O uso da Tecnologia está tornando-se uma prática comum em nosso cotidiano, seja nas práticas bancárias, no supermercado, no cinema, enfim, os recursos tecnológicos estão presentes em todas as áreas, incluindo a educação. Entretanto, percebe-se que, na área educacional, apesar das práticas tecnológicas, ainda há uma grande resistência por parte dos docentes quanto ao uso das TIC em sala de aula. A explicação para a resistência do uso das TIC por parte dos docentes é primeiramente, não ter conhecimento sobre as práticas das TIC em sala de aula; o segundo fator é o receio de não "dominar" essa nova linguagem, tão comum aos nossos discentes; e em terceiro; a falta de um planejamento de ações voltadas para o processo de ensino-aprendizagem com ferramentas tecnológicas, leva ao uso da TIC, atividades sem aprofundamento pedagógico, e, ao invés da tecnologia ser mais um apoio didático e pedagógico, resulta apenas em atividades de laboratório de informática. Hoje, com o uso da Internet, a informação encontra-se em todos os lugares. Nesse processo, o conhecimento permanente faz-se necessário entre as pessoas, e o processo de ensino-aprendizagem, toma outro dinamismo. Porém, no Brasil, o uso das linguagens tecnológicas era realizado desprovido de reflexão, de maneira acrítica e alienante. Por isso, a crença por parte de alguns educadores, de que a informática seria apenas mais um instrumento que passaria pela educação sem nenhum contexto educacional, foi ganhando espaço, principalmente, nas escolas. Evidentemente, só a tecnologia não mudaria o quadro educacional no país. O autor José Manuel Moran, um dos maiores especialistas brasileiros no uso da Internet em sala de aula, que: "A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender hoje, da troca, do estudo em grupo, da leitura, do estudo em campo com experiências reais". "A tecnologia é tão-somente um "grande apoio", uma âncora, indispensável à embarcação, mas não é ela que a faz flutuar ou evita o naufrágio.". Sendo assim, cabe ao docente saber gerenciar a quantidade de informação na rede, de maneira crítica e de qualidade. Pesquisas mostram a necessidade de um estreitamento entre a escola e a tecnologia, para que essa, não fique isolada nessa sociedade globalizada. Cabe a escola, preparar e interagir o discente com os meios modernos, assim, a necessidade de uma interação humana e uma educação preocupada em desenvolver habilidades e competências que possam permanecer ao longo da vida do educando. Para Moran, do uso da Internet em sala de aula, pode gerar "a possibilidade de os alunos participarem de ambientes virtuais de aprendizagem". O grande desafio é "motivá-los a continuar aprendendo quando não estão em sala de aula". A preocupação pedagógica com o uso das TIC em sala de aula é de uma melhor compreensão na forma de ensinar e aprender, de maneira colaborativa, havendo interação entre professor e aluno. Dessa maneira, o uso das TIC estaria voltado para o foco da aprendizagem e não no ensino. A aprendizagem seria um processo de construção, relacionando a complexidade do cotidiano com os ensinamentos escolares. Uma escola que não esteja preparada para as novas tecnologias, ficará isolada como uma "ilha". O mesmo cabe aos profissionais da educação. Não há mais como ficar isolado do uso de novas tecnologias, e, a "desculpa" que as redes públicas de ensino não estão preparadas, não se faz a maioria do perfil das escolas espalhadas no país. Nos principais Estados da Federação, há curso de capacitação de professores (PROINFO), e as escolas estão recebendo laboratórios de informáticas. Desta forma, havendo uma compreensão pedagógica e metodológica nas escolas, o uso das TIC no sistema educacional, pode proporcionar a uma educação colaborativa, social e humana, se os professores dominarem a linguagem tecnologia e realizarem uma proposta educacional que proporcione uma inteiração entre "vivência, escola e os meios modernos" FONTE: http://www.eca.usp.br/prof/moran BATISTA, Deniele Pereira _ Técnicas e Métodos de Uso das TIC em Sala de Aula. V.1, 1ª Ed, Juiz de Fora:UFJF, 2009