Entenda as mudanças que estão ocorrendo na proposta do MEC de unificação do vestibular
21 das 55 universidades federais adotarão o Enem como fase única do vestibular
A discussão entre governo e universidades sobre a proposta do MECde unificar o vestibular com o novo Enem tem avançado. Mas, ainda faltam algumas definições e as dúvidas continuam a atormentar milhares de professores, alunos, universidades e educadores.
O prazo dado às instituições de ensino para decidir como elas adotarão o novo modelo em 2009 termina no fim do mês de maio. Para aquelas que vão utilizar a prova como fase única do vestibular a data final foi o dia 20 de maio. Até esse dia, 21 das 55 universidades federais do país optaram pelo Enem como fase única do processo seletivo de pelo menos um de seus cursos; 5 ainda não se manifestaram e o restante escolheu diferentes formas de adesão.
Em meio a tantas indefinições, uma coisa é certa: o novo Enem começa a valer já em 2009, mas, ainda sujeito a modificações. Mesmo valendo como fase única para algumas instituições, e como 1ª fase para outras, o novo modelo ainda está em fase de experiência. Tanto é verdade, que o próprio ministério da Educação (MEC) formou um Comitê de Governança para acompanhar a implantação do novo Enem.
A iniciativa de substituir o vestibular pelo Enem é uma tentativa do MEC de reformular o currículo do ensino médio. De acordo com o ministroFernando Haddad o atual sistema de seleção privilegia a "decoreba" ao invés de estimular o desenvolvimento do senso crítico e do raciocínio. O ministro acredita que, ao cobrar esses conteúdos da maneira como vem sendo feito, as Universidades e faculdades influenciam negativamente a grade do Ensino Médio. Para Haddad, essa é uma das principais causas da má qualidade do Ensino Médio brasileiro. "O vestibular está desorganizando o currículo do Ensino Médio. Os assuntos cobrados não colaboram para a compreensão do mundo e seus fenômenos", disse o ministro.
Para entender melhor como anda o processo de implantação do novo vestibular, o Educar Para Crescer elaborou uma lista com as principais dúvidas sobre o novo Enem.
Fonte: