13.12.10

Modelo - Relatório de Estágio

Modelo de Relatório de Estágio.
Para utilizá-lo adicione logotipo da instituição de ensino, modifique os dados e se necessário faça modificações conforme as normas da sua instituição.

Nome:
Curso:
Série/Turma:







DIRETOR GERAL
Prof.





VICE-DIRETOR GERAL ACADÊMICO
Prof.




SECRETÁRIA GERAL
Profª.





DIRETOR DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
Prof.




DIRETORES ADJUNTOS DOS CURSOS TECNOLÓGICOS


ÍNDICE

ASSUNTOPÁGINAS
CAPA01
APRESENTAÇÃO DOS DIRETORES02
ESTAGIO CURRICULAR / DESCRIÇÃO/ JUSTIFICATIVA03
CONCEITOS ORIENTADORES / OBJETIVOS04
SISTEMÁTICA OPERACIONAL / RECURSOS05
SISTEMÁTICAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO06
COMPETÊNCIAS07
IDENTIFICAÇÃO DE ESTÁGIO08
CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA09
HISTÓRICO DA EMPRESA / DEFINIÇÃO /METAS10
CAPACITAÇÃO / MELHORIAS / REVITALIZAÇÃO11
SÍNTESE DA AVALIAÇÃO / DIMENSÕES AVALIADAS12
BENEFÍCIO / GRÁFICOS13
PROCESSO / PRODUTO14
ENSINO TÉCNICO15
SATISFAÇÃO / GRÁFICOS16
EVOLUÇÃO / GRÁFICOS17
ORGANOGRAMA DA EMPRESA18
RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO 05/09 A 04/1019

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO 05/10 A 10/1120
RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS21
RELATÓRIO TOTAL DE HORAS / SETEMBRO22
RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS23
RELATÓRIO TOTAL DE HORAS / OUTUBRO24
RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS25
RELATÓRIO TOTAL DE HORAS / NOVEMBRO26
RELATORIO TOTAL DE HORAS NO ESTÁGIO27
RELATÓRIO FINAL28
RELATÓRIO FINAL / CONTINUAÇÃO29
ASPECTOS DO ESTAGIÁRIO30

AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS 31


ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO





1 – DESCRIÇÃO

Este projeto apresenta as atividades que foram desenvolvidas no Programa de Formação Pedagógica para Tecnólogos nos diferenciados campos, onde se desenvolverá o Estágio Curricular Supervisionado.
Tem por finalidade orientar os estagiários durante a realização das atividades próprias do Estágio Curricular Supervisionado e estabelecer as atividades a serem desenvolvidas, época de sua execução, bem como os critérios a serem adotados para a avaliação.

2 - JUSTIFICATIVA

Cumprindo o estabelecido no Regulamento de Estágio dos Cursos de Tecnologia da Faculdade Editora Nacional, pretendem-se estabelecer o trabalho a ser desenvolvido pelo estagiário nos diferenciados campos de estágio supervisionado.
É importante considerar que a prática de ensino exerce a função de disciplina integradora no currículo do Programa de Formação de Tecnólogos. É no espaço da prática de ensino que se realiza a “análise da adequação, dosagem e organização do conhecimento a ser lecionado nos diversos graus de ensino e nas diferentes realidades existentes”. Trata-se de trabalhar o conteúdo específico na ótica do ensino.

O Estágio Curricular Supervisionado é a única disciplina que se desenvolve em dois lugares e em dois tempos – um tempo na Faculdade e um tempo nas escolas Técnicas.
A direção dessas atividades se expressa numa via de duas mãos: Faculdade -Escola e Escola- Faculdade. No primeiro sentido, essas relações se efetivam quando se tenta levar à escola novas bibliografias, resultados de pesquisas, inovações estudadas; no sentido contrário, trazendo a realidade e a problemática escolar para ser discutida e estudada na Faculdade.

O Estágio Curricular Supervisionado foi uma oportunidade para que se observe a realidade escolar realizando uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando uma prática Técnica, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar, retornando à Escola para tentar inová-la. Em síntese, a disciplina Estágio Curricular Supervisionado deve: propiciar uma significativa base conceitual, favorecendo a reflexão sobre como se dá o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar, além de oportunizar vivências da e na realidade escolar.

3- CONCEITOS ORIENTADORES

O estágio constitui-se em oportunidade para refletir sobre a própria prática, vivenciando o processo pedagógico, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade individual e coletiva;
Proporcionar aos estagiários, condições de independência e autonomia, buscando alternativas criativas diante das problemáticas encontradas no seu cotidiano escolar.

4 - OBJETIVOS


Geral


Reafirmar a relação teoria-prática e aprofundar o estudo das disciplinas pedagógicas, propostas metodológicas e teorias vigentes na educação básica e profissional, por meio da observação e participação, das intervenções e produção escrita;
Analisar a prática de ensino aplicada no Ensino Médio e Educação Profissional e estabelecer a relação teoria-prática;
Verificar a prática pedagógica, relacionando a teoria e a prática educativa escolar e buscando compreender sua organização e dinâmica;

Reconhecer a importância do professor enquanto pesquisador de sua própria prática;
Favorecer a formação do profissional consciente nas práticas educacionais;
Analisar as concepções diferenciadas que permeiam a prática pedagógica, as propostas curriculares e o processo de avaliação do Ensino Médio e da Educação Profissional.

Elaborar projeto de ação pedagógica embasado na constante articulação da realidade escolar com os pressupostos teóricos que a fundamentam;
Avaliar permanentemente a prática pedagógica no que se refere a sua atuação;
Estabelecer paralelo entre os fundamentos teóricos da disciplina em questão com a realidade que se apresenta no campo de estágio, visando o contínuo retorno à teoria;
Registrar a prática vivenciada através da produção escrita e outras formas de registro.

5- SISTEMÁTICA OPERACIONAL


O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina do Programa de Formação de Tecnólogos com 160 horas de duração.
A metodologia adotada decorre da própria natureza teórico-prática da disciplina.
O estágio deverá abranger diferentes modalidades, tais como atividades de projetos de ensino, pesquisa ou extensão, oficinas, mini-cursos, entre outras.

A fundamentação teórica se efetivará a partir do levantamento bibliográfico, análise e reflexão sobre a relação teoria-prática, a partir de estudos e da vivência em diversificados momentos curriculares.
Realizar-se-á reuniões periódicas e/ou Seminários com a participação dos professores da Faculdade, visando analisar o desempenho e os resultados obtidos.

6 – RECURSOS


Humanos


Professores Supervisores:


Professor Salomão C. Junior
Professor Eduardo L. Somaio

Físicos

Dependências da Escola Técnica ETE Jorge Street do Centro de Educação Tecnológica Paula e Souza

Materiais


Foram desenvolvidas várias atividades em laboratório, onde o material foi um osciloscópio, um multímetro, uma fonte variável, componentes eletrônicos em geral, placas microcontroladas e várias ferramentas para a execução dos trabalhos com a especificação das atividades constantes de um projeto de estágio;

7- SISTEMÁTICA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O processo foi acompanhado pelo professor da disciplina “Estágio Curricular Supervisionado”, do Centro Paula Souza, em parceria com a Faculdade.
O acompanhamento das atividades desenvolvidas na ETE Jorge Street foi constante, prevendo-se a realização de atividades desenvolvidas pelo estagiário, no aspecto da qualidade do desempenho e, encaminhamentos para solucionar as dificuldades apontadas.

Foi proporcionada uma análise e discussão da realidade, estudos teóricos, realizados de forma individual ou coletiva, e atividades propostas pelos professores da disciplina.
A utilização de aporte teórico consistente;
As relações teórico-práticas estabelecidas;

A utilização de técnicas de ensino, procedimentos metodológicos e recursos didáticos coerentes com os objetivos propostos;
Domínio, exatidão, segurança e atualidade dos conteúdos apresentados;
Fluência e desinibição dos estagiários, propiciando a participação e envolvimento dos sujeitos envolvidos;

Pontualidade na elaboração e entrega das atividades propostas e foram considerados os registros escritos, elaborados sob as formas de: relatórios, textos, artigos e outros, solicitados ao longo do curso, utilizando-se como critérios de avaliação das produções: a coerência e pertinência dos textos; a articulação com os aspectos teóricos abordados na disciplina com a realidade vivenciada nos campos de estágio; a argumentação e a fundamentação teórica apresentadas em trabalhos.

A avaliação específica da direção da ETE Jorge Street será registrada em instrumento próprio, preenchido pelo coordenador do estagio, levando-se em conta a pertinência do planejamento e a execução coerente com os objetivos propostos, além da postura acadêmica, evidenciada pela responsabilidade, assiduidade, pontualidade e desempenhos apresentados.
Foram ainda propostos, momentos de auto-avaliação, enquanto instrumentos de análise e crítica, visando a superação das dificuldades encontradas.

8- Das Competências

Desenvolvimento pessoal: saber ser, fazer, conviver e conhecer;
Desenvolvimento profissional: busca de aprofundamento científico e compromisso pessoal e social;
Desenvolvimento organizacional: capacidade de organização das práticas pedagógicas na comunidade interna, articulação com a comunidade externa.

Características inovadoras e de intervenção do trabalho realizado, qualidade das metodologias empregadas, implicação no trabalho e formação adquirida.
Qualidade das experiências vivenciadas, apresentando através de diferentes formas de expressão.

IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO

DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICO
ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral R. A.: 057697 TURMA: 6NA TSD CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais ANO DE CONCLUSÃO: 2006
RESIDÊNCIA: Rua Tanganica N.º 61 BAIRRO: Pq. Oratório CEP:09260-070
CIDADE: Santo André TEL: 4472-6757

EMPRESA: Escola Técnica ETE Jorge Street do Centro de Educação Tecnológica Paula e Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149.
BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955 - Fax: 4231-3369
RAMO DE ATIVIDADE: Escola Técnica

DATA DE ADMISSÃO: 05/09/06 HORÁRIO DE TRABALHO: 13:30 às 17:30 hrs
NÚMERO MÉDIO DE HORAS/SEMANA: 20 hs TOTAL DE HORAS: -
SALÁRIO INICIAL: R$ - SALÁRIO FINAL: R$ -

FUNÇÒES

- Montagem de circuitos analógicos e digitais e analizando o seu funcionamento;
- Montagem de placas on board para os alunos usarem nos laboratórios;
- Manuseio, montagem e manutenção de circuitos e equipamentos eletrônicos.

ÁREA OCUPACIONAL

Departamento Técnico.
OBSERVAÇÕES:
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
DATA:

28 / 11 / 2006








ASSINATURA E CARIMBO DA EMPRESA




CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS

ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral R. A.: 057697 TURMA: 6° NA TSD CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais ANO DE CONCLUSÃO: 2006
EMPRESA: Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955
INÍCIO: 05/09/2006








Escola Técnica ETE Jorge Street do Centro de
Educação Tecnológica Paula e Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149.
BAIRRO: Jardim São Caetano
CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955 - Fax: 4231-3369
http://jorgestreet.com.br/endereco.htm


HISTÓRICO DA EMPRESA

Definição de objetivos

A ETE Jorge Street tem como missão formar e qualificar profissionais competentes, adequados ao setor produtivo e em harmonia com o meio ambiente. Além disso, formar cidadãos éticos, com espírito crítico e com consciência de suas habilidades e potenciais, desenvolvendo novas tecnologias e, ao mesmo tempo, perseguindo, de forma obstinada, a responsabilidade de suas aplicações sociais, tendo em vista a valorização da vida e o desenvolvimento pleno do ser humano.

Os objetivos da ETE Jorge Street, para este ano, resumem-se no trabalho conjunto de todos os segmentos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, buscando soluções que melhorem o desempenho dos alunos e os faça perceber a verdadeira função do ser enquanto profissional e cidadão inserido na sociedade.

Estabelecimento de Metas

Para este ano foram definidas 3 (três) metas a partir das prioridades. Na verdade, embora distintas, contemplam várias situações-problema, pois, têm um mesmo objetivo em comum que é o de melhorar a qualidade de vida, do aluno durante sua permanência na escola, quer seja com uma melhor qualidade de ensino, melhores equipamentos ou instalações mais adequadas.

Capacitação Pedagógica e Técnica

Buscar, possibilitar e até mesmo promover capacitação para docentes de forma a sanar problemas existentes no processo ensino-aprendizagem. A meta é que todos os professores passem este ano por pelo menos uma capacitação, seja esta pedagógica ou técnica.

Melhorias na infra-estrutura da escola

Buscar e promover soluções simples, mas que auxiliem na melhoria das aulas, quer seja readequando salas de aula e laboratórios, quer seja, realizando manutenção em equipamentos e máquinas dos laboratórios, através d projetos com alunos, professores, instituições privadas e a APM. Esta é uma meta que terá início este ano e cujo resultado será mensurado ao final do ano letivo através de consulta aos alunos. Estima-se melhoria de 5% dos ambientes da escola.

Revitalização da área externa da escola

Esta meta visa integrar vários segmentos da escola, a saber: alunos, professores, funcionários, direção, pais e comunidade em geral. Tem por objetivo recriar a área externa na escola determinada pelo campo de futebol, quadra externa, área verde e mesas de xadrez, a qual ao longo dos anos sofreu deterioração por falta de manutenção. Esta revitalização propiciará um ambiente saudável para os alunos em horários ociosos, principalmente, entre os Ensinos Médio e Técnico (manhã e tarde).

Além de propiciar um ambiente mais saudável e adequado á prática de esportes, tão importantes na fase em que se encontram os alunos, principalmente do diurno. Até o final do ano letivo toda a área deve estar revitalizada.

Síntese da Avaliação Institucional - 2005

O Centro Paula Souza, buscando o contínuo aperfeiçoamento do ensino profissional que oferece, criou um sistema de avaliação com base num modelo ideal. O ideal é atingido quando todos os envolvidos (alunos, professores, funcionários, pais, diretor, ex-alunos e representantes da comunidade) avaliam as ações e seus efeitos como muito bom e bom e quando não há perda de alunos no decorrer dos cursos.

Dimensões Avaliadas e Busca do Ideal

Processo - refere-se ao conjunto de ações e respectivos desempenhos desenvolvidos pela ETE para a formação profissional de seus alunos e condições de infra-estrutura. Ideal: 100% dos pesquisados avaliarem com "muito bom" ou "bom" ao conjunto de ações desenvolvidas pela ETE.

Produto - indica a produtividade da ETE, inserção dos técnicos no mercado de trabalho e utilização dos conhecimentos adquiridos e integração da escola na comunidade. Ideal: 100% de produtividade: não haver perda de alunos nos períodos escolares e nos cursos, a procura pela ETE ficar acima da média das ETEs do Centro Paula Souza.

Os ex-alunos estarem trabalhando e utilizando os conhecimentos adquiridos durante o curso e que a ETE esteja integrada à comunidade na qual está inserida.

Benefício - avalia satisfação, atendimento das expectativas da comunidade escolar, incluindo egressos, em relação às ações e resultados produzidos pela ETE. Ideal: 100% dos pesquisados estarem satisfeitos e com suas expectativas atendidas em relação ao curso e à ETE.

A ETE Jorge Street atingiu, em relação ao ideal, 63,49%

A ETE avaliada pela comunidade

Os gráficos indicam em porcentagem o desempenho da ETE, avaliado pela comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, direção e egressos. A porcentagem foi calculada sobre o IDEAL a ser atingido ( e indica o somatório da avaliação "bom e muito bom")

Processo - 72,23% do ideal
Produto - 48,84% do ideal
Benefício - 69,46% do ideal

A ETE em números

  • 70% dos pesquisados avaliaram como muito boa ou boa a integração da escola com a sociedade
  • A freqüência às aulas dos alunos de todos os cursos foi de 81%


O índice de produtividade da ETE foi de 73%

  • 57% dos alunos e 70% dos egressos (técnicos) tiveram suas expectativas atendidas
  • 59% dos alunos e 67% dos ex-alunos (técnicos) avaliaram o curso como sendo muito bom e bom
  • 87% escolheram a ETE por ser uma boa escola

    Ensino Médio
  • Para cada vaga oferecida houve 6 candidatos inscritos
  • De cada 10 alunos matriculados 8 foram promovidos para o semestre seguinte
  • De cada 10 alunos matriculados 7 conseguiram concluir o curso
  • 94% dos alunos pretendem cursar o ensino superior e 60% um curso técnico

    Ensino Técnico
  • Para cada vaga oferecida houve 3 candidatos inscritos
  • De cada 10 alunos matriculados 7 foram promovidos para o semestre seguinte
  • De cada 10 alunos matriculados 4 conseguiram concluir o curso
  • 85% escolheram o curso técnico porque buscavam aprimoramento profissional

Satisfação com a ETE

O que vem acontecendo

A ETE vem sendo avaliada anualmente. Pelos seus resultados é possível verificar a tendência evolutiva em relação à última avaliação.

ETE - 011 Centro Paula Souza Grupo de ETEs mais de 1500 alunos

ORGANOGRAMA DA EMPRESA

DIRETORIA

DIRETORA DE SERVIÇOS

VICE-DIRETORA

COORD. DE ÁREA

COORDENADOR TECNICO

ASSISTENCIA TECNICA

ESTAGIÁRIOS *

LABOR. ANALOGICO E DIGITAL *

COORDENAÇÃO

CONTAS A PAGAR

RECURSOS HUMANOS

PROFESSORES

COBRANÇA

ALMOXARIFADO

_______________________________

____________________________

Empresa

Professor de Est. Sup.

Assinatura e Carimbo

Assinatura e Carimbo

Nome:.......................................Nome:.......................................
CREA número ..........................CREA número .........................
data ..../...../......data ..../...../......

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS

ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral
R.A.: 057697 TURMAS: 6NA CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais
EMPRESA: Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955
PERÍODO DE ESTÁGIO: 05/09 A 04/10/2006 TOTAL DE HORAS NO PERÍODO: 80 h


De inicio, tive como função de auxiliar Técnico, onde fui responsável pelo meudepartamento, e asminhas atividades na empresa foram diversas.

Os serviços internos são realizados no laboratórioespecializado e onde permaneço todo o tempo. O mesmo consiste em testar eprogramar todo equipamento antes de ser usado pelos alunos em suas experiências;Manutenção de Aparelho Osciloscópio, montagem de placas On Board para oslaboratórios de Eletrônica, e também analisando circuitos com auxilio de manuaistécnicos fornecidos pelo fabricante, manuseando com bastante freqüência equipamentos como Maquina de Sugar solda,Osciloscópio para analise dos sinais digitais, estações de soldar,multímetro...,etc.

Essa analise se baseia em várias placas como fontecomposta de reguladores de tensão, comparadores de tensão, transformadores,FETs; Placas de Ramal compostas de matrizes de controle, capacitores,transistores, resistores e base composta de memórias, microcontroladores,registradores, bufffers, etc.

Devido ao avanço da tecnologia digital, algumas placaseletrônicas são todas microcontroladas,onde pratiquei meus conhecimentos através dos Kits da escola.

_______________________________
Empresa

Nome:.......................................
CREA número .........................
data ..../...../......

_______________________________
Professorde Est. Sup.

Nome:.......................................
CREA número .........................
data ..../...../......

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO

DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS

ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral
R.A.: 057697 TURMAS: 6NA CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais
EMPRESA: Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955
PERÍODO DE ESTÁGIO: 05/10 A10/11/2006 TOTAL DE HORAS NO PERÍODO: 80 h


De inicio, tive como função de auxiliar Técnico, onde fuiresponsável pelo meu departamento.
Asminhas atividades na empresa foram diversas.

Os serviços internos são realizados no laboratórioespecializado e onde permaneço todo o tempo. O mesmo consiste em testar eprogramar todo equipamento antes de ser usado pelos alunos em suas experiências;Manutenção de Aparelho Osciloscópio, montagem de placas On Board para oslaboratórios de Eletrônica, e também analisando circuitos com auxilio de manuaistécnicos fornecidos pelo fabricante, manuseando com bastante freqüência equipamentos como Maquina de Sugar solda,Osciloscópio para analise dos sinais digitais, estações de soldar,multímetro...,etc.

Essa analise se baseia em várias placas como fontecomposta de reguladores de tensão, comparadores de tensão, transformadores,FETs; Placas de Ramal compostas de matrizes de controle, capacitores,transistores, resistores e base composta de memórias, microcontroladores,registradores, bufffers, etc.

Devido ao avanço da tecnologia digital, algumas placaseletrônicas são todas microcontroladas,onde pratiquei meus conhecimentos através dos Kits da escola.

_______________________________
Empresa

Nome:.......................................
CREA número .........................
data ..../...../......

_______________________________
Professorde Est. Sup.

Nome:.......................................
CREA número .........................
data ..../...../......

Centro Paula Souza
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”

Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”


RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS

Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Setembro / 2006

DATA

HORÁRIO DE ENTRADA

HORÁRIO DE SAÍDA

ATIVIDADES

TOTAL HORAS DIA

05/09

13:30

17:30

FURAÇÃO DE PLACAS

4

06/09

13:30

17:30

FURAÇÃO DE PLACAS

4

12/09

13:30

17:30

FURAÇÃO DE PLACAS

4

13/09

13:30

17:30

MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS

4

14/09

13:30

17:30

MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS

4

15/09

13:30

17:30

MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS

4

18/09

13:30

17:30

REENGENHARIA DO CIRCUITO

4

19/09

13:30

17:30

REENGENHARIA DO CIRCUITO

4

20/09

13:30

17:30

REENGENHARIA DO CIRCUITO

4

21/09

13:30

17:30

MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS

4

22/09

13:30

17:30

MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS

4

25/09

13:30

17:30

MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS

4

26/09

13:30

17:30

MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS

4

27/09

13:30

17:30

MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS

4

28/09

13:30

17:30

MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS

4

29/09

13:30

17:30

MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS

4

Centro Paula Souza
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”

RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS

Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Setembro / 2006

Foram desenvolvidas atividades no laboratório de Eletrônica, para a montagem de placas on board para os alunos executarem suas experiências, e foi totalizado e total de 64 horas, conforme o relatório de atividades.


Sem mais:

ESTAGIÁRIOORIENTADOR
Ronaldo Carlos Amaral

-----------------------------------


--------------------------------

Centro Paula Souza
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”

RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS

Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Outubro / 2006

DIA

HORÁRIO DE ENTRADA

HORÁRIO DE SAÍDA

ATIVIDADES

TOTAL DE HORAS /DIA

02/10

13:30

17:30

MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS

4

03/10

13:30

17:30

MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS

4

04/10

13:30

17:30

MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS

4

05/10

13:30

17:30

MONTAGEM DOS COMPONENTES

4

06/10

13:30

17:30

MONTAGEM DOS COMPONENTES

4

09/10

13:30

17:30

MONTAGEM DOS COMPONENTES

4

10/10

13:30

17:30

MONTAGEM DOS COMPONENTES

4

11/10

13:30

17:30

MONTAGEM DOS COMPONENTES

4

16/10

13:30

17:30

MONTAGEM DOS COMPONENTES

4

17/10

13:30

17:30

MONTAGEM DOS COMPONENTES

4

18/10

13:30

17:30

MONTAGEM DOS COMPONENTES

4

19/10

13:30

17:30

ANÁLISE DE CIRCUITO

4

20/10

13:30

17:30

ANÁLISE DE CIRCUITO

4

23/10

13:30

17:30

ANÁLISE DE CIRCUITO

4

24/10

13:30

17:30

MANUTENÇÃO

4

25/10

13:30

17:30

MANUTENÇÃO

4

26/10

13:30

17:30

MANUTENÇÃO

4

27/10

13:30

17:30

MANUTENÇÃO

4

30/10

13:30

17:30

ANÁLISE DE CIRCUITO

4

RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS

Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Outubro / 2006


Foram desenvolvidas atividades no laboratório de Eletrônica, para a montagem de fontes de tensão variável e fixa, para os alunos executarem seus projetos de conclusão de semestre, análise de circuitos do osciloscópio, onde foram analisados o desenho de projeto e sua manutenção, e foi totalizado e total de 80 horas, conforme o relatório de atividades.


Sem mais:

ESTAGIÁRIOORIENTADOR

Ronaldo Carlos Amaral

-----------------------------------

--------------------------------

Centro Paula Souza
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”

RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS

Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Novembro / 2006

DIA

HORÁRIO DE ENTRADA

HORÁRIO DE SAÍDA

ATIVIDADES

TOTAL DE HORAS/DIA

01/11

13:30

17:30

MONTAGEM DE COMPONENTES

4

06/11

13:30

17:30

MONTAGEM DE COMPONENTES

4

07/11

13:30

17:30

PROJETO FINAL

4

08/11

13:30

17:30

ANÁLISE DE CIRCUITO DA PLACA

4

09/11

13:30

17:30

ANÁLISE DE CIRCUITO DA PLACA

4

10/11

13:30

17:30

ENTREGA DA PLACA PRONTA E VERIFICADA O SEU FINCIONAMENTO

4

Centro Paula Souza
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”

Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”



RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS

Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: novembro / 2006



Foram desenvolvidas atividades no laboratório de Eletrônica, para a montagem de final das placas on board para os alunos executarem suas experiências, e foram testadas as placas para o projeto final, feito todos os testes possíveis, totalizando 24 horas, conforme o relatório de atividades.


Sem mais:

ESTAGIÁRIOORIENTADOR

Ronaldo Carlos Amaral

-----------------------------------

-------------------------------

Centro Paula Souza
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”



RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS

Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral


Seguem nas folhas do Relatório de Estágio, as atividades executadas, o horário de seu inicio e de seu termino,

totalizando 168 horas.


Sem mais:

ESTAGIÁRIOORIENTADOR

Ronaldo Carlos Amaral

-----------------------------------

--------------------------------


RELATÓRIO FINAL

DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral
R.A.: 057697 TURMA: 6NA TSD CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais
EMPRESA: Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420
TEL: 4238-7955
INÍCIO: 05/09/2006

AVALIAÇÕES E CONCLUSÕES

1 - Emita sua opinião sobre o estágio que fez, considerando os aspectos positivos e negativos que neste período interferiram na sua formação profissional.
A minha opinião é excelente, pois, desde minha admissão recebi todos os treinamentos e acompanhamentos necessários para uma boa conduta na empresa, além da interatividade com os professores em relação a duvidas peculiares referentes ao trabalho, não deixando que possíveis duvidas ou problemas externos interferissem no meu trabalho.

2 - Tendo por base, apenas o que foi visto na Escola, quais as dificuldades técnicas encontradas por você, para a execução das atividades que lhe foram atribuídas no trabalho?
A dificuldade técnica vinda da relação trabalho/escola foi no que se diz a respeito a redes de computadores. Devido ao avanço tecnológico das centrais telefônicas e de sua comunicação com o PC passar ser via rede, eu demorei um pouco pra assimilar os seus protocolos, configurações e funcionamento. Todos superados com o tempo.

3- Seguindo a linha da questão anterior, quais foram as facilidades encontradas ?
Tendo por base que eu já fiz um curso técnico anteriormente, eu não tive grandes dificuldades na parte de eletrônica com o meu trabalho.

4 - Quanto ao relacionamento, avalie o que ocorreu de positivo e de negativo na sua interação pessoal com os grupos com os quais trabalhou (chefia, colegas, subordinados).
Em relação ao ambiente de trabalho, a interatividade e a convivência com meus colegas de trabalho são excelentes, sempre buscando o bem estar de todos e da empresa.

5 - Descreva as disciplinas da grade curricular do seu curso, que mais trouxeram contribuições para sua capacitação como profissional. Explique por quê.
Para mim, a disciplina de Microcontroladores e Microprocessadores foram de suma importância para minha capacitação como profissional. Porque como trabalho na manutenção de circuitos digitais microprocessados e microcontrolados ficou nítido entender o funcionamento desses sistemas.

6 - Faça sugestões de disciplinas e ou conteúdos que na sua opiniãodeveriam ser acrescentados no currículodo seu Curso. Explique por quê.
Na minha opinião deveria seracrescentada a disciplina de Instalações Elétricas, para que o Tecnólogo, alémde um campo de trabalho mais amplo, possa competir com mais qualidade com osengenheiros.
A meu ver algumas matérias deveriam ser aprimoradas como,por exemplo, a de Rede de Computadores. Deveriam haver mais aulas praticas, comopor exemplo, configuração da rede for Windows, confecção de cabo de rede,configuração de equipamentos para tal, etc.
E no caso da matéria de telecomunicações deveria dar maisênfase a novos sistemas de comunicação como VoIP, Telefonia Digital E1,etc.


7 -Faça sugestões de disciplinas eou conteúdos que em sua opiniãodeveriam ser excluídos do currículo doseu Curso. Explique por quê.
Em minha opinião nenhuma.Porque as disciplinas cursadas até então, a meu ver são necessárias na formação de um Tecnólogo qualificado.


8- Cite quais cursosextracurriculares a Escola poderia oferecer para complementar e ou atualizar aformação de um Tecnólogo na sua Área. Explique por quê.
Curso Extracurricular naárea de eletrônica é muito relativo, porque as áreas de atuação são diversas e édifícil achar um curso que agrade todo mundo, mas eu me interessaria por cursosna área de informática, que visem o desenvolvimento de software para controle demaquinas e equipamentos eletrônicos via COM, Rede ou MODEM.


9 - Faça o comentário que achar necessário(Escola, Empresa e estágio).
AFaculdade foi muito boa estes anos para o desenvolvimento da minha profissão, etenho mais é que agradecer aos professores, funcionários e aDireção.


A SER PREENCHIDO PELO COORDENADOR DO ESTÁGIO NA EMPRESA

ASPECTOS A SEREM OBSERVADOSAVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

ÓTIMO

BOM

REGULAR

INSUFICIENTE

ASSIDUIDADE
DISCIPLINA
COOPERAÇÃO
PRODUÇÃO
INICIATIVA
ASSIMILAÇÃO
CULTURA TÉCNICA
RESPONSABILIDADE
DEDICAÇÃO AO TRABALHO
ORGANIZAÇÃO

Faltou-lhe alguma qualidade profissional importante ? Qual ?
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Mencione outras observações que julgar úteis :
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SANTO ANDRÉ, 10 de Novembro de 2006 .

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CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSÁVEL PELA AVALIAÇÃO

PARA USO EXCLUSIVO DA ESCOLA

AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS PELO COORDENADOR DE CURSO:

ÓTIMO ( ) BOM ( ) REGULAR ( ) INSUFICIENTE ( )

PARECER:______________________________________

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AVALIADOR DA ÁREA
(CARIMBO E ASSINATURA)
CREA número ........................
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DIRETOR DO CURSO
(CARIMBO E ASSINATURA)

FICHA DE APROVEITAMENTO PROFISSIONAL NA EMPRESA

IDENTIFICAÇÃO

DADOS PESSOAIS

NOME DO ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral R. A .: 057697
CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais RESIDÊNCIA: Rua Tanganica 61 PQ Oratório 09260-070
TEL: 4472-6757

DADOS DA EMPRESA

NOME DA EMPRESA: Escola Técnica ETE Jorge Street do Centro de Educação Tecnológica Paula e Souza

ENDEREÇO: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420
CIDADE: São Caetano do Sul TEL: 4238-7955
RAMO DE ATIVIDADE: Escola Técnica
INÍCIO DO ESTÁGIO: 05/09/2006 TÉRMINO DO ESTÁGIO: 03/04/2006
SEGURADORA: Bradesco Vida e Previdência AS N° DE APÓLICE: 4.185.715-6
FUNÇÃO DO ALUNO: Estagiário
DEPT° OU SEÇÃO DE TRABALHO NA ATIVADADE: Departamento Técnico
HORÁRIO DE TRABALHO: 13h30min às 17h30min h
NÚMERO DE HORAS SEMANAIS: 20 TOTAL DE HORAS NO ESTÁGIO 168 h

A SER PREENCHIDO PELA ESCOLA

MATRÍCULA DE ESTÁGIO NA SECRETARIA ACADÊMICA EM:

INÍCIO DO ESTÁGIO: 05/10/2006 TÉRMINO DO ESTÁGIO: 03/04/2007

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ASSINATURA DO ALUNO CARIMBO E ASSINATURA EMPREGADOR