A UNESCO se propõe a promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural de todo o mundo, considerado especialmente valioso para a humanidade. As relações com a salvaguarda do patrimônio cultural tangível e intangível no Brasil podem ser as principais referências para as políticas nesse campo. O trabalho sobre Patrimônio Mundial no Brasil tem significado frutíferas colaborações com os governos Federal, Estaduais e Municipais e com a sociedade civil. Atualmente o país conta com dezoito bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo seu excepcional e universal valor para a cultura da humanidade. Dentre as principais atividades do escritório da UNESCO no Brasil, destaca-se a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial, à qual o Brasil aderiu em setembro de 1977. A fim de assegurar o alcance dos objetivos da Convenção do Patrimônio Mundial, a Representação da UNESCO no Brasil mantém estreita relação com o World Heritage Centre [Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO] - visando a implementação de ações de cooperação técnica com as diversas Administrações dos sítios brasileiros "Patrimônio da Humanidade". Dessa forma, a UNESCO constantemente apóia o governo Brasileiro na preservação do legado cultural do país, o que inclui além do seu patrimônio histórico, patrimônio natural e o patrimônio imaterial, o qual envolve: Em 2008, as Expressões Orais e Gráficas dos Wajãpis do Amapá e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano foram proclamadas Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, figurando ao lado de importantes manifestações culturais que constituem o patrimônio intangível do mundo. Além disso, a UNESCO participa ou apóia inúmeras iniciativas nesse âmbito. A proposta de criação, pelo governo brasileiro, de um Centro de Categoria II da UNESCO voltado para a formação em patrimônio, com ênfase no Patrimônio Mundial, será, entre outras vantagens, oportunidade para a consolidação de um pensamento sobre o tema que melhor reflita os problemas e desafios do Brasil e da América Latina. Fonte: UNESCO