Modelo de Relatório de Estágio. Nome: ÍNDICE AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS 31 ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO Este projeto apresenta as atividades que foram desenvolvidas no Programa de Formação Pedagógica para Tecnólogos nos diferenciados campos, onde se desenvolverá o Estágio Curricular Supervisionado. 2 - JUSTIFICATIVA Cumprindo o estabelecido no Regulamento de Estágio dos Cursos de Tecnologia da Faculdade Editora Nacional, pretendem-se estabelecer o trabalho a ser desenvolvido pelo estagiário nos diferenciados campos de estágio supervisionado. O Estágio Curricular Supervisionado é a única disciplina que se desenvolve em dois lugares e em dois tempos – um tempo na Faculdade e um tempo nas escolas Técnicas. O Estágio Curricular Supervisionado foi uma oportunidade para que se observe a realidade escolar realizando uma observação participativa com procedimentos adequados, vivenciando uma prática Técnica, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar, retornando à Escola para tentar inová-la. Em síntese, a disciplina Estágio Curricular Supervisionado deve: propiciar uma significativa base conceitual, favorecendo a reflexão sobre como se dá o processo de ensinar a aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar, além de oportunizar vivências da e na realidade escolar. 3- CONCEITOS ORIENTADORES O estágio constitui-se em oportunidade para refletir sobre a própria prática, vivenciando o processo pedagógico, mobilizando competências e habilidades na análise crítica das situações, aliando os princípios éticos, estéticos, políticos e de construção da identidade individual e coletiva; 4 - OBJETIVOS Reconhecer a importância do professor enquanto pesquisador de sua própria prática; Elaborar projeto de ação pedagógica embasado na constante articulação da realidade escolar com os pressupostos teóricos que a fundamentam; 5- SISTEMÁTICA OPERACIONAL A fundamentação teórica se efetivará a partir do levantamento bibliográfico, análise e reflexão sobre a relação teoria-prática, a partir de estudos e da vivência em diversificados momentos curriculares. 6 – RECURSOS Físicos Dependências da Escola Técnica ETE Jorge Street do Centro de Educação Tecnológica Paula e Souza Materiais 7- SISTEMÁTICA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO O processo foi acompanhado pelo professor da disciplina “Estágio Curricular Supervisionado”, do Centro Paula Souza, em parceria com a Faculdade. Foi proporcionada uma análise e discussão da realidade, estudos teóricos, realizados de forma individual ou coletiva, e atividades propostas pelos professores da disciplina. A utilização de técnicas de ensino, procedimentos metodológicos e recursos didáticos coerentes com os objetivos propostos; Pontualidade na elaboração e entrega das atividades propostas e foram considerados os registros escritos, elaborados sob as formas de: relatórios, textos, artigos e outros, solicitados ao longo do curso, utilizando-se como critérios de avaliação das produções: a coerência e pertinência dos textos; a articulação com os aspectos teóricos abordados na disciplina com a realidade vivenciada nos campos de estágio; a argumentação e a fundamentação teórica apresentadas em trabalhos. A avaliação específica da direção da ETE Jorge Street será registrada em instrumento próprio, preenchido pelo coordenador do estagio, levando-se em conta a pertinência do planejamento e a execução coerente com os objetivos propostos, além da postura acadêmica, evidenciada pela responsabilidade, assiduidade, pontualidade e desempenhos apresentados. 8- Das Competências Desenvolvimento pessoal: saber ser, fazer, conviver e conhecer; Características inovadoras e de intervenção do trabalho realizado, qualidade das metodologias empregadas, implicação no trabalho e formação adquirida. IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO EMPRESA: Escola Técnica ETE Jorge Street do Centro de Educação Tecnológica Paula e Souza DATA DE ADMISSÃO: 05/09/06 HORÁRIO DE TRABALHO: 13:30 às 17:30 hrs CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS A ETE Jorge Street tem como missão formar e qualificar profissionais competentes, adequados ao setor produtivo e em harmonia com o meio ambiente. Além disso, formar cidadãos éticos, com espírito crítico e com consciência de suas habilidades e potenciais, desenvolvendo novas tecnologias e, ao mesmo tempo, perseguindo, de forma obstinada, a responsabilidade de suas aplicações sociais, tendo em vista a valorização da vida e o desenvolvimento pleno do ser humano. Os objetivos da ETE Jorge Street, para este ano, resumem-se no trabalho conjunto de todos os segmentos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, buscando soluções que melhorem o desempenho dos alunos e os faça perceber a verdadeira função do ser enquanto profissional e cidadão inserido na sociedade. Estabelecimento de Metas Para este ano foram definidas 3 (três) metas a partir das prioridades. Na verdade, embora distintas, contemplam várias situações-problema, pois, têm um mesmo objetivo em comum que é o de melhorar a qualidade de vida, do aluno durante sua permanência na escola, quer seja com uma melhor qualidade de ensino, melhores equipamentos ou instalações mais adequadas. Capacitação Pedagógica e Técnica Buscar, possibilitar e até mesmo promover capacitação para docentes de forma a sanar problemas existentes no processo ensino-aprendizagem. A meta é que todos os professores passem este ano por pelo menos uma capacitação, seja esta pedagógica ou técnica. Melhorias na infra-estrutura da escola Buscar e promover soluções simples, mas que auxiliem na melhoria das aulas, quer seja readequando salas de aula e laboratórios, quer seja, realizando manutenção em equipamentos e máquinas dos laboratórios, através d projetos com alunos, professores, instituições privadas e a APM. Esta é uma meta que terá início este ano e cujo resultado será mensurado ao final do ano letivo através de consulta aos alunos. Estima-se melhoria de 5% dos ambientes da escola. Revitalização da área externa da escola Esta meta visa integrar vários segmentos da escola, a saber: alunos, professores, funcionários, direção, pais e comunidade em geral. Tem por objetivo recriar a área externa na escola determinada pelo campo de futebol, quadra externa, área verde e mesas de xadrez, a qual ao longo dos anos sofreu deterioração por falta de manutenção. Esta revitalização propiciará um ambiente saudável para os alunos em horários ociosos, principalmente, entre os Ensinos Médio e Técnico (manhã e tarde). Além de propiciar um ambiente mais saudável e adequado á prática de esportes, tão importantes na fase em que se encontram os alunos, principalmente do diurno. Até o final do ano letivo toda a área deve estar revitalizada. Síntese da Avaliação Institucional - 2005 O Centro Paula Souza, buscando o contínuo aperfeiçoamento do ensino profissional que oferece, criou um sistema de avaliação com base num modelo ideal. O ideal é atingido quando todos os envolvidos (alunos, professores, funcionários, pais, diretor, ex-alunos e representantes da comunidade) avaliam as ações e seus efeitos como muito bom e bom e quando não há perda de alunos no decorrer dos cursos. Dimensões Avaliadas e Busca do Ideal Processo - refere-se ao conjunto de ações e respectivos desempenhos desenvolvidos pela ETE para a formação profissional de seus alunos e condições de infra-estrutura. Ideal: 100% dos pesquisados avaliarem com "muito bom" ou "bom" ao conjunto de ações desenvolvidas pela ETE. Produto - indica a produtividade da ETE, inserção dos técnicos no mercado de trabalho e utilização dos conhecimentos adquiridos e integração da escola na comunidade. Ideal: 100% de produtividade: não haver perda de alunos nos períodos escolares e nos cursos, a procura pela ETE ficar acima da média das ETEs do Centro Paula Souza. Os ex-alunos estarem trabalhando e utilizando os conhecimentos adquiridos durante o curso e que a ETE esteja integrada à comunidade na qual está inserida. Benefício - avalia satisfação, atendimento das expectativas da comunidade escolar, incluindo egressos, em relação às ações e resultados produzidos pela ETE. Ideal: 100% dos pesquisados estarem satisfeitos e com suas expectativas atendidas em relação ao curso e à ETE. A ETE Jorge Street atingiu, em relação ao ideal, 63,49% Os gráficos indicam em porcentagem o desempenho da ETE, avaliado pela comunidade escolar: alunos, professores, funcionários, direção e egressos. A porcentagem foi calculada sobre o IDEAL a ser atingido ( e indica o somatório da avaliação "bom e muito bom") Processo - 72,23% do ideal A ETE em números Satisfação com a ETE O que vem acontecendo ORGANOGRAMA DA EMPRESA DIRETORIA DIRETORA DE SERVIÇOS VICE-DIRETORA COORD. DE ÁREA COORDENADOR TECNICO ASSISTENCIA TECNICA ESTAGIÁRIOS * LABOR. ANALOGICO E DIGITAL * COORDENAÇÃO CONTAS A PAGAR RECURSOS HUMANOS PROFESSORES COBRANÇA ALMOXARIFADO _______________________________ ____________________________ Empresa Professor de Est. Sup. Assinatura e Carimbo Assinatura e Carimbo RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral Os serviços internos são realizados no laboratórioespecializado e onde permaneço todo o tempo. O mesmo consiste em testar eprogramar todo equipamento antes de ser usado pelos alunos em suas experiências;Manutenção de Aparelho Osciloscópio, montagem de placas On Board para oslaboratórios de Eletrônica, e também analisando circuitos com auxilio de manuaistécnicos fornecidos pelo fabricante, manuseando com bastante freqüência equipamentos como Maquina de Sugar solda,Osciloscópio para analise dos sinais digitais, estações de soldar,multímetro...,etc. Essa analise se baseia em várias placas como fontecomposta de reguladores de tensão, comparadores de tensão, transformadores,FETs; Placas de Ramal compostas de matrizes de controle, capacitores,transistores, resistores e base composta de memórias, microcontroladores,registradores, bufffers, etc. Devido ao avanço da tecnologia digital, algumas placaseletrônicas são todas microcontroladas,onde pratiquei meus conhecimentos através dos Kits da escola. _______________________________ Nome:....................................... _______________________________ Nome:....................................... RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral Os serviços internos são realizados no laboratórioespecializado e onde permaneço todo o tempo. O mesmo consiste em testar eprogramar todo equipamento antes de ser usado pelos alunos em suas experiências;Manutenção de Aparelho Osciloscópio, montagem de placas On Board para oslaboratórios de Eletrônica, e também analisando circuitos com auxilio de manuaistécnicos fornecidos pelo fabricante, manuseando com bastante freqüência equipamentos como Maquina de Sugar solda,Osciloscópio para analise dos sinais digitais, estações de soldar,multímetro...,etc. Essa analise se baseia em várias placas como fontecomposta de reguladores de tensão, comparadores de tensão, transformadores,FETs; Placas de Ramal compostas de matrizes de controle, capacitores,transistores, resistores e base composta de memórias, microcontroladores,registradores, bufffers, etc. Devido ao avanço da tecnologia digital, algumas placaseletrônicas são todas microcontroladas,onde pratiquei meus conhecimentos através dos Kits da escola. _______________________________ Nome:....................................... _______________________________ Nome:....................................... Centro Paula Souza Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Setembro / 2006 DATA HORÁRIO DE ENTRADA HORÁRIO DE SAÍDA ATIVIDADES TOTAL HORAS DIA 05/09 13:30 17:30 FURAÇÃO DE PLACAS 4 06/09 13:30 17:30 FURAÇÃO DE PLACAS 4 12/09 13:30 17:30 FURAÇÃO DE PLACAS 4 13/09 13:30 17:30 MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS 4 14/09 13:30 17:30 MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS 4 15/09 13:30 17:30 MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS 4 18/09 13:30 17:30 REENGENHARIA DO CIRCUITO 4 19/09 13:30 17:30 REENGENHARIA DO CIRCUITO 4 20/09 13:30 17:30 REENGENHARIA DO CIRCUITO 4 21/09 13:30 17:30 MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS 4 22/09 13:30 17:30 MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS 4 25/09 13:30 17:30 MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS 4 26/09 13:30 17:30 MONTAGEM DOS BORNES NAS PLACAS 4 27/09 13:30 17:30 MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS 4 28/09 13:30 17:30 MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS 4 29/09 13:30 17:30 MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS 4 Centro Paula Souza RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS Centro Paula Souza RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS DIA HORÁRIO DE ENTRADA HORÁRIO DE SAÍDA ATIVIDADES TOTAL DE HORAS /DIA 02/10 13:30 17:30 MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS 4 03/10 13:30 17:30 MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS 4 04/10 13:30 17:30 MONTAGEM DA FONTE DO LABORATÓRIOS 4 05/10 13:30 17:30 MONTAGEM DOS COMPONENTES 4 06/10 13:30 17:30 MONTAGEM DOS COMPONENTES 4 09/10 13:30 17:30 MONTAGEM DOS COMPONENTES 4 10/10 13:30 17:30 MONTAGEM DOS COMPONENTES 4 11/10 13:30 17:30 MONTAGEM DOS COMPONENTES 4 16/10 13:30 17:30 MONTAGEM DOS COMPONENTES 4 17/10 13:30 17:30 MONTAGEM DOS COMPONENTES 4 18/10 13:30 17:30 MONTAGEM DOS COMPONENTES 4 19/10 13:30 17:30 ANÁLISE DE CIRCUITO 4 20/10 13:30 17:30 ANÁLISE DE CIRCUITO 4 23/10 13:30 17:30 ANÁLISE DE CIRCUITO 4 24/10 13:30 17:30 MANUTENÇÃO 4 25/10 13:30 17:30 MANUTENÇÃO 4 26/10 13:30 17:30 MANUTENÇÃO 4 27/10 13:30 17:30 MANUTENÇÃO 4 30/10 13:30 17:30 ANÁLISE DE CIRCUITO 4 RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS Ronaldo Carlos Amaral ----------------------------------- -------------------------------- Centro Paula Souza RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS DIA HORÁRIO DE ENTRADA HORÁRIO DE SAÍDA ATIVIDADES TOTAL DE HORAS/DIA 01/11 13:30 17:30 MONTAGEM DE COMPONENTES 4 06/11 13:30 17:30 MONTAGEM DE COMPONENTES 4 07/11 13:30 17:30 PROJETO FINAL 4 08/11 13:30 17:30 ANÁLISE DE CIRCUITO DA PLACA 4 09/11 13:30 17:30 ANÁLISE DE CIRCUITO DA PLACA 4 10/11 13:30 17:30 ENTREGA DA PLACA PRONTA E VERIFICADA O SEU FINCIONAMENTO 4 Centro Paula Souza Ronaldo Carlos Amaral ----------------------------------- ------------------------------- Centro Paula Souza totalizando 168 horas. Ronaldo Carlos Amaral ----------------------------------- -------------------------------- RELATÓRIO FINAL AVALIAÇÕES E CONCLUSÕES 6 - Faça sugestões de disciplinas e ou conteúdos que na sua opiniãodeveriam ser acrescentados no currículodo seu Curso. Explique por quê. A SER PREENCHIDO PELO COORDENADOR DO ESTÁGIO NA EMPRESA ÓTIMO BOM REGULAR INSUFICIENTE Faltou-lhe alguma qualidade profissional importante ? Qual ? SANTO ANDRÉ, 10 de Novembro de 2006 . ________________________________________ PARA USO EXCLUSIVO DA ESCOLA AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS PELO COORDENADOR DE CURSO: ÓTIMO ( ) BOM ( ) REGULAR ( ) INSUFICIENTE ( ) PARECER:______________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ FICHA DE APROVEITAMENTO PROFISSIONAL NA EMPRESA IDENTIFICAÇÃO DADOS PESSOAIS DADOS DA EMPRESA NOME DA EMPRESA: Escola Técnica ETE Jorge Street do Centro de Educação Tecnológica Paula e Souza A SER PREENCHIDO PELA ESCOLA MATRÍCULA DE ESTÁGIO NA SECRETARIA ACADÊMICA EM: INÍCIO DO ESTÁGIO: 05/10/2006 TÉRMINO DO ESTÁGIO: 03/04/2007 ___________________________ ________________________
Para utilizá-lo adicione logotipo da instituição de ensino, modifique os dados e se necessário faça modificações conforme as normas da sua instituição.
Curso:
Série/Turma:
DIRETOR GERAL
Prof.
VICE-DIRETOR GERAL ACADÊMICO
Prof.
SECRETÁRIA GERAL
Profª.
DIRETOR DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
Prof.
DIRETORES ADJUNTOS DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
ASSUNTO PÁGINAS CAPA 01 APRESENTAÇÃO DOS DIRETORES 02 ESTAGIO CURRICULAR / DESCRIÇÃO/ JUSTIFICATIVA 03 CONCEITOS ORIENTADORES / OBJETIVOS 04 SISTEMÁTICA OPERACIONAL / RECURSOS 05 SISTEMÁTICAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 06 COMPETÊNCIAS 07 IDENTIFICAÇÃO DE ESTÁGIO 08 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA 09 HISTÓRICO DA EMPRESA / DEFINIÇÃO /METAS 10 CAPACITAÇÃO / MELHORIAS / REVITALIZAÇÃO 11 SÍNTESE DA AVALIAÇÃO / DIMENSÕES AVALIADAS 12 BENEFÍCIO / GRÁFICOS 13 PROCESSO / PRODUTO 14 ENSINO TÉCNICO 15 SATISFAÇÃO / GRÁFICOS 16 EVOLUÇÃO / GRÁFICOS 17 ORGANOGRAMA DA EMPRESA 18 RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO 05/09 A 04/10 19 RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO 05/10 A 10/11 20 RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS 21 RELATÓRIO TOTAL DE HORAS / SETEMBRO 22 RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS 23 RELATÓRIO TOTAL DE HORAS / OUTUBRO 24 RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS 25 RELATÓRIO TOTAL DE HORAS / NOVEMBRO 26 RELATORIO TOTAL DE HORAS NO ESTÁGIO 27 RELATÓRIO FINAL 28 RELATÓRIO FINAL / CONTINUAÇÃO 29 ASPECTOS DO ESTAGIÁRIO 30
1 – DESCRIÇÃO
Tem por finalidade orientar os estagiários durante a realização das atividades próprias do Estágio Curricular Supervisionado e estabelecer as atividades a serem desenvolvidas, época de sua execução, bem como os critérios a serem adotados para a avaliação.
É importante considerar que a prática de ensino exerce a função de disciplina integradora no currículo do Programa de Formação de Tecnólogos. É no espaço da prática de ensino que se realiza a “análise da adequação, dosagem e organização do conhecimento a ser lecionado nos diversos graus de ensino e nas diferentes realidades existentes”. Trata-se de trabalhar o conteúdo específico na ótica do ensino.
A direção dessas atividades se expressa numa via de duas mãos: Faculdade -Escola e Escola- Faculdade. No primeiro sentido, essas relações se efetivam quando se tenta levar à escola novas bibliografias, resultados de pesquisas, inovações estudadas; no sentido contrário, trazendo a realidade e a problemática escolar para ser discutida e estudada na Faculdade.
Proporcionar aos estagiários, condições de independência e autonomia, buscando alternativas criativas diante das problemáticas encontradas no seu cotidiano escolar.
Geral
Reafirmar a relação teoria-prática e aprofundar o estudo das disciplinas pedagógicas, propostas metodológicas e teorias vigentes na educação básica e profissional, por meio da observação e participação, das intervenções e produção escrita;
Analisar a prática de ensino aplicada no Ensino Médio e Educação Profissional e estabelecer a relação teoria-prática;
Verificar a prática pedagógica, relacionando a teoria e a prática educativa escolar e buscando compreender sua organização e dinâmica;
Favorecer a formação do profissional consciente nas práticas educacionais;
Analisar as concepções diferenciadas que permeiam a prática pedagógica, as propostas curriculares e o processo de avaliação do Ensino Médio e da Educação Profissional.
Avaliar permanentemente a prática pedagógica no que se refere a sua atuação;
Estabelecer paralelo entre os fundamentos teóricos da disciplina em questão com a realidade que se apresenta no campo de estágio, visando o contínuo retorno à teoria;
Registrar a prática vivenciada através da produção escrita e outras formas de registro.
O Estágio Curricular Supervisionado é uma disciplina do Programa de Formação de Tecnólogos com 160 horas de duração.
A metodologia adotada decorre da própria natureza teórico-prática da disciplina.
O estágio deverá abranger diferentes modalidades, tais como atividades de projetos de ensino, pesquisa ou extensão, oficinas, mini-cursos, entre outras.
Realizar-se-á reuniões periódicas e/ou Seminários com a participação dos professores da Faculdade, visando analisar o desempenho e os resultados obtidos.
Humanos
Professores Supervisores:
Professor Salomão C. Junior
Professor Eduardo L. Somaio
Foram desenvolvidas várias atividades em laboratório, onde o material foi um osciloscópio, um multímetro, uma fonte variável, componentes eletrônicos em geral, placas microcontroladas e várias ferramentas para a execução dos trabalhos com a especificação das atividades constantes de um projeto de estágio;
O acompanhamento das atividades desenvolvidas na ETE Jorge Street foi constante, prevendo-se a realização de atividades desenvolvidas pelo estagiário, no aspecto da qualidade do desempenho e, encaminhamentos para solucionar as dificuldades apontadas.
A utilização de aporte teórico consistente;
As relações teórico-práticas estabelecidas;
Domínio, exatidão, segurança e atualidade dos conteúdos apresentados;
Fluência e desinibição dos estagiários, propiciando a participação e envolvimento dos sujeitos envolvidos;
Foram ainda propostos, momentos de auto-avaliação, enquanto instrumentos de análise e crítica, visando a superação das dificuldades encontradas.
Desenvolvimento profissional: busca de aprofundamento científico e compromisso pessoal e social;
Desenvolvimento organizacional: capacidade de organização das práticas pedagógicas na comunidade interna, articulação com a comunidade externa.
Qualidade das experiências vivenciadas, apresentando através de diferentes formas de expressão.DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICO ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral R. A.: 057697 TURMA: 6NA TSD CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais ANO DE CONCLUSÃO: 2006
RESIDÊNCIA: Rua Tanganica N.º 61 BAIRRO: Pq. Oratório CEP:09260-070
CIDADE: Santo André TEL: 4472-6757
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149.
BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955 - Fax: 4231-3369
RAMO DE ATIVIDADE: Escola Técnica
NÚMERO MÉDIO DE HORAS/SEMANA: 20 hs TOTAL DE HORAS: -
SALÁRIO INICIAL: R$ - SALÁRIO FINAL: R$ - FUNÇÒES
- Montagem de circuitos analógicos e digitais e analizando o seu funcionamento;
- Montagem de placas on board para os alunos usarem nos laboratórios;
- Manuseio, montagem e manutenção de circuitos e equipamentos eletrônicos.
ÁREA OCUPACIONAL
Departamento Técnico. OBSERVAÇÕES:
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________
___________________________________ DATA:
28 / 11 / 2006 ASSINATURA E CARIMBO DA EMPRESA ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral R. A.: 057697 TURMA: 6° NA TSD CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais ANO DE CONCLUSÃO: 2006
EMPRESA: Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955
INÍCIO: 05/09/2006
Escola Técnica ETE Jorge Street do Centro de
Educação Tecnológica Paula e Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149.
BAIRRO: Jardim São Caetano
CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955 - Fax: 4231-3369
http://jorgestreet.com.br/endereco.htm
HISTÓRICO DA EMPRESA
Definição de objetivos
A ETE avaliada pela comunidade
Produto - 48,84% do ideal
Benefício - 69,46% do ideal
O índice de produtividade da ETE foi de 73%
Ensino Médio
Ensino Técnico
A ETE vem sendo avaliada anualmente. Pelos seus resultados é possível verificar a tendência evolutiva em relação à última avaliação. ETE - 011 Centro Paula Souza Grupo de ETEs mais de 1500 alunos Nome:....................................... Nome:....................................... CREA número .......................... CREA número ......................... data ..../...../...... data ..../...../...... DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
R.A.: 057697 TURMAS: 6NA CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais
EMPRESA: Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955
PERÍODO DE ESTÁGIO: 05/09 A 04/10/2006 TOTAL DE HORAS NO PERÍODO: 80 h
De inicio, tive como função de auxiliar Técnico, onde fui responsável pelo meudepartamento, e asminhas atividades na empresa foram diversas.
Empresa
CREA número .........................
data ..../...../......
Professorde Est. Sup.
CREA número .........................
data ..../...../...... DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS
R.A.: 057697 TURMAS: 6NA CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais
EMPRESA: Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420 TEL: 4238-7955
PERÍODO DE ESTÁGIO: 05/10 A10/11/2006 TOTAL DE HORAS NO PERÍODO: 80 h
De inicio, tive como função de auxiliar Técnico, onde fuiresponsável pelo meu departamento.
Asminhas atividades na empresa foram diversas.
Empresa
CREA número .........................
data ..../...../......
Professorde Est. Sup.
CREA número .........................
data ..../...../......
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”
RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”
Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Setembro / 2006
Foram desenvolvidas atividades no laboratório de Eletrônica, para a montagem de placas on board para os alunos executarem suas experiências, e foi totalizado e total de 64 horas, conforme o relatório de atividades.
Sem mais: ESTAGIÁRIO ORIENTADOR Ronaldo Carlos Amaral
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Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”
Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Outubro / 2006
Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Outubro / 2006
Foram desenvolvidas atividades no laboratório de Eletrônica, para a montagem de fontes de tensão variável e fixa, para os alunos executarem seus projetos de conclusão de semestre, análise de circuitos do osciloscópio, onde foram analisados o desenho de projeto e sua manutenção, e foi totalizado e total de 80 horas, conforme o relatório de atividades.
Sem mais: ESTAGIÁRIO ORIENTADOR
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”
Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: Novembro / 2006
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”
RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS
Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral Mês: novembro / 2006
Foram desenvolvidas atividades no laboratório de Eletrônica, para a montagem de final das placas on board para os alunos executarem suas experiências, e foram testadas as placas para o projeto final, feito todos os testes possíveis, totalizando 24 horas, conforme o relatório de atividades.
Sem mais:ESTAGIÁRIO ORIENTADOR
Centro Estadual de educação “Tecnológica Paula Souza”
Governo do Estado de São Paulo
E.T.E “JORGE STREET”
RELATÓRIO DOS DIAS E ATIVIDADES EXECUTADAS
Estagiário: Ronaldo Carlos Amaral
Seguem nas folhas do Relatório de Estágio, as atividades executadas, o horário de seu inicio e de seu termino,
Sem mais:ESTAGIÁRIO ORIENTADOR
DIREÇÃO DOS CURSOS TECNOLÓGICOS ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral
R.A.: 057697 TURMA: 6NA TSD CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais
EMPRESA: Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza
END: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420
TEL: 4238-7955
INÍCIO: 05/09/2006
1 - Emita sua opinião sobre o estágio que fez, considerando os aspectos positivos e negativos que neste período interferiram na sua formação profissional.
A minha opinião é excelente, pois, desde minha admissão recebi todos os treinamentos e acompanhamentos necessários para uma boa conduta na empresa, além da interatividade com os professores em relação a duvidas peculiares referentes ao trabalho, não deixando que possíveis duvidas ou problemas externos interferissem no meu trabalho.
2 - Tendo por base, apenas o que foi visto na Escola, quais as dificuldades técnicas encontradas por você, para a execução das atividades que lhe foram atribuídas no trabalho?
A dificuldade técnica vinda da relação trabalho/escola foi no que se diz a respeito a redes de computadores. Devido ao avanço tecnológico das centrais telefônicas e de sua comunicação com o PC passar ser via rede, eu demorei um pouco pra assimilar os seus protocolos, configurações e funcionamento. Todos superados com o tempo.
3- Seguindo a linha da questão anterior, quais foram as facilidades encontradas ?
Tendo por base que eu já fiz um curso técnico anteriormente, eu não tive grandes dificuldades na parte de eletrônica com o meu trabalho.
4 - Quanto ao relacionamento, avalie o que ocorreu de positivo e de negativo na sua interação pessoal com os grupos com os quais trabalhou (chefia, colegas, subordinados).
Em relação ao ambiente de trabalho, a interatividade e a convivência com meus colegas de trabalho são excelentes, sempre buscando o bem estar de todos e da empresa.
5 - Descreva as disciplinas da grade curricular do seu curso, que mais trouxeram contribuições para sua capacitação como profissional. Explique por quê.
Para mim, a disciplina de Microcontroladores e Microprocessadores foram de suma importância para minha capacitação como profissional. Porque como trabalho na manutenção de circuitos digitais microprocessados e microcontrolados ficou nítido entender o funcionamento desses sistemas.
Na minha opinião deveria seracrescentada a disciplina de Instalações Elétricas, para que o Tecnólogo, alémde um campo de trabalho mais amplo, possa competir com mais qualidade com osengenheiros.
A meu ver algumas matérias deveriam ser aprimoradas como,por exemplo, a de Rede de Computadores. Deveriam haver mais aulas praticas, comopor exemplo, configuração da rede for Windows, confecção de cabo de rede,configuração de equipamentos para tal, etc.
E no caso da matéria de telecomunicações deveria dar maisênfase a novos sistemas de comunicação como VoIP, Telefonia Digital E1,etc.
7 -Faça sugestões de disciplinas eou conteúdos que em sua opiniãodeveriam ser excluídos do currículo doseu Curso. Explique por quê.
Em minha opinião nenhuma.Porque as disciplinas cursadas até então, a meu ver são necessárias na formação de um Tecnólogo qualificado.
8- Cite quais cursosextracurriculares a Escola poderia oferecer para complementar e ou atualizar aformação de um Tecnólogo na sua Área. Explique por quê.
Curso Extracurricular naárea de eletrônica é muito relativo, porque as áreas de atuação são diversas e édifícil achar um curso que agrade todo mundo, mas eu me interessaria por cursosna área de informática, que visem o desenvolvimento de software para controle demaquinas e equipamentos eletrônicos via COM, Rede ou MODEM.
9 - Faça o comentário que achar necessário(Escola, Empresa e estágio).
AFaculdade foi muito boa estes anos para o desenvolvimento da minha profissão, etenho mais é que agradecer aos professores, funcionários e aDireção. ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO ASSIDUIDADE DISCIPLINA COOPERAÇÃO PRODUÇÃO INICIATIVA ASSIMILAÇÃO CULTURA TÉCNICA RESPONSABILIDADE DEDICAÇÃO AO TRABALHO ORGANIZAÇÃO
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Mencione outras observações que julgar úteis :
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CARIMBO E ASSINATURA DO RESPONSÁVEL PELA AVALIAÇÃO ___________________________________
AVALIADOR DA ÁREA
(CARIMBO E ASSINATURA)
CREA número ........................___________________________________
DIRETOR DO CURSO
(CARIMBO E ASSINATURA)NOME DO ALUNO: Ronaldo Carlos Amaral R. A .: 057697
CURSO: Tecnologia em Sistemas Digitais RESIDÊNCIA: Rua Tanganica 61 PQ Oratório 09260-070
TEL: 4472-6757
ENDEREÇO: Rua Bell' Aliance, N.º 149 BAIRRO: Jardim São Caetano CEP: 09581-420
CIDADE: São Caetano do Sul TEL: 4238-7955
RAMO DE ATIVIDADE: Escola Técnica
INÍCIO DO ESTÁGIO: 05/09/2006 TÉRMINO DO ESTÁGIO: 03/04/2006
SEGURADORA: Bradesco Vida e Previdência AS N° DE APÓLICE: 4.185.715-6
FUNÇÃO DO ALUNO: Estagiário
DEPT° OU SEÇÃO DE TRABALHO NA ATIVADADE: Departamento Técnico
HORÁRIO DE TRABALHO: 13h30min às 17h30min h
NÚMERO DE HORAS SEMANAIS: 20 TOTAL DE HORAS NO ESTÁGIO 168 h
ASSINATURA DO ALUNO CARIMBO E ASSINATURA EMPREGADOR
13.12.10
Modelo - Relatório de Estágio
70% dos pesquisados avaliaram como muito boa ou boa a integração da escola com a sociedade
A freqüência às aulas dos alunos de todos os cursos foi de 81%
57% dos alunos e 70% dos egressos (técnicos) tiveram suas expectativas atendidas
59% dos alunos e 67% dos ex-alunos (técnicos) avaliaram o curso como sendo muito bom e bom
87% escolheram a ETE por ser uma boa escola
Para cada vaga oferecida houve 6 candidatos inscritos
De cada 10 alunos matriculados 8 foram promovidos para o semestre seguinte
De cada 10 alunos matriculados 7 conseguiram concluir o curso
94% dos alunos pretendem cursar o ensino superior e 60% um curso técnico
Para cada vaga oferecida houve 3 candidatos inscritos
De cada 10 alunos matriculados 7 foram promovidos para o semestre seguinte
De cada 10 alunos matriculados 4 conseguiram concluir o curso
85% escolheram o curso técnico porque buscavam aprimoramento profissional