BISPO CRISTÃO E TEÓLOGO
Santo Agostinho , também chamado Santo Agostinho de Hipona , nome latino original Aurélio Agostinho (nascido em 13 de novembro de 354, Tagaste, Numídia [agora Souk Ahras, Argélia] - morreu em 28 de agosto de 430, Hippo Regius [agora Annaba , Argélia]); festa de 28 de agosto), bispo de Hipona de 396 a 430, um dos padres latinos da Igreja e talvez o mais importante pensador cristão depois de São Paulo . A adaptação de Agostinho do pensamento clássico ao ensino cristão criou um sistema teológico de grande poder e influência duradoura. Suas numerosas obras escritas, as mais importantes das quais são Confissões( c. 400) e A Cidade de Deus( c. 413-426), moldou a prática bíblicaexegese e ajudou a estabelecer as bases para grande parte do pensamento cristão medieval e moderno. No catolicismo romano ele é formalmente reconhecido como médico da igreja .
Champaigne, Philippe de: Santo AgostinhoSanto Agostinho , óleo sobre tela de Philippe de Champaigne, c. 1645-50; no Museu de Arte do Condado de Los Angeles. 78,74 x 62,23 cm.Museu de Arte do Condado de Los Angeles, presente da Fundação Ahmanson (M.88.177); www.lacma.org
Agostinho é notável pelo que fez e extraordinário pelo que escreveu. Se nenhuma de suas obras escritas tivesse sobrevivido, ele ainda teria sido uma figura a ser considerada, mas sua estatura teria sido mais parecida com a de alguns de seus contemporâneos. No entanto, mais de cinco milhões de palavras de seus escritos sobrevivem, virtualmente todas exibindo a força e agudeza de sua mente (e algumas limitações de alcance e aprendizado) e algumas possuindo o raro poder de atrair e prender a atenção dos leitores tanto no seu dia quanto no tempo. nosso. Seu estilo teológico distintivo em forma de latimCristianismo de uma maneira superada apenas pela própria Escritura . Seu trabalho continua a ter relevância contemporânea, em parte por causa de sua participação em um grupo religioso que era dominante no Ocidente em seu tempo e permanece assim até hoje.
Intelectualmente, Agostinho representa a adaptação mais influente do antigo Tradição platônica com idéias cristãs que já ocorreram no mundo latino-cristão. Agostinho recebeu o passado platônico de maneira muito mais limitada e diluída do que muitos de seus contemporâneos de língua grega, mas seus escritos foram tão amplamente lidos e imitados em toda a cristandade latina que sua síntese particular de tradições cristãs, romanas e platônicas definiu os termos para muito mais tarde tradição e debate. Ambos os católicos romanos modernos eOcristianismo protestante deve muito a Agostinho, embora, em alguns aspectos, cada comunidade tenha, às vezes, ficado envergonhada de admitir essa lealdade diante de elementos irreconciliáveis em seu pensamento. Por exemplo, Agostinho foi citado como um defensor da liberdade humana e um defensor articulado da predestinação divina, e suas visões sobre a sexualidade eram de intenção humana, mas muitas vezes foram recebidas como opressivas em efeito.
Filosofia ocidental: Agostinho
Durante esses séculos, a filosofia foi fortemente influenciada pelo neoplatonismo; O estoicismo e o aristotelismo desempenhavam apenas um papel menor. Agostinho foi despertado para a vida filosófica lendo o estadista romano Cícero (106-43).bc), mas os neoplatônicos moldaram de maneira decisiva seus métodos e idéias filosóficas. Para…
Visão Geral Da Vida
Agostinho nasceu em Tagaste, uma comunidade romana modesta em um vale fluvial a 64 km da costa do Mediterrâneo, na África, perto do ponto em que o verniz da civilização romana se esvaiu nas terras altas da Numídia . Os pais de Agostinho eram da classe respeitável da sociedade romana, livres para viver do trabalho de outros, mas seus meios às vezes eram limitados. Eles conseguiram, às vezes com dinheiro emprestado, adquirir uma educação de primeira classe para Agostinho e, embora ele tivesse pelo menos um irmão e uma irmã, ele parece ter sido o único filho enviado para ser educado. Estudou primeiro em Tagaste, depois na vizinha cidade universitária de Madauros e finalmente em Carthage , a grande cidade da África romana. Após um breve período de ensino em Tagaste, ele retornou a Cartago para ensinarretórica , a principal ciênciapara o cavalheiro romano, e ele evidentemente era muito bom nisso.
Ainda em Cartago, escreveu um pequeno livro filosófico destinado a mostrar seus próprios méritos e avançar em sua carreira; infelizmente, está perdido. Aos 28 anos, inquieto e ambicioso, Agostinho deixou a África em 383 para fazer sua carreira em Roma . Ele ensinou lá brevemente antes de conseguir uma nomeação de ameixa como professor imperial de retórica em Milão . A residência costumeira do imperador na época, Milão era a capital de facto do Império Romano do Ocidente e o lugar onde as carreiras eram melhor feitas. Agostinho nos diz que ele, e os muitos membros da família com ele, esperavam não menos do que um governo provincial como a eventual - e lucrativa - recompensa por seus méritos.
A carreira de Agostinho, no entanto, encalhou em Milão. Depois de apenas dois anos lá, ele renunciou ao seu cargo de professor e, depois de alguma busca da alma e aparente ociosidade, voltou para sua cidade natal de Tagaste. Lá ele passou o tempo como um escudeiro de cultura , cuidando da propriedade de sua família , criando o filho,Adeodatus, deixou-o por seu amante de longa data (seu nome é desconhecido) tirado das classes mais baixas e continuando seus passatempos literários. A morte daquele filho ainda adolescente deixava Agostinho sem a obrigação de entregar a propriedade da família, e assim ele se livrou e viu-se, aos 36 anos, literalmente pressionado a servir sua vontade como clérigo júnior na cidade costeira. de Hippo, ao norte de Tagaste.
A transformação não foi totalmente surpreendente. Agostinho sempre foi um diletante de uma forma ou de outra da religião cristã , e o colapso de sua carreira em Milão foi associado a uma intensificação da religiosidade. Todos os seus escritos daquela época em diante foram motivados por sua lealdade a uma forma particular de cristianismo, tanto ortodoxa quanto intelectual . Seus correligionários no norte da Áfricaaceitou a sua posição e estilo distintos com alguma dificuldade, e Agostinho escolheu associar-se com o ramo “oficial” do cristianismo, aprovado pelos imperadores e insultado pelos ramos mais entusiastas e numerosos da igreja africana. As habilidades literárias e intelectuais de Agostinho, no entanto, deram-lhe o poder de articular sua visão do cristianismo de um modo que o diferenciava de seus contemporâneos africanos. Seu dom original era a capacidade de escrever em um nível altamente teórico para os leitores mais exigentes e ainda ser capaz de fazer sermões com fogo e ferocidade em um idioma que um público menos culto poderia admirar.
Fez um "presbítero" (grosso modo, um padre , mas com menos autoridade do que o clero moderno desse título) emHipona em 391, Agostinho tornou-se bispo lá em 395 ou 396 e passou o resto de sua vida naquele ofício. Hipona era uma cidade comercial, sem a riqueza e a cultura de Cartago ou Roma, e Agostinho nunca ficava inteiramente em casa ali. Ele viajaria a Carthage por vários meses do ano para buscar negócios eclesiásticos em um ambiente mais receptivo aos seus talentos do que o de sua cidade natal adotiva.
A formação educacional e o meio cultural de Agostinho o treinaram para a arte da retórica: declarar o poder do eu através da fala que diferenciavao interlocutor de seus companheiros e influenciava a multidão a seguir seus pontos de vista. Que o talento e o talento natural de Agostinho coincidam é melhor visto em um episódio em que ele estava no início dos anos 60 e encontrou-se reprimindo pela força da personalidade e das palavras um incipientetumulto ao visitar a cidade de Caesarea Mauretanensis. O estilo do retórico transita em sua personalidade eclesiástica ao longo de sua carreira. Ele nunca esteve sem controvérsias para lutar, geralmente com outros de sua própria religião. Em seus anos de rustication e no início do seu tempo em Hippo, ele escreveu livro após atacar livrosO maniqueísmo , uma seita cristã a que ele se juntou no final da adolescência, partiu 10 anos depois, quando se tornou impolítico permanecer com eles.
Nos 20 anos seguintes, dos anos 390 a 410, ele estava preocupado com a luta para fazer com que sua própria marca de cristianismo prevalecesse sobre todas as outras na África. A tradição cristã africana nativa tinha entrado em conflito com os imperadores cristãos que sucederam Constantino (reinou 305-337) e foi vilada como cismática; foi marcado com o nome deDonatism após Donatus , um dos seus primeiros líderes. Agostinho e seu principal colega na igreja oficial, bispoAurelius de Cartago, travou uma campanha sagaz e implacável contra isso com seus livros, com o recrutamento de apoio entre os líderes da igreja e com apelo cuidadoso ao funcionalismo romano. Em 411 o imperador reinante mandou um representante oficial para Cartago para resolver a disputa. Um debate público realizado em três sessões durante o período de 1 a 8 de junho e assistido por centenas de bispos de cada lado terminou com uma decisão a favor da igreja oficial. As restrições legais que se seguiram ao donatismo decidiram a luta em favor do partido de Agostinho.
Cristianismo: As opiniões de Agostinho
St. Augustine ‘sA cidade de Deus tentou responder a perguntas decorrentes do evento mais doloroso de seu dia: o saque da cidade de Roma pelos visigodos em 410. Agostinho respondeu ao choque e desanimo seus contemporâneos experimentados com o colapso ...
Mesmo assim, aproximando-se do seu 60º ano, Agostinho encontrou - ou fabricou - um último grande desafio para si mesmo. Ofender-se com as implicações doensinamentos de um pregador da sociedade itinerante chamadoPelagius , Agostinho gradualmente trabalhou-se até uma febre polêmica sobre idéias que Pelágio pode ou não ter abraçado. Outros clérigos da época ficaram perplexos e reagiram com certa cautela a Agostinho, mas ele persistiu, até mesmo revivendo a batalha contra monges austeros e bispos dignos ao longo dos anos 420. No momento de sua morte, ele estava trabalhando em um ataque vasto e disforme ao último e mais urbano de seus oponentes, o bispo italiano.Juliano de Eclanum .
Ao longo desses anos, Agostinho construiu cuidadosamente para si uma reputação de escritor em toda a África e além. Seu cultivo cuidadoso de correspondentes selecionados tornara seu nome conhecido na Gália , na Espanha , na Itália e no Oriente Médio , e seus livros circulavam amplamente pelo mundo mediterrâneo. Em seus últimos anos, ele compilou um catálogo cuidadoso de seus livros, anotando- os com uma defesa defensiva para impedir acusações de inconsistência. Ele tinha adversários, muitos deles aquecidos em seus ataques contra ele, mas ele geralmente mantinha seu respeito pelo poder e eficácia de seus escritos.
Apesar de sua fama, Agostinho morreu como um fracasso. Quando era jovem, era inconcebível que o Pax Romana pudesse cair, mas em seu último ano ele encontrou a si mesmo e a seus concidadãos de Hippo prisioneiros a um cerco armado por um heterogêneo exército de invasores que haviam invadido a África através do Estreito. de Gibraltar . Chamou oVândalos de contemporâneos, as forças de ataque formavamum grupo misto de “bárbaros” e aventureiros que procuravam uma casa. Hipopótamo caiu logo após a morte de Agostinho e Cartago não muito depois. Os vândalos, detentores de uma versão mais ferozmente particularista do credo cristão do que qualquer um dos quais Agostinho viveu na África, governariam na África por um século, até que as forças romanas enviadas de Constantinopla invadissem novamente e derrubassem seu regime. Mas o legado de Agostinhoem sua terra natal foi efetivamente terminado com sua vida. Um renascimento do cristianismo ortodoxo no século 6 sob o patrocínio de Constantinopla foi encerrado no século VII com as invasões islâmicas que removeram definitivamente a África do Norte da esfera da influência cristã até a cristianização do colonialismo francês no século XIX.
Agostinho sobreviveu em seus livros. Seu hábito de catalogá-los servia bem aos colaboradores sobreviventes. De alguma forma, essencialmente toda a obra literária de Agostinho sobreviveu e escapou da África intacta. A história foi contada que seus restos mortais foram paraSardenha e daí paraPavia (Itália), onde um santuário concentra a reverência sobre o que é dito ser aqueles restos. Qualquer que seja a verdade da história, alguma retirada organizada para a Sardenha por parte dos seguidores de Agostinho, carregando seu corpo e seus livros, não é impossível e continua sendo a melhor suposição.
Vida Recontada
Como descrito acima, a história da vida de Agostinho parecerá, de várias maneiras, desconhecida dos leitores que já conhecem algumas delas. A história de sua vida primitiva é extremamente bem conhecida - mais conhecida que a de virtualmente qualquer outro grego ou romano digno. AgostinhoConfessions relata que o início da vida com imensa persuasão, e poucos biógrafos podem resistir a resumir essa história para servir aos seus próprios propósitos. No entanto, é uma história contada com um propósito sofisticado, altamente seletivo em sua escolha de incidente e teológica em sua estrutura. O objetivo do livro era, em última análise, a autojustificação e a autocriação. Modestamente bem-sucedido na vida de Agostinho, o livro tem triunfado desde então, definindo sua vida em seus termos de maneiras óbvias e sutis.
Para Agostinho, o momento decisivo de sua vida foi o tempo de sua conversão religiosa a uma forma intensa e altamente individual de cristianismo. Ele namorou essa experiência em Milão e, em relação a isso, explicou sua carreira subsequente. Mas os contemporâneos achavam estranho destacar aquele momento em particular - quando ele estava convenientemente longe da África e de qualquer escrutínio de seus motivos e ações - em uma vida que nem sempre era como ele parecia narrar. Nenhum dos poucos contemporâneos de Agostinho conhecidos por terem lido Confissões foi persuadido por sua narrativa de dissipaçãojuvenilvirou-se para a maturidade austera. Agostinho foi sempre obediente e contido. Nem ele nem nenhum de seus biógrafos modernos conseguiram chegar à essência de sua personalidade. Os reféns que ele deixou para a psicobiografia em Confissões não tornaram mais fácil para os leitores modernos encontrá-lo. De uma maneira estranha, as leituras freudianas de Agostinho, comuns no século XX, compartilhavam com ele uma ênfase nos pontos emocionais selecionados que ele escolheu para narrar e, assim, eram cativos de sua própria narrativa.
Os fatos observáveis sobre a história religiosa de Agostinho são que ele nasceu de uma mãe, Monnica, que era um cristão batizado, e um pai, Patricius, que tomaria o batismo em seu leito de morte quando Agostinho estava na adolescência. Nenhum dos dois era particularmente devoto, mas Monnica tornou-se mais demonstrativamente religiosa em sua viuvez e é venerada como Santa Mônica. Agostinho foi inscrito como candidato pré-batismal na igreja cristã quando criança, e em vários pontos de sua vida ele consideroubatismo, mas adiada por prudência . (Naquela época, antes da prevalência do batismo de bebês, era comum que o batismo fosse adiado até a hora da morte e depois usado para lavar toda uma vida de pecados.) Sua educação clássica foi suplementada por uma leitura curiosa, porém desdenhosa, do pecado. Escrituras cristãs, mas ele então se juntou aos maniqueus , desfrutando de sua companhia e de suas polêmicas, nas quais ele tomou parte ansiosa, por quase uma década. Ele se protegeu com eles e os usou para influência política, mesmo depois de afirmar que se dissociou de suas crenças. Ele os abandonou quando se encontrou em Milão. Foi lá, ondeSanto Ambrósio estava se tornando conhecido como um defensor da ortodoxia, que Agostinho encontrou a ortodoxia - ou pelo menos considerou a ortodoxia satisfatória como algo que um cavalheiro poderia praticar.
Quando Agostinho aceitou o batismo nas mãos de Ambrósio em 387, unindo assim a religião de sua mãe às práticas culturais de seu pai, ele conseguiu torná-lo um cristianismo próprio. Até certo ponto influenciado por Ambrósio (mas poucos outros influenciados por Ambrósio seguiram na mesma direção), Agostinho transformou seu cristianismo em um rival e substituto da austeridade dos filósofos antigos. Lendo textos platônicos e entendendo corretamente algumas de suas doutrinas, Agostinho decidiu por si mesmo que o cristianismo só era possível se ele fosse mais longe do que qualquer eclesiástico disse que era obrigado a ir. Ele escolheu permanecercelibatário , embora fosse leigo e não tivesse necessidade de fazê-lo. Sua vida com uma sucessão de amantes terminou. Agostinho aceitou a abstinência sexual como o preço da religião. Depois de um longo inverno em retirada das tentações da cidade, ele se apresentou a Ambrósio para o batismo, depois fugiu de Milão para buscar uma vida singularmente privada pelos próximos quatro anos. Que esta vida terminou em sua entrada no clero cristão era algo que ele não previu, e ele provavelmente deveria ser acreditado quando ele diz que não queria. Foi no cargo como bispo cristão de Hipona que ele escolheu contar a história de sua vida como um drama de queda e ascensão, pecado e conversão, desolação e graça . Ele contou essa história numa época em que suas próprias credenciais eram suspeitas - suaOs opositores donatistas consideravam esquisito, ou pelo menos suspeitosamente egoísta, que ele deixasse a África como um maníaco e voltasse mansamente alegando ter sido batizado na igreja oficial. É provável que a narrativa da história tenha sido feita para tranquilizar seus seguidores e desarmar seus oponentes.
Se as Confissões não tivessem sobrevivido, não iríamos supor sua história. Devemos aprender a ouvi-lo sem deixar que sua narrativa interesseira nos cegue para uma nova leitura da vida de Agostinho.
Trabalhos Principais
Dois dos trabalhos de Agostinho destacam-se acima dos outros por sua influência duradoura, mas eles tiveram destinos muito diferentes. A Cidade de Deus foi amplamente lida no tempo de Agostinho e durante toda a Idade Média e ainda exige atenção hoje, mas é impossível ler sem um esforço determinado para colocá-la em seu contexto histórico. As confissões não foram muito lidas nos primeiros séculos da Idade Média, mas a partir do século XII tem sido continuamente lida como um retrato vívido da luta de um indivíduo pela autodefinição na presença de um poderoso Deus .
Confissões
Embora a narrativa autobiográfica represente grande parte dos 9 primeiros dos 13 livros das Confissões de Agostinho ( c. 400; Confissões ), a autobiografia é incidental ao objetivo principal do trabalho. Para Agostinho, “confissões” é um termo genérico para atos de discurso religiosamente autorizado: louvor a Deus, culpa de si mesmo, confissão de fé . O livro é uma meditação ricamente texturizada de um homem de meia-idade (Agostinho estava em seus 40 e poucos anos quando o escreveu) sobre o rumo e o significado de sua própria vida. A dicotomiaentre a odisséia passada e a atual posição de autoridade como bispo é enfatizada de várias maneiras no livro, não apenas naquilo que começa como uma narrativa da infância termina com uma discussão extensiva e muito eclesial do livro de Gênesis - a progressão é desde os inícios da vida de um homem para os primórdios da sociedade humana.
Entre esses dois pontos a narrativa de pecado eredenção detém a atenção da maioria dos leitores. Aqueles que procuram encontrar nele as memórias de um grande pecador estão invariavelmente desapontados, na verdade muitas vezes confusos com as minúcias do fracasso que preocupam o autor. De maior significado é o relato da redenção. Agostinho é especialmente influenciado pela poderosa pregação intelectual do bispo diplomático e suaveSanto Ambrósio , que reconciliapara ele as atrações da cultura intelectual e social da antiguidade, na qual Agostinho foi criado e do qual ele foi mestre, e os ensinamentos espirituais do cristianismo. A ligação entre os dois foi a exposição de Ambrósio, e a recepção de Agostinho, de uma seleção das doutrinas de Platão , mediada na antiguidade tardia pela escola de Platão.Neoplatonismo . Agostinho ouviu Ambrósio e leu, em tradução latina, algumas das obras extremamente difíceis dePlotino ePorfírio . Ele adquiriu deles uma visão intelectual da queda e ascensão da alma do homem, uma visão que ele encontrou confirmada na leitura da Bíblia proposta por Ambrósio.
Religião para Agostinho, no entanto, nunca foi meramente uma questão de intelecto. O sétimo livro de Confissões reconta uma conversão intelectual perfeitamente satisfatória, mas o oitavo livro extraordinário leva-o um passo adiante. Agostinho não conseguiu trazer a pureza ritual debatismo sem purificar-se dos desejos da carne a um grau extremo. Para ele, o batismo é necessáriorenúncia da sexualidade em todas as suas manifestações expressas . A narrativa de Confessions mostra Agostinho formando a vontade de renunciar à sexualidade através da leitura das cartas deSt. Paul . A cena decisiva ocorre em um jardim em Milão, onde a voz de uma criança parece convencer Agostinho a “pegar e ler”, e então ele encontra nos escritos de Paulo a inspiração para adotar uma vida de castidade.
O resto das Confissões é principalmente uma meditação sobre como o estudo continuado das Escrituras e a busca da sabedoria divina ainda são inadequadas para atingir a perfeição e como, como bispo, Agostinho faz as pazes com suas imperfeições. Está embebido em linguagem da Bíblia e é um trabalho de grande força e arte.
A cidade de Deus
Quinze anos depois de Agostinho escrever Confissões , numa época em que ele estava chegando ao fim (e invocando o poder do governo para fazê-lo) sua longa luta com os donatistas, mas antes que ele tivesse trabalhado em ação contra os pelagianos , oO mundo romano foi abalado pela notícia de uma ação militar na Itália. Um exército desorganizado sob a liderança deAlarico , um general de ascendência germânica e, portanto, considerado líder de um bando "bárbaro", vinha buscando privilégios do império há muitos anos, fazendo de vez em quando ataques extorsivos contra áreas populosas e prósperas. Finalmente, em 410, suas forças atacaram e tomaram a cidade de Roma, segurando-a por vários dias antes de decolar para o sul da Itália. O significado militar do evento foi nulo. Tal era a desordem do governo romano que outras bandas de guerra manteriam as províncias reféns cada vez mais freqüentemente, e essa banda em particular iria vagar por mais uma década antes de se estabelecer principalmente na Espanha e no sul da França . Mas o efeito simbólico de ver a cidade de Roma tomada por forasteiros pela primeira vez desde que os gauleses o fizeram em 390BCE abalou a confiança secular de muitas pessoas conscientes do outro lado do Mediterrâneo. Vindo como fez menos de 20 anos após o decreto decisivo contra “paganismo ”pelo imperador Teodósio I em 391 CE , foi seguido por especulações de que talvez o Império Romano tivesse confundido seu caminho com os deuses. Talvez o novo Deus cristão não fosse tão poderoso quanto parecia. Talvez os antigos deuses tivessem feito um trabalho melhor em proteger seus seguidores.
É difícil dizer quão seriamente ou amplamente tais argumentos foram feitos; O paganismo nessa época estava em desordem, e o domínio do cristianismo nas rédeas do governo era inabalável. Mas Agostinho viu nas dúvidas murmuradas uma esplêndida ocasião polêmica que ele procurava há muito tempo, e assim saltou em defesa deOs caminhos de Deus . Que seus leitores e duvidadores cujos murmúrios ele ouviu serem pagãos é improvável. No mínimo, é claro que o público-alvo dele compreendia muitas pessoas que eram, pelo menos, exteriormente afiliadas à igreja cristã. Durante os próximos 15 anos, trabalhando meticulosamente através de uma arquitetura de argumentação elevada, ele delineou um novomaneira de entender a sociedade humana , estabelecendoCidade de Deus mais e contra o Cidade do Homem Roma foi destronada - e o saque da cidade mostrou ser de nenhuma importância espiritual - em favor da Jerusalém celeste, o verdadeiro lar e fonte de cidadania para todos os cristãos. A Cidade do Homem estava condenada a desordenar, e os sábios guardariam seus passaportes como cidadãos da Cidade acima, vivendo neste mundo como peregrinos desejosos de voltar para casa.
De civitate Dei contra paganos ( c. 413-426; A Cidade de Deus ) é dividido em 22 livros. Os primeiros 10 refutam as alegações de poder divino de várias comunidades pagãs . Os últimos 12 recontam a história bíblica da humanidade desde Gênesis até o Juízo Final , oferecendo o que Agostinho apresenta como a verdadeira história da Cidade de Deus, contra a qual, e somente contra, a história da Cidade do Homem, incluindo a história de Roma. , pode ser entendido corretamente. O trabalho é muito longo e às vezes, particularmente nos últimos livros, também discursivofazer uma leitura inteiramente satisfatória hoje, mas permanece impressionante como um todo e fascinante em suas partes. O ataque pungente ao paganismo nos primeiros livros é memorável e eficaz; o encontro com o platonismo nos livros VIII-X é de grande significado filosófico; e os últimos livros (especialmente o Livro XIX, com uma visão de verdadeira paz) oferecem uma visão do destino humano que seria amplamente persuasivo por pelo menos mil anos. De certa forma, de Agostinho A Cidade de Deus é (mesmo conscientemente) a resposta cristã para Platão ‘s República e Cicero imitação s’ de Platão, a sua própria República . A Cidade de Deus seria lida de várias maneiras ao longo doIdade Média , em alguns pontos virtualmente como documento fundador de uma ordem política de reis e papas que Agostinho dificilmente poderia imaginar. Em seu âmago está uma poderosa visão contrária da vida humana, que aceita o lugar do desastre, da morte e do desapontamento, mantendo a esperança de uma vida melhor, uma esperança que, por sua vez, facilita e orienta a vida neste mundo.
Reconsiderações
Retractationes (426–427; Reconsiderations ), escrito nos últimos anos de sua vida, oferece uma retrospectiva da releitura da carreira de Agostinho. Na forma, o livro é um catálogo de seus escritos com comentários sobre as circunstâncias de sua composição e com as retratações ou retificações que ele faria em retrospectiva. (Um dos efeitos do livro foi tornar muito mais fácil para os leitores medievais encontrar e identificar obras autênticas de Agostinho, e isso foi certamente um fator na notável sobrevivência de tanto do que ele escreveu.) Outro efeito do livro é imprima ainda mais profundamente os leitores sobre as próprias opiniões de Agostinho sobre sua vida. Há muito pouco no trabalho que é falso ou impreciso, mas a forma e a apresentação fazem dele um trabalho de propaganda. O Agostinho que emerge tem sido fiel, consistente e inabalável em sua doutrina e vida. Muitos que o conheciam teriam visto, em vez disso, progresso ou tergiversação total, dependendo do ponto de vista deles.
Outros Trabalhos
Nenhuma das outras obras de Agostinho tem a moeda ou o número de leitores de suas duas obras-primas. De maior interesse são os seguintes:
Doutrina Cristã
De doctrina christiana (Livros I-III, 396/397, Livro IV, 426; Doutrina Cristã ) foi iniciada nos primeiros anos do episcopado de Agostinho, mas terminou 30 anos depois. Esta imitação do Orador de Cícero para propósitos Cristãos estabelece uma teoria da interpretação das Escrituras e oferece orientação prática ao pretenso pregador. Foi muito influente noIdade Média como um tratado educacional reivindicando a primazia do ensino religioso baseado na Bíblia. Sua ênfase na interpretação alegórica da Escritura, realizada dentro de parâmetrosmuito frouxos , foi especialmente significativa, e permanece de interesse para os filósofos por sua sutil e influente discussão da teoria de Agostinho dos “sinais” e como a linguagem representa a realidade.
A Trindade
As controvérsias teológicas mais difundidas e duradouras do século IV centraram-se na doutrina cristã do Trindade - isto é, a threeness deDeusrepresentado no Pai, Filho e Espírito Santo . A África de Agostinho tinha sido deixada de fora da briga, e a maior parte do que foi escrito sobre o assunto era em grego , uma língua que Agostinho mal conhecia e tinha pouco acesso. Mas ele estava bem ciente do prestígio e importância do tópico, e assim, em 15 livros, ele escreveu sua própria exposição, De trinitate (399 / 400-416 / 421; The Trinity ). Agostinho é cuidadosamente ortodoxo, depois do espírito de seus tempos e sucessivos, mas acrescenta sua própria ênfase na maneira como ele ensina a semelhança entre Deus e o homem: a trindade de Deus que ele encontra refletida em uma galáxia de triplos similares na alma humana., e ele vê lá tanto alimento para meditação quanto uma profunda razão para otimismo sobre a condição humana suprema.
Comentário Literal sobre Gênesis
A narrativa da criação do livro de Gênesis foi para Agostinho Escritura por excelência. Ele escreveu pelo menos cinco tratados sustentados sobre esses capítulos (se incluirmos os três últimos livros de Confissões e Livros XI-XIV de A Cidade de Deus ). Seu De genesi ad litteram (401-414 / 415; Comentário literal sobre Gênesis ) foi o resultado de muitos anos de trabalho do final dos anos 390 ao início dos anos 410. Sua noção de comentário “literal” surpreenderá muitos modernos, pois há pouca exposição histórica da narrativa e muito sobre a relação implícita entre Adão e Eva.e a humanidade caída. Deve-se notar que um subtexto de todos os escritos de Agostinho sobre Gênesis foi sua determinação em validar a bondade de Deus e da própria criação contra o dualismo maniqueísta .
Sermões
Quase um terço das obras sobreviventes de Agostinho consiste em sermões - mais de 1,5 milhão de palavras, a maioria delas tiradas por escribas de taquigrafia enquanto ele falava extemporaneamente. Eles cobrem uma ampla gama. Muitas são simples exposições das Escrituras lidas em voz alta em um determinado serviço, de acordo com as regras da igreja, mas Agostinho também seguiu certos programas. Há sermões em todos os 150Salmos , deliberadamente reunidos por ele em uma coleção separada, Enarrationes in Psalmos (392–418;Enarramentos nos Salmos ). Estes são talvez o seu melhor trabalho como homilista, pois ele encontra na poesia espiritual edificante das mensagens hebraicas que ele pode aplicar consistentemente a sua visão do cristianismo austero, esperançoso e realista; sua congregação ordinária em Hippo teria extraído sustento deles. Em um nível intelectual mais elevado está seu Tractatus no evangelium Iohannis CXXIV (413-418 ?;Tratado sobre o Evangelho de João ), totalizando um comentário completo sobre o mais filosófico dos textos do Evangelho. Outros sermões abrangem grande parte das Escrituras, mas vale a pena notar que Agostinho teve pouco a dizer sobre os profetas do Antigo Testamento , e o que ele disse sobre São Paulo apareceu em seus escritos, e não em seus sermões públicos.
Primeiros escritos
Modernos enamorados de Agostinho da narrativa em Confissões deram muita ênfase aos seus trabalhos curtos e atraentes, muitos dos quais refletem o estilo e a maneira dos diálogos ciceronianos com um novo conteúdo cristão Platonizado: Contra academicos (386;Contra os Acadêmicos ), De ordine (386;Na Providência ), De beata vita (386;Na Vida Abençoada ) e Soliloquia (386/387;Solilóquios ). Essas obras não se assemelham aos escritos eclesiásticos posteriores de Agostinho e são muito debatidas por seu significado histórico e biográfico, mas os debates não devem obscurecer o fato de serem peças encantadoras e inteligentes. Se fossem tudo o que tínhamos de Agostinho, ele continuaria sendo umafigurarespeitada, embora menor, na literatura latina tardia.
Escritos controversos
Mais de 100 obras tituladas sobrevivem da pena de Agostinho, a maioria delas dedicada à busca de questões em uma ou outra das controvérsias eclesiásticas que preocupavam seus anos episcopais.
De suas obras contra o Manichaeans , Confessions provavelmente permanece o mais atraente e interessante. A seita em si é muito pouco conhecida hoje para refutação detalhada de suas doutrinas gnósticasmais idiossincráticas para ter muito peso.
Agostinho anti-donatista polêmica, por outro lado, teve um moderno ressonância para o seu papel na criação da relação entre Igreja e Estado(no caso, a igreja eo estado de Agostinho usando um ao outro deliberadamente para atingir seus objetivos) e em discutir o caso de um igreja universal contra o particularismo local. Para os jovens e ainda anglicanosJohn Henry Newman , o que Agostinho havia escrito sobre a auto-satisfação provincial dos donatistas parecia um argumento igualmente eficaz contra a Igreja da Inglaterra . Para a teologia , Agostinho em De baptismo contra Donatistas (401;No Batismo ) expõe suas visões anti-donatistas de forma mais eficaz, mas a visão estenográficaGesta Collationis Carthaginensis (411; Atos do Conselho de Cartago) oferece uma visão vívida da política e dos sentimentos negativos do cisma .
As questões levantadas pelos ataques de Agostinho O pelagianismo teve uma longa história no cristianismo, notoriamente ressurgindo noOs debates da Reforma sobrelivre arbítrio epredestinação . De spiritu et littera (412; No Espírito e na Carta ) vem de um momento inicial da controvérsia, é relativamente irênico, e mostra belamente seu ponto de vista. De gratia Christi e de peccato originali (418;Sobre a graça de Cristo e sobre o pecado original ) é uma exposição mais metódica. As posições mais duras que Agostinho toma em favor da predestinação em seus últimos anos aparecem em De praedestinatione sanctorum (429;A Predestinação dos Abençoados ) e De dono perseverantiae (429;O presente da perseverança ).
O Espírito E A Conquista De Agostinho
O impacto de Agostinho sobre o Idade Média não pode ser superestimada. Milhares de manuscritos sobrevivem, e muitas bibliotecas medievais sérias - que não possuem mais do que algumas centenas de livros - tiveram mais obras de Agostinho do que de qualquer outro escritor. Sua realização é paradoxal, na medida em que - como um artista moderno que ganha mais dinheiro postumamente do que na vida - a maior parte foi conquistada após sua morte e em terras e sociedades muito distantes da sua. Agostinho foi lido avidamente em um mundo onde a ortodoxia cristã prevalecia de uma maneira que ele mal podia sonhar, daí um mundo diferente daquele ao qual seus livros deveriam se aplicar.
Alguns de seus sucessos se devem ao inegável poder de seus escritos, alguns à sua boa sorte em ter mantido uma reputação ortodoxa sem mácula, mesmo com debates sobre algumas de suas opiniões mais extremas, mas, acima de tudo, Agostinho encontrou sua voz em alguns poucos. temas que ele defendeu com eloquência ao longo de sua carreira. Quando ele se pergunta em seu inícioSoliloquies o que ele deseja saber, ele responde: "Duas coisas só, Deus eoalma . ”Assim, ele fala de sua reverência por umDeus que é remoto, distante e misterioso, bem como poderoso e incessantemente presente em todos os tempos e lugares. “Totus ubique” era o mantra repetido de Agostinho para essa doutrina: “O todo dele em toda parte”.
Ao mesmo tempo, Agostinho capta a pungência e a tentação da condição humana, centrada na experiência isolada e individual da pessoa. Por tudo que ele escreve sobre a comunidade cristã, seu cristão permanece sozinho diante de Deus e é aprisionado em um corpo e uma alma únicos, dolorosamente consciente da maneira diferente como ele conhece a si mesmo e conhece - à distância e com dificuldade - outras pessoas. Agostinho deve ter sido um amigo avassalador para muitos que o conheciam, um redemoinho e uma força quase intimidadora, mas ao mesmo tempo não vemos nenhum amigo dele tão íntimo quanto Atticus era para Cícero ou Lou Andreas-Salomé era para Rainer Maria Rilke - dois outros solitários eloqüentes .
Mas Agostinho alcança uma maior pungência. Seu eu isolado na presença de Deus é negado até mesmo a satisfação do solipsismo : o eu não se conhece até que Deus se digne a revelar aos seres humanos sua identidade, e mesmo assim nenhuma confiança, nenhum descanso é possível nesta vida. Em certo momento, em Confissões, o bispo maduro admite com pesar que "não sei em que tentação me entregarei a seguir" - e vê nessa incerteza o perigo de sua alma, que é interminável até que Deus o chame de lar. As experiências da almaliberdade de escolha e subseqüente escravidão ao pecado, mas sabe que o divinoa predestinação prevalecerá.
Milhares e milhares de páginas foram escritas sobre Agostinho e seus pontos de vista. Dada a sua influência, ele é frequentemente questionado por sua opinião sobre as controvérsias (da Imaculada Conceição de Maria à ética da contracepção ) que ele mal imaginou ou poderia ter falado. Mas os temas do Deus imperial e do eu contingentesão profundos e vão longe para explicar sua recusa em aceitar as doutrinas maniqueístas de um poderoso Diabo em guerra com Deus, o particularismo donatista em face da religião universal, ou reivindicações pelagianas de autonomia e confiança humanas . Suas opiniões sobresexualidade e o lugar deas mulheres na sociedade têm sido testadas e procuradas nos últimos anos, mas também podem ter raízes na solidão de um homem aterrorizado por seu pai - ou seu Deus.
No final, Agostinho e sua própria experiência, tão vividamente exibida e ao mesmo tempo velada em suas Confissões , desaparecem de vista, sendo substituídas pela serena professora retratada na arte medieval e renascentista . Vale lembrar que Agostinho morreu no meio de uma comunidade que temia por seu bem-estar material e que ele escolheu passar seus últimos dias em uma sala sozinho, afixando em uma parede onde pudesse ver os textos dos sete. Salmos penitenciais, para lutar uma última vez com seus pecados antes de conhecer seu criador.