As chamadas Guerras Médicas aconteceram durante os séculos VI e V a.C. Essas batalhas envolveram a civilização persa, que na época passava por um processo de ampliação territorial por meio de investidas militares contra os territórios vizinhos.
As Guerras Médicas foram ordenadas pelos reis Ciro, Cambises e Dario I. Eles buscavam anexar ao território persa diversas regiões da Ásia Menor.
Essa busca por novas terras acabou desencadeando os conflitos entre os persas e os povos da Grécia Asiática. Essas batalhas por terra ficaram conhecidas como Guerras Médicas.
Entre os anos de 500 e 494 a.C., cidades jônias entraram em conflito com os persas por causa da exploração territorial. Esses primeiros conflitos tiveram o apoio dos atenienses.
Nessa investida, os persas, a mando do rei Dario I, invadiram a Grécia Continental. A primeira tentativa dos persas não foi bem sucedida, mas no ano de 490 a.C., eles organizaram uma nova invasão, com a participação de 50 mil homens.
Nesse primeiro momento, os persas conseguiram dominar várias cidades da Grécia Continental. A invasão encontrou resistência nas cidades de Atenas e Esparta.
Essas primeiras invasões fizeram com que o governo ateniense investisse para aumentar seu poder naval.
Depois desse conflito, o rei persa Dario I morreu. Em seu lugar, assumiu seu filho Xerxes, que comandou uma nova invasão à Grécia em 480 a.C.
Várias cidades gregas se uniram para enfrentar o Império Persa. Nesse conflito, os persas foram atraídos para o canal de Salamina. Lá, os gregos conseguiram derrotar o exército persa.
Depois de sucessivas vitórias, os gregos ganharam a autonomia política das cidades da Ásia Menor. Os gregos venceram os persas nas batalhas de Salamina, Platéia e Micala.
A derrota definitiva do povo persa aconteceu em 448 a.C, quando eles foram derrotados pelos atenienses, e foram obrigados a assinar o Tratado de Susa.
Fonte: GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/as-guerras-medicas.html