Biografia
Ankhesenpepi II era filha de Khui e do vizir feminino Nebet . Sua irmã Ankhesenpepi também era casada com o rei Pepi I e seu irmão Djau serviu como vizir .
Tanto Ankhesenpepi II quanto sua irmã Ankhesenpepi I eram casadas com o faraó Pepi I cujo nome do trono era Meryre ; seu nome foi tirado quando o casamento ocorreu, já que significa "Sua vida pertence a Pepi / Meryre". Ambas as rainhas deram à luz os reis: o filho de Ankhesenpepi Eu era Merenre Nemtyemsaf I , que governou apenas por alguns anos; o filho de Ankhesenpepi II foi Pepi II , que sucedeu após a morte de Nemtyemsaf. Pepi II era um menino quando ele conseguiu o trono. Há indícios de que Ankhesenpepi II serviu como regente para seu filho naqueles primeiros anos de seu reinado. Uma estátua que mostra ela com o filho no colo (agora emBrooklyn ) mostra a rainha muito maior em tamanho do que seu filho. Alguns interpretaram esta estátua como Ankhesenpepi II e seu filho Pepi II assumindo os papéis da deusa Ísis e seu filho Horus .
Ankhesenpepi (II) como descrito em Wadi Maghara (Sinai)
Ela também é mencionada junto com sua irmã na estela de seu irmão em Abydos , em sua pirâmide e na de sua nora Neith . Ela ainda aparece em um decreto em Abidos. Ela é representada no Sinai, onde ela é mostrada em tamanho igual ao seu filho.
Títulos reais de Ankhesenpepi II
Perfil de Ankhnespepy II de seu templo funerário.
Seus títulos como rainha foram: Grande, um dos cetro -hetes, Que vê Horus e Seth , Grande de Louvores , Esposa do Rei de Mennefer-Meryre (hmt) -niswt-mn-nfr-mry-r`), Esposa do Rei, sua amada(hmt-nisw meryt.f), Filha de Deus (s3t-ntr), Esta Filha de um Deus (s3t-ntr-wt), Atendente de o Grande (khtt-wr), Companheiro de Horus (tist-hrw), Companheiro de Horus(smrt-hrw) No entanto, sabe-se agora que ela também era a rainha principal de Merenre após a morte de Pepi I, seu primeiro marido. Em 1999/2000, trabalhos de escavação em seu templo funerário de Saqqara descobriram vários blocos de pedra inscritos com um título real anteriormente desconhecido para ela:"[A] Esposa do Rei da Pirâmide de Pepy I, Esposa do Rei da Pirâmide de Merenre, Mãe do Rei da Pirâmide de Pepy II".
Desde que o templo foi construído sob Pepi II, porque faz uma referência ao rei Pepi II, isso mostra que Merenre se casou com a rainha Ankhesenpepi II depois que Pepi I morreu. Merenre era o sobrinho de Ankhesenpepi II. Como o documento da Pedra de Saqqara do Sul , um documento anual criado por Pepi II, mostra que nenhum período de co-regência existiu sob Pepi I e Merenre, isso sugere que Merenre e Ankhesenpepi II eram os pais de Pepi II (em vez de Pepi I) este documento também atribui a Merenre um reinado independente de cerca de uma década para Merenre.
Depois que seu filho Pepi subiu ao trono, Ankhesenpepi acrescentou os títulos de Mãe do Rei Duplo Men-ankh-Neferkare , Mãe do Rei dos Homens-ankh- Neferkare (mwt-niswt-mn-kh`-nfr-k3-r`) e King's Mother (mwt-niswt).
Morte e enterro
A pirâmide de Ankhesenpepi II em Saqqara foi encontrada e escavada em 1998. As descobertas mostram que a pirâmide de Ankhesenpepi continha os primeiros exemplos conhecidos dos textos da pirâmide na pirâmide de uma rainha. Os textos se referem a ela como rainha mãe, daí a construção de sua pirâmide remonta ao reinado de seu filho.
Em 1963, a câmara mortuária foi descoberta e restos que poderiam ser os da rainha foram encontrados. O enterro foi perturbado e a múmia encontrada dentro e perto do sarcófago estava incompleta. Os ossos pertencem a uma mulher de meia idade. Em seguida, sua pirâmide também foram encontrados os restos de um obelisco. É um dos maiores do Reino Antigo.