Clique nas Setas do Gráfico Veja aqui um Pouco da História de Carmen Miranda.
Nos 100 anos de nascimento da pequena notável, veja o que fazem hoje compositores, intérpretes, biógrafos e pesquisadores para que possamos conhecer melhor esta artista.
No centenário, museu traz mais de 3 mil peças de Carmen Miranda
Casa, que leva o nome da cantora, terá filmes, shows e palestras.
Bijuterias, turbantes, partituras e roteiros também estarão à mostra.
O que é que a portuguesa tem? Mais brasileira das lusitanas, Carmen Miranda completaria 100 anos nesta segunda-feira (9). Para comemorar a data, festa com direito a muita música, filme e, claro balangandãs. Entre os dias 9 e 15 de fevereiro, o Museu Carmem Miranda, no Rio, terá uma programação especial e gratuita para a ocasião. Réplica em tamanho real Uma escultura em tamanho natural seguindo as características da cantora foi criada pelo artista plástico Ulysses Rabelo, que estudou a máscara mortuária e a arcada dentária de Carmen para garantir a fidelidade da peça. Cenário das comemorações, o Museu Carmen Miranda foi criado em 1976 com as doações da família da cantora e abriga 3.560 itens sendo 461 peças de indumentárias, entre elas 220 bijuterias, 11 trajes completos de shows e filmes, cintos, sapatos e turbantes, além de 1.900 partituras, manuscritos, roteiros, 710 fotografias e cartazes. Breve biografia Um dos principais ícones brasileiros, Maria do Carmo Miranda da Cunha nasceu em Portugal. Veio para o Brasil ainda criança, e foi aqui que começou a se transformar no fenômeno que tomaria conta dos Estados Unidos, onde morreu, aos 46 anos. Muitos de seus problemas de saúde, segundo relatos da época, eram por conta do uso excessivo de anfetaminas. Trazida de volta para o Brasil, ela foi velada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Em pouco mais de15 anos, a Pequena Notável - apelido dado por César Ladeira, da Rádio Nacional – gravou quase 300 músicas em mais de 140 discos, além de 14 filmes e milhares de shows, sobretudo no Brasil e nos Estados Unidos, onde era conhecida como "Brazilian Bombshell". Serviço O Museu Carmen Miranda fica Avenida Rui Barbosa (em frente ao nº 560), no Flamengo, na Zona Sul do Rio. O museu funciona, de terça a sexta, das 11h às 17h, e sábados e domingos, das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Para ver a programação completa, clique aqui. Fonte:G1, Clicrbs. Disponível em: ClicRbs:http://www.clicrbs.com.br/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&tab=00001&newsID=0&subTab=00000Entre os itens da exposição, foto autografada pela Pequena Notável (Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Cultura)
Na Semana Carmen Miranda, o museu, que leva o nome da cantora, vai exibir 13 filmes, fazer debates com Ruy Castro, autor da biografia sobre a artista, e com parentes dela, além de shows com cantores como Marcos Sacramento e grito de carnaval com o Cordão da Bola Preta.
A Rádio Roquette Pinto, onde Carmen Miranda começou sua carreira, vai dedicar parte de sua programação à homenageada, com foco na sua biografia e blocos com suas músicas. Frases sobre o centenário serão colocadas no painel do Maracanã. Marcas pessoais: sandálias plataforma e turbantes (Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Cultura)
Museu Carmen Miranda tem mais de 3 mil peças da cantora expostas (Foto: Divulgação / Secretaria de Estado de Cultura)