Situada a meio caminho entre a cidade de Medellín e Bogotá, a capital colombiana, Hacienda Napoles era a vasta fazenda do barão das drogas Pablo Escobar. No início da década de 1980, depois que Escobar ficou rico, mas antes de começar a campanha de assassinatos e bombardeios que quase destruiu a Colômbia, ele construiu um zoológico. No auge de seu poder, Escobar foi estimado em mais de US $ 30 bilhões.
Ele contrabandeou elefantes, girafas e outros animais exóticos, entre eles quatro hipopótamos - três fêmeas e um macho. E com um gesto tipicamente grandioso, ele permitiu que o público vagasse livremente pelo zoológico. A entrada foi decorada com um avião Piper idêntico ao usado por Escobar para fazer seu primeiro carregamento de cocaína aos Estados Unidos, e o terreno estava povoado com estátuas de dinossauros e outras criaturas.
Quando Hacienda Napoles foi confiscada no início da década de 1990, o zoológico de Escobar foi espalhado por zoológicos de todo o país. Mas não os hipopótamos. Por cerca de duas décadas, eles se afundaram em seu lago ensopado, observando o parque de 20 km² (8 milhas quadradas) ao redor deles se tornar negligenciado e coberto de mato - e então se transformar novamente em um zoológico e parque temático, completo com toboáguas. O tempo todo, os próprios hipopótamos prosperaram e se multiplicaram. Ninguém sabe quantos são. A autoridade ambiental local, que é responsável por eles, estima entre 50 e 60.
Em 2014, funcionava no local um parque temático africano no estilo “Jurassic Park”, que foi alugado por uma empresa privada. O “Parque Temático Hacienda Nápoles” vem completo com um parque aquático, uma atração de safári guiado, aquários e uma réplica das cavernas do Parque Nacional Cueva de los Guácharos, na Colômbia. O museu Escobar, sua coleção particular de carros queimados e as "ruínas" abandonadas de sua casa ainda são acessíveis ao público, mas supostamente desabaram em fevereiro de 2015.
Pablo Escobar no auge de seu poder. 1988.
Vista aérea da Hacienda Nápoles.
A entrada da fazenda é decorada com uma réplica do avião Piper, que transportou o primeiro carregamento de cocaína de Escobar para os Estados Unidos.
Um soldado inspeciona um dos piquetes do zoológico da fazenda.
Um soldado observa um par de rinocerontes cativos na fazenda.
Os elefantes da hacienda.
Soldados observam o lago de hipopótamos na fazenda.
Uma placa dá as boas-vindas aos visitantes do zoológico da fazenda.
Dentro da hacienda.
Uma parte do terreno da hacienda, com esculturas de dinossauros visíveis à distância.
(Crédito da foto: Eric Vandeville / Gamma-Rapho / Getty Images).
Fonte: https://rarehistoricalphotos.com/pablo-escobar-hacienda-1980s/