“José Doroteo Arango Arámbula (5 de junho de 1878 - 20 de julho de 1923) - mais conhecido por seu pseudônimo Francisco Villa ou seu hipocorismo Pancho Villa - foi um dos mais proeminentes generais revolucionários mexicanos.
Como comandante da División del Norte (Divisão do Norte), ele era o verdadeiro caudilho do estado de Chihuahua, no norte do México, que, dado seu tamanho, riqueza mineral e proximidade com os Estados Unidos da América, proporcionava-lhe amplos recursos. Villa também foi governador provisório de Chihuahua em 1913 e 1914. Embora ele tenha sido impedido de ser aceito no “panteón” de heróis nacionais até cerca de 20 anos após sua morte, hoje sua memória é honrada por mexicanos, cidadãos americanos e muitas pessoas ao redor o mundo. Além disso, numerosas ruas e bairros do México são nomeados em sua homenagem.
Villa e seus partidários tomaram terras de fazendas para distribuição a camponeses e soldados. Ele roubou e requisitou trens e, como os outros generais revolucionários, imprimiu dinheiro fiduciário para pagar por sua causa. Os homens e apoiadores de Villa ficaram conhecidos como Villistas durante a revolução de 1910 a aproximadamente 1920.
O domínio de Villa no norte do México foi quebrado em 1915 através de uma série de derrotas sofridas em Celaya e Agua Prieta pelas mãos de Álvaro Obregón e Plutarco Elías Calles. Depois da famosa incursão de Villa em Columbus em 1916, o general John J. Pershing tentou sem sucesso capturar Villa em uma perseguição de nove meses que terminou quando Pershing foi chamado de volta quando a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial foi assegurada. Villa se aposentou em 1920 e foi dada uma grande propriedade que ele se transformou em uma "colônia militar" para seus ex-soldados. Em 1923, ele decidiu se envolver novamente na política mexicana e, como resultado, foi assassinado, provavelmente sob ordens de Obregón ”. - Wikipedia
O revolucionário mexicano Pancho Villa senta-se a cavalo, usando um chapéu de palha e munições amarradas nos ombros, década de 1910. (Foto de Hulton Archive / Getty Images)
O líder revolucionário mexicano Pancho Villa (L) senta-se contra uma árvore com um colega soldado, seus chapéus de palha sobre os joelhos, após a Revolução Mexicana de 1911. (Foto: Hulton Archive / Getty Images)
Os líderes revolucionários mexicanos Emiliano Zapata (C, Esquerda) (1879–1919) e Pancho Villa (C, Direita) sentam-se em frente a um grupo de soldados, em 2 de janeiro de 1915. (Foto: Hulton Archive / Getty Images)
O revolucionário mexicano Pancho Villa sorri enquanto está sentado a cavalo, c. 1911. (Foto de Hulton Archive / Getty Images)
General Francisco Villa, nascido Doroteo Arango, também conhecido como herói Pancho Villa da Revolução Mexicana. (Foto da agência de notícias Topical / Getty Images)
O líder revolucionário mexicano General Pancho Villa cavalga à frente dos rebeldes mexicanos durante a Revolução Mexicana. (Foto da agência de notícias Topical / Getty Images). 1911
O líder mexicano rebelde Francisco “Pancho” Villa com uma das motos usadas na Batalha de Torrero. (Foto da agência de notícias Topical / Getty Images). Agosto de 1914
General Francisco “Pancho” Villa, herói da Revolução Mexicana. (Foto da agência de notícias Topical / Getty Images). 2 de julho de 1919
Fonte: http://avax.news/touching/Pancho_Villa.html