

A história é um grande drama escrito por Deus e interpretado pela humanidade. Divide-se em três acontecimentos: a Criação, a Redenção e o Último Juízo, havendo dentro de cada um deles subdivisões em número de sete. Há somente uma História Universal uma História Santa (não há especializações, como história de uma nação ou de uma raça). Tudo gira ao redor da Encarnação e da Redenção de Cristo. “Nosso rei é o verbo Encarnado, que veio ao mundo para dar combate ao demônio”.

O método da História

Começa pela Cronologia, coligindo os dados sobre povos e soberanos que se sucederam desde a criação. Os fatos não passam de sinais a serem interpretados de maneira “tropológica” (quando exprime uma verdade moral) ou “alegórica” (quando alude a um mistério da fé). Sempre a interpretação religiosa predomina sobre qualquer outra. Somente mais tarde, por influencia da física aristotélica, avançou-se para as origens da ciência moderna.

Segundo: Honório de Autum (que reproduz Scoto Erígena).
Local:Regensburg (começo do século XII)
Obras "Clavis physycae" e "De imagene mundi" e "Elucidarium sive Dialogus..."

Fonte: Philotheus Boehner - Etienne Gilson - História da Filosofia Cristã. Petrópolis: Editora Vozes, 4ª; ed. 1988, págs. 276-282.

Fonte: Terra Educaçao

Disponível em:http://educaterra.terra.com.br/voltaire/index.htm