D. Leonor de Lencastre nasceu a 5 de Maio de 1458, em Beja, filha do infante D. Fernando, Duque de Viseu, irmão de D. Afonso V, e de D. Beatriz, sobrinho do rei D. Duarte. D. Leonor, ao contrário de outras rainhas, era portuguesa, cognominada como D. Leonor de Portugal. Descendia de D. João I, o Mestre de Avis, irmão D. Fernando, e de D. Filipa de Lencastre, a respectiva mulher e rainha.
Casou em 1471 com D. João II de Portugal, que subiu ao trono aos 26 anos, após a morte do seu pai a 28 de Agosto de 1481. D. Leonor tinha apenas 13 anos, mas o futuro reserva-se auspicioso como rainha de Portugal. A 18 de Junho de de 1475, D. Leonor teve o seu primeiro filho, Afonso, nos Paços da Alcáçova. Oito anos depois, em 1483, D. Leonor presenteia o reino com o seu segundo filho, que veio a falecer num parto complicado.
Como era costume na época, D. Leonor de Lencastre teve que suportar a dor de ver crescer o filho bastardo do rei com D. Ana Mendonça, dama de D. Joana, a Excelente Senhora. D. Jorge nasceu a 12 de Agosto de 1481 em Abrantes. Quando o príncipe Afonso morreu com 16 anos nas caçadas em Santarém, D. Jorge foi o escolhido pelo pai para ocupar o trono quando a hora chegasse. Procurou legitimar o filho, o que veio agravar a situação conjugal dos monarcas.
Esta situação não era nova, pelo contrário, aconteceu a D. João I, filho de D. Pedro I e de Teresa Lourenço, a amante conhecida que se seguiu no historial do rei após a morte de D. Inês de Castro. Infelizmente, para pai e filho, D. Leonor de Lencastre pedido do rei, sendo uma grande afronta para ela como mãe, que acabara de perder o seu único filho e legitimo rei da Dinastia de Avis. Conta as estórias que a situação entre o casal ficara tão mal, que D. João II chegava a tratar mal a rainha em público.
Confrontado com um dilema, D. João III opta por nomear D. Manuel o seu sucessor ao trono, mas deixa claro, que caso D. Manuel não tenha filhos, D. Jorge deve sucede-lo.
D. Leonor faleceu a 17 de Novembro de 1525, aos 67 anos
Fonte: http://www.ruadireita.com/biografias/info/d-leonor-de-lencastre-uma-rainha-portuguesa