25.8.20

Genghis Khan

ESCRITO POR
Charles R. Bawden


Genghis Khan , Genghis também soletrou Chinggis, Chingis, Jenghiz ou Jinghis, nome original Temüjin, também soletrado Temuchin , (nascido em 1162, perto do Lago Baikal , Mongólia - morreu em 18 de agosto de 1227), guerreiro-governante mongol, um dos mais famosos conquistadores da história, que consolidaram as tribos em uma Mongólia unificada e então estendeu seu império pela Ásia até o mar Adriático .


Genghis Khan foi um guerreiro e governante de gênio que, partindo de origens obscuras e insignificantes, trouxe todos os tribos nômades da Mongólia sob o domínio dele e de sua família em um estado militar rigidamente disciplinado . Ele então voltou sua atenção para os povos assentados além das fronteiras de seu reino nômade e começou a série de campanhas de pilhagem e conquista que acabou levando os exércitos mongóis até o Mar Adriático em uma direção e a costa do Pacífico da China na outra , levando ao estabelecimento do grande Império Mongol.

Contexto Histórico

Com exceção do tipo saga História Secreta dos Mongóis (1240?), Apenas fontes não mongóis fornecem informações quase contemporâneas sobre a vida de Genghis Khan. Quase todos os escritores, mesmo aqueles que estiveram no serviço mongol, falaram sobre a enorme destruição causada pelas invasões mongóis. Um historiador árabe expressou abertamente seu horror com a lembrança deles. Além do alcance dos mongóis e contando com informações de segunda mão, o cronista do século 13Matthew Paris os chamou de "nação detestável de Satanás que se espalhou como demônios do Tártaro, de modo que são corretamente chamados de tártaros". Ele estava brincando com a palavra clássica Tártaro (Inferno) e o antigo nome tribal de Tártarosuportado por alguns dos nômades, mas seu relato captura o terror que os mongóis evocaram. Como fundador da nação mongol, organizador dos exércitos mongóis e gênio por trás de suas campanhas, Genghis Khan deve compartilhar a reputação de seu povo, embora seus generais frequentemente operassem por conta própria, longe da supervisão direta. No entanto, seria um erro ver as campanhas mongóis como incursões aleatórias de bandos de selvagens saqueadores. Tampouco é verdade, como alguns supõem, que essas campanhas tenham sido de alguma forma provocadas por uma dessecação progressiva da Ásia Interior que obrigou os nômades a procurar novas pastagens. Também não foram as invasões mongóis um evento único. Genghis Khan não foi o primeiro nem o último conquistador nômade a sair da estepe e aterrorizar a periferia estabelecidada Eurásia. Suas campanhas eram meramente maiores em escala, mais bem-sucedidas e mais duradouras do que as de outros líderes. Eles atingiram mais violentamente os povos sedentários que tinham o hábito de registrar acontecimentos por escrito e afetaram uma parte maior do continente eurasiático e uma variedade de sociedades diferentes.


Duas sociedades estavam em contato constante, duas sociedades que eram mutuamente hostis, mesmo que apenas por causa de seus modos de vida diametralmente opostos, e ainda assim essas sociedades eram interdependentes. Os nômades precisavam de alguns dos produtos básicos do sul e cobiçavam seus luxos. Isso poderia ser obtido pelo comércio, pela taxação de caravanas transitórias ou por ataques armados. Os povos assentados deA China precisava dos produtos da estepe em menor medida, mas eles não podiam ignorar a presença dos bárbaros nômades e estavam sempre preocupados em resistir à invasão por um meio ou outro. Uma dinastia forte , como a dos manchus do século 17, poderia estender seu poder militar diretamente sobre todo o interior da Ásia. Em outras ocasiões, os chineses teriam que jogar um grupo de bárbaros contra outro, transferindo seu apoio e fazendo malabarismos com suas alianças para evitar que uma tribo se tornasse forte demais.
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O ciclo de força e fraqueza dinástica na China foi acompanhado por outro ciclo, o de unidade e fragmentação entre os povos da estepe. No auge de seu poder, uma tribo nômade sob um líder determinado poderia subjugar as outras tribos à sua vontade e, se a situação na China fosse de fraqueza, poderia estender seu poder muito além da estepe. No final, essa extensão do poder nômade sobre a cultura incompatível e sedentária do sul trouxe seu próprio inimigo . Os nômades perderam sua base tradicional de superioridade - aquela mobilidade relâmpago que exigia pouco em termos de suprimentos e forragem - e foram engolidos pelos chineses que haviam conquistado. O ciclo seria então retomado; uma China poderosa iria ressurgir, e desordem e disputas mesquinhas entrechefes efêmeros seriam o novo padrão de vida entre os nômades. A história das conquistas mongóis ilustra perfeitamente essa análise, e é contra esse pano de fundo de contrastes e tensões políticas que a vida de Genghis Khan deve ser avaliada. Suas campanhas não eram uma naturais ou até mesmo dada por Deus inexplicável catástrofe , mas o resultado de um conjunto de circunstâncias manipulados por um soldado de ambição, determinação e gênio. Ele encontrou seu mundo tribal pronto para a unificação, numa época em que a China e outros Estados colonizados estavam, por uma razão ou outra, simultaneamente em declínio, e ele explorou a situação.

Lutas Iniciais

Várias datas são fornecidas para o nascimento de Temüjin (ou Temuchin), como Genghis Khan foi nomeado - em homenagem a um líder que foi derrotado por seu pai, Yesügei, quando o Temüjin nasceu. A cronologia da infância de Temüjin é incerta. Ele pode ter nascido em 1155, em 1162 (a data favorecida hoje na Mongólia) ou em 1167. Segundo a lenda , seu nascimento foi auspicioso , porque ele veio ao mundo com um coágulo de sangue na mão. Também é dito que ele era de origem divina, seu primeiro ancestral tendo sido um lobo cinza , "nascido com um destino do céu nas alturas". No entanto, seus primeiros anos foram tudo menos promissores. Quando tinha nove anos, Yesügei, um membro da realezaBorjigin, clã dos mongóis, foi envenenado por um bando de tártaros, outro povo nômade, na continuação de uma velha rixa.

Com Yesügei morto, o restante do clã, liderado pelo rival A família Taychiut abandonou sua viúva, Höelün, e seus filhos, considerando-os fracos demais para exercer a liderança e aproveitando a oportunidade para usurpar o poder. Por um tempo, a pequena família levou uma vida de extrema pobreza, comendo raízes e peixes em vez da dieta nômade normal de carneiro e leite de égua. Duas anedotasilustram as circunstâncias difíceis de Temüjin e, mais significativamente, o poder que ele já tinha de atrair simpatizantes por meio da força de sua personalidade. Uma vez ele foi capturado pelo Taychiut, que, ao invés de matá-lo, o manteve em torno de seus acampamentos, usando uma coleira de madeira. Uma noite, quando estavam festejando, Temüjin, percebendo que estava sendo guardado de maneira inadequada, derrubou a sentinela com um golpe de sua coleira de madeira e fugiu. O Taychiut procurou por ele a noite toda, e ele foi visto por um de seus membros, que, impressionado com o fogo em seus olhos, não o denunciou, mas o ajudou a escapar correndo o risco de sua própria vida. Em outra ocasião, ladrões de cavalos vieram e roubaram oito dos nove cavalos que a pequena família possuía. Temüjin os perseguiu. No caminho, ele parou para perguntar a um jovem estranho, chamadoBo'orchu, se ele tivesse visto os cavalos. Bo'orchu imediatamente deixou a ordenha que estava fazendo, deu a Temüjin um cavalo novo e partiu com ele para ajudar a recuperar os animais perdidos. Ele recusou qualquer recompensa, mas, reconhecendo a autoridade de Temüjin, ligou-se irrevogavelmente a ele como umnökör , ou companheiro livre, abandonando sua própria família.

Temüjin e sua família aparentemente preservaram um fundo considerável de prestígio como membros do clã real Borjigin, apesar de sua rejeição por ele. Entre outras coisas, ele foi capaz de reivindicar a esposa com quem Yesügei o havia prometido pouco antes de sua morte. Mas oO povo Merkit , uma tribo que vivia no norte da Mongólia, guardava rancor de Temüjin, porque Yesügei havia roubado sua própria esposa, Höelün, de um de seus homens e, por sua vez, eles violaram a esposa de TemüjinBörte. Temüjin sentiu-se capaz de apelar paraToghril, doTribo Kereit, com quem Yesügei teve relacionamento de anda , ou irmão juramentado, e na época o mais poderoso príncipe mongol, pela ajuda na recuperação de Börte. Ele teve a clarividência de reacender sua amizade, presenteando Toghril com uma pele de zibelina, que ele mesmo havia recebido como presente de noiva. Ele parece não ter mais nada a oferecer; ainda assim, em troca, Toghril prometeu reunir o povo disperso de Temüjin, e diz-se que ele resgatou sua promessa fornecendo 20.000 homens e persuadindoJamuka, um amigo de infância de Temüjin, para fornecer um exército também. O contraste entre a miséria de Temüjin e o enorme exército fornecido por seus aliados é difícil de explicar, e nenhuma autoridade além da narrativa da História Secreta está disponível.

Genghis Khan
FATOS RÁPIDOS



Nacimento 1162
perto do Lago Baikal
Morte 18 de agosto de 1227 (65 anos)
TÍTULO / CARGO
, Império Mongol (1206-1227)MEMBROS NOTÁVEIS ​​DA FAMÍLIA
Filho Ögödei
Filho Chagatai
Filho Jöchi


VOCÊ SABIA?
As conquistas de Genghis Khan causaram a morte de cerca de 40 milhões de pessoas, afetando especialmente a China e a área que hoje é o Irã.

Não há nenhuma obra de arte de Genghis Khan de sua vida.

Genghis Khan criou uma rede postal e de comunicação internacional conhecida como "Yam".


Subir Ao Poder

Com aliados poderosos e uma força própria, Temüjin derrotou o Merkit, com a ajuda de uma estratégia pela qual Temüjin deveria regularmente colher as sementes de uma rebelião futura. Ele tentou nunca deixar um inimigo em sua retaguarda; anos depois, antes de atacar a China , ele primeiro se certificaria de que nenhum líder nômade sobrevivesse para apunhalá-lo pelas costas. Não muito depois da destruição do Merkit, ele tratou a nobreza dosClã Jürkin da mesma maneira. Esses príncipes, supostamente seus aliados, lucraram com sua ausência em um ataque aos tártaros para saquear sua propriedade. Temüjin exterminou a nobreza do clã e tomou as pessoas comuns como seus próprios soldados e servos. Quando seu poder cresceu o suficiente para ele arriscar um confronto final com o formidávelTártaros, ele primeiro os derrotou em batalha e depois massacrou todos aqueles mais altos do que a altura de um eixo de carroça. Presumivelmente, as crianças deveriam crescer ignorando sua identidade passada e se tornarem seguidores leais dos mongóis. Quando a aliança dos Kereit com Toghril finalmente foi rompida e Temüjin teve que se livrar desse obstáculo ao poder supremo, ele dispersou o povo Kereit entre os mongóis como servos e tropas. Essa crueldade não era mera crueldade desenfreada. Temüjin pretendia não deixar com vida nenhum dos velhos aristocratas rivais, que poderiam se revelar um foco de resistência; para fornecer-se uma força de combate; e, acima de tudo, esmagar o senso de lealdade ao clã que favorecia a fragmentação e unir todos os nômades na obediência pessoal à sua família. E quando, em 1206, foi aceito como imperador de todo o povo das estepes,

Pelo menos desde a época da derrota dos Merkits, Temüjin almejava a supremacia nas estepes para si mesmo. A amizade renovada com Jamuka durou apenas um ano e meio. Então, um dia, enquanto os dois amigos estavam em marcha, Jamuka proferiu um comentário enigmático sobre a escolha do local para acampar, o que levou a esposa de Temüjin, Börte, a avisá-lo de que já era hora de os dois amigos seguirem caminhos separados. O que está por trás desse episódio é difícil de ver. A história da História Secreta é muito enigmática em sua brevidadee sua linguagem alusiva para permitir uma explicação confiável. Foi sugerido que Jamuka estava tentando provocar uma crise na liderança. Da mesma forma, pode ser que a linguagem seja deliberadamente obscura para encobrir o fato de que Temüjin estava prestes a abandonar seu camarada. Seja como for, Temüjin aceitou o conselho de Börte. Muitos dos próprios homens de Jamuka também o abandonaram, provavelmente vendo em Temüjin o homem que eles pensaram que teria mais probabilidade de vencer no final. A História Secretajustifica sua ação em termos épicos. Um dos homens conta a Temüjin sobre uma visão que apareceu para ele e que só poderia ser interpretada como significando que o Céu e a Terra concordaram que Temüjin deveria ser o senhor do império. Olhando para a situação de uma forma mais prática, a interação das lealdades vacilantes da estepe pode ser discernida. Os membros do clã sabiam o que estava acontecendo, e alguns deles apressaram-se em passar para o lado de Temüjin, percebendo que um líder forte estava por vir e que seria prudente declarar por ele o quanto antes.

O rompimento com Jamuka ocasionou uma polarização dentro do mundo mongol que só seria resolvida com o desaparecimento de um ou outro dos rivais. Jamuka não tem advogado na história. A história secreta tem muito a contar sobre ele, nem sempre antipática, mas é essencialmente a crônica da família de Temüjin; e Jamuka aparece como o inimigo, embora às vezes relutante. Ele é um enigma , um homem com força de personalidade suficiente para liderar uma coalizão rival de príncipes e ser eleitogur-khān , ou supremo , por eles. No entanto, ele era um intrigante, um homem de visão curta, pronto para abandonar seus amigos, até mesmo se voltar contra eles, em prol de um lucro rápido. Mas para Temüjin, poderia estar ao alcance de Jamuka dominar os mongóis, mas Temüjin era incomparavelmente maior; e a rivalidade quebrou Jamuka.

Os líderes dos clãs começaram a se agrupar em torno de Temüjin e Jamuka e, alguns anos antes da virada do século, alguns deles se propuseram a tornar Temüjin o cã dos mongóis. Os termos com que o fizeram, prometendo-lhe lealdade na guerra e na caça, sugerem que tudo o que procuravam era um general confiável, certamente não o senhor supremo que se tornaria. De fato, mais tarde, alguns deles o abandonariam. Mesmo nessa época, Temüjin era apenas um chefe menor, como mostra o próximo evento importante narrado pela História Secreta , uma briga em uma festa, provocada por seus aliados nominais os príncipes Jürkin, a quem ele mais tarde massacrou. oO imperador Jin, no norte da China, também o considerava sem grande importância. Em uma das reversões da política característica de sua manipulação dos nômades, os Jin atacaram seus antigos aliados, os tártaros. Junto com Toghril, Temüjin aproveitou a oportunidade de continuar a rivalidade do clã e levou os tártaros na retaguarda. O imperador Jin recompensou Toghril com o título chinês dewang , ou príncipe, e deu a Temüjin um ainda menos exaltado. E, de fato, nos anos seguintes, o Jin não teve nada a temer de Temüjin. Ele estava totalmente ocupado em aumentar seu poder nas estepes e não representava uma ameaça óbvia para a China.

Agora Temüjin começou a eliminar sistematicamente todos os rivais. Sucessivas coalizões formadas por Jamuka foram derrotadas. Os tártaros foram exterminados. Toghril se permitiu ser manobrado pelas intrigas de Jamuka e pelas ambições e suspeitas de seu próprio filho para uma guerra aberta contra Temüjin, e ele e seu povo Kereit foram destruídos. Finalmente, no oeste, o governante naiman, temeroso do poder crescente dos mongóis, tentou formar mais uma coalizão, com a participação de Jamuka, mas foi totalmente derrotado e perdeu seu reino. Jamuka, inconstante como sempre, abandonou oNaiman Khan no último momento. Essas campanhas aconteceram poucos anos antes de 1206 e deixaram Temüjin mestre das estepes. Naquele ano, uma grande assembléia foi realizada perto do rio Onon, e Temüjin foi proclamado Genghis Khan: o título provavelmente significava Governante Universal.

Unificação Da Nação Mongol

O ano de 1206 foi um ponto de viragem na história dos mongóis e na história mundial: o momento em que os mongóis estavam prontos para sair da estepe. A própria Mongólia assumiu uma nova forma. As brigas e incursões tribais mesquinhas eram coisa do passado. Os nomes familiares de tribos e clãs haviam caído em desuso ou aqueles que os carregavam foram encontrados, posteriormente, espalhados por todo o mundo mongol, testemunhando a destruição do sistema tradicional de clã e tribo. Uma nação mongol unificada passou a existir como criação pessoal de Genghis Khan e, por meio de muitas vicissitudes (desintegração feudal, incipienteretribalização, ocupação colonial), sobreviveu até os dias atuais. As ambições mongóis olhavam além da estepe. Genghis Khan estava pronto para começar sua grande aventura de conquista do mundo. A nova nação foi organizada, acima de tudo, para a guerra. As tropas de Genghis Khan eram divididas no sistema decimal, eram rigidamente disciplinadas e bem equipadas e abastecidas. Os generais eram seus próprios filhos ou homens que ele havia escolhido, absolutamente leais a ele.

O gênio militar de Genghis Khan podia se adaptar às circunstâncias que mudavam rapidamente. Inicialmente, suas tropas eram exclusivamente de cavalaria, cavalgando o robusto pônei mongol alimentado com grama que não precisava de forragem. Com tal exército, outros nômades poderiam ser derrotados, mas as cidades não poderiam ser tomadas. No entanto, em pouco tempo os mongóis foram capazes de empreender o cerco de grandes cidades, usando mangonelas, catapultas, escadas, queima de óleo e assim por diante e até mesmo desviando rios. Foi apenas aos poucos, por meio do contato com homens de estados mais estabelecidos, que Genghis Khan percebeu que havia maneiras mais sofisticadas de desfrutar o poder do que simplesmente invadir, destruir e saquear. Era um ministro do cã de naiman, a última tribo mongol importante a resistir a Genghis Khan, que o ensinou os usos da alfabetização e ajudou a reduzir a língua mongol à escrita. oA História Secreta relata que só depois da guerra contra o império muçulmano deKhwārezm , na região de Amu Darya (Oxus) e Syr Darya (Jaxartes), provavelmente no final de 1222, que Genghis Khan aprendeu com conselheiros muçulmanos o “significado e a importância das cidades”. E foi outro conselheiro, anteriormente a serviço do imperador Jin, que lhe explicou os usos dos camponeses e artesãos como produtores de bens tributáveis. Ele pretendia transformar os campos cultivados do norte da China em pastagens para seus cavalos.

As grandes conquistas dos mongóis, que os transformariam em uma potência mundial, ainda estavam por vir. A China era o objetivo principal. Genghis Khan garantiu pela primeira vez seu flanco ocidental com uma dura campanha contra o reino Tangut deXixia , um estado fronteiriço a noroeste da China, e então caiu sobre o império Jin do norte da China em 1211. Em 1214 ele se permitiu ser comprado, temporariamente, com uma grande quantidade de saque, mas em 1215 as operações foram retomadas, ePequim foi tomada. Posteriormente, a subjugação mais sistemática do norte da China estava nas mãos de seu generalMuqali. O próprio Genghis Khan foi compelido a se afastar da China e realizar a conquista de Khwārezm. Essa guerra foi provocada pelo governador da cidade de Otrar, que massacrou uma caravana de mercadores muçulmanos que estavam sob a proteção de Genghis Khan. O Khwārezm-Shāh recusou a satisfação. A guerra com Khwārezm sem dúvida teria ocorrido mais cedo ou mais tarde, mas agora não poderia ser adiada. Foi nessa guerra que os mongóis conquistaram sua reputação de selvageria e terror. Cidade após cidade foi invadida, os habitantes massacrados ou forçados a servir como tropas avançadas para os mongóis contra seu próprio povo. Campos e jardins foram destruídos e as obras de irrigação destruídas enquanto Genghis Khan perseguia sua implacável vingançacontra a casa real de Khwārezm. Ele finalmente se retirou em 1223 e não liderou seus exércitos novamente na guerra até a campanha final contra Xixia em 1226-1227. Ele morreu em 18 de agosto de 1227.

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Legado

Tanto quanto pode ser julgado pelas fontes díspares , a personalidade de Genghis Khan era complexa. Ele tinha grande força física, tenacidade de propósito e uma vontade inquebrável. Ele não era obstinado e ouvia os conselhos de outras pessoas, incluindo suas esposas e mãe. Ele era flexível. Ele podia enganar, mas não era mesquinho. Ele tinha um senso do valor da lealdade, ao contrário de Toghril ou Jamuka. Inimigos culpados de traição para com seus senhores podiam esperar um rápido esquecimento dele, mas ele exploraria sua traição ao mesmo tempo. Ele tinha uma mentalidade religiosa, levado por seu senso de missão divina e, em momentos de crise, adorava reverentemente oEterno Céu Azul, a divindade suprema dos mongóis. Muita coisa é verdade sobre sua infância. A imagem se torna menos harmoniosa à medida que ele sai de sua esfera familiar e entra em contato com o mundo estranho e estabelecido além da estepe. No início, ele não conseguia ver além dos ganhos imediatos a serem obtidos com o massacre e a rapina e, às vezes, era consumido por uma paixão pela vingança. Ainda assim, durante toda a sua vida ele conseguiu atrair a lealdade de homens dispostos a servi-lo, tanto companheiros nômades quanto homens civilizados do mundo estabelecido. Sua fama pode até persuadir o velho sábio taoístaChangchun (Qiu Chuji) viajou por toda a Ásia para discorrer sobre assuntos religiosos. Ele era acima de tudo adaptável, um homem que podia aprender.

Organização, disciplina , mobilidade e propósitos implacáveis ​​foram os fatores fundamentais de seus sucessos militares. Massacres de populações derrotadas, com o terror resultante, eram armas que ele usava regularmente. Sua prática de convocar as cidades à rendição e de organizar o massacre metódico daqueles que não se submeteram foi descrita como guerra psicológica; mas, embora fosse sem dúvida a política de minar a resistência promovendo o terror, o massacre foi usado em seu próprio benefício. Prática mongol , especialmente na guerra contra Khwārezm, era enviar agentes para desmoralizar e dividir a guarnição e a população de uma cidade inimiga, misturando ameaças com promessas. A reputação de terror dos mongóis freqüentemente paralisava seus prisioneiros, que se permitiam ser mortos quando a resistência ou a fuga não eram impossíveis. Na verdade, os mongóis não prestaram contas. A resistência trouxe certa destruição, mas em Balkh , agora no Afeganistão , a população foi massacrada apesar de uma rendição imediata, por razões táticas.

As conquistas de Genghis Khan foram grandiosas. Ele uniu todas as tribos nômades e, com exércitos numericamente inferiores, derrotou grandes impérios, como Khwārezm e o ainda mais poderoso estado Jin. Mesmo assim, ele não exauriu seu povo. Ele escolheu seu sucessor, seu filhoÖgödei , com grande cuidado, assegurou-se de que seus outros filhos obedeceriam a Ögödei, e passou para ele um exército e um estado em pleno vigor. No momento de sua morte, Genghis Khan conquistou a massa de terra que se estendia de Pequim ao Mar Cáspio , e seus generais haviam invadido a Pérsia e a Rússia. Seus sucessores estenderiam seu poder sobre todo oChina , Pérsia e grande parte da Rússia. Eles fizeram o que ele não conseguiu e talvez nunca tenha pretendido realmente - isto é, unir suas conquistas em um império fortemente organizado. A destruição provocada por Genghis Khan sobrevive na memória popular, mas muito mais significativa, essas conquistas foram apenas a primeira fase do Império Mongol, o maior império continental dos tempos medievais e modernos.