A matéria a seguir foi publicada originalmente pela National Geographic Magazine em sua edição de outubro de 1923. É uma daquelas grandes reportagens fotográficas que a NatGeo sempre fez tão bem, mostrando a quantas estava a revolução introduzida pelo automóvel nos EUA na década de 20, e como ele criava novos hábitos e costumes rapidamente na medida em que era mais e mais aceito pela população. Toda a efervescência daqueles dias de glória do automóvel foi capturada, como se pode ver, com muita beleza e sensibilidade, em um misto de relato histórico e jornalismo, romantismo e heroísmo. A grandiosidade deste material é justamente a de nos mostrar estes dias em que pioneiros tiveram a oportunidade de fazer história – e fizeram. Passados quase 100 anos desta reportagem, o limitado automóvel dos primeiros anos, a falta de estradas e o risco inerente às viagens de carro têm muito pouca semelhança com o que são hoje para nós, bisnetos da revolução do automóvel. Perceba, inclusive, que já naquela época o americano já havia assimilado completamente a novidade do ‘auto-móvel’ e endereçado praticamente todos os usos que dele fazemos ainda hoje, seja para o lazer, para a simples locomoção ou negócios, entre outros usos tão criativos. Trata-se ainda de um grande balde de água fria nos que se vêem na modernidade do automóvel hoje em dia; modernos foram eles, os primeiros! Nós somos apenas os deslumbrados, que às vezes e por ignorância, negamos o talento e o valor de todos aqueles homens e mulheres que nos antecederam. O título original desta matéria da National Geographic Magazine é mais do que sugestivo: “An American Art That Has Revolutionized Methods in Manufacturing and transformed Transportation”, cujos pequenos textos explicativos eu traduzi livremente, a seguir. “Um revendedor de automóveis na Califórnia quis provar ao mundo que seus bólidos eram robustos e confiáveis, por isso colocou 10 deles para subirem o Twin Peaks na região de São Francisco. Os proprietários, entre eles uma mulher, partiram da base em ritmo acelerado e nenhuma marcha foi trocada desde então. A força dos motores construídos nos EUA representam uma grande conquista da moderna engenharia.” “Para se ter idéia do impacto da adoção do automóvel sobre 0utros meios de transporte, basta considerar que a indústria de transportes movidos a cavalos faturou 131 milhões de dólares em 1914 e apenas 42 milhões em 1921, uma redução de 67.8 porcento em apenas sete anos. Na foto acima, rodando montanha abaixo pela estrada em Pikes Peak.” “Acima, uma cena pitoresca sobre a construção de estradas em Signal Mountain, Tennessee.” “De automóvel através da árvore Wawona, em Mariposa Grove, California.” “Uma máquina poderosa e extraordinária: um automóvel moderno pronto para a grande corrida.” “No fim da trilha: Glacier Point no Parque Nacional de Yosemite, California.” “Uma mistura entre carruagem e automóvel, assim foram os primeiros anos da indústria automotiva. Haynes, Ford, Duryea, Winton, Olds e Apperson serão sempre lembrados como os fundadores de uma indústria que evolui a cada dia.” “Uma carruagem movida a hidrocarbonetos com pneus de corda em 1899. Quando Charles Goodyear jogou o seu composto de borracha, por acidente, dentro de um forno aquecido, não poderia imaginar os 40 milhões de pneus fabricados anualmente ou sequer toda a indústria automotiva que se tornou possível a partir de sua descoberta.” “O escritório do supervisor em uma fábrica de automóveis. Painéis como este, instalados no departamento de produção dos grandes fabricantes de automóveis, controlam o fluxo de materiais e peças através da fábrica, tornando-os disponíveis no momento certo e mostrando as diversas etapas da produção até que se obtenha o produto final.” “Usinando um típico bloco de motor com seis cilindros. Cada cilindro em motores de alta performance deve ser produzido exatamente no mesmo tamanho e alinhamento. Não podem variar mais que um décimo de milésimo de uma polegada dos padrões definidos. Observe o polimento em curso no quarto cilindro a partir da direita. Em um automóvel com seis cilindros, cada pistão se desloca 6.000 vezes através do cilindro a cada milha.” “Transporte experimental, duas décadas atrás. O ferreiro e o dono de um estábulo observam a nova máquina que se diz capaz de atravessar terrenos acidentados com seus pneus de borracha. Por muitos anos ainda seria o cavalo que iria rebocar estas engenhocas da lama quando os então frágeis motores parassem de funcionar ou quando os pneus se perdessem pelos caminhos.” “Ao lado de uma montanha de gelo próximo a Escanaba, Michigan. Noventa por cento das pessoas compram seus automóveis de apenas 20 por cento dos fabricantes. Os outros fabricantes repartem entre si apenas dez por cento dos compradores. Todavia, atender a demanda deste público que busca algo diferente significa um negócio que movimenta mais de meio bilhão de dólares por ano.” “Uma máquina que calcula automaticamente a área quadrada do couro que passa por ela, apesar de todas as suas irregularidades e exibe o total em um mostrador em frente ao operador.” “Preso em uma tempestade de neve no Oregon. O custo das peças de reposição dos modernos automóveis é incrivelmente baixo, o mesmo não valendo para a mão de obra necessária a sua instalação. Um grande fabricante diz que o custo de todas as peças por automóvel é de apenas US$13.00, em preço de atacado, obviamente.” “Uma moderna prensa capaz de estampar cinco pára-lamas por minuto. Esta poderosa máquina produz 2.700 peças por dia, sendo uma por cada ciclo de operação. É tão precisa que o produto estampado não precisa de acabamento complementar, e está pronto para ser utilizado assim que a pressão de 225 toneladas é recolhida.” “O final da linha de montagem de uma grande fabricante de automóveis. No início da fabricação dos automóveis, as peças eram simplesmente colocadas no chão da fábrica. Hoje o chassi, o motor, a caixa de transmissão, eixos e todos os outros componentes são disponibilizados de forma que, quando todos se encontram, estão prontos e aptos a serem montados em uma peça única ao fim da linha de montagem.” “Acabamento final em carrocerias de automóveis de alta qualidade em um grande fabricante.” “Velocímetros são testados pela fábrica. Antes de serem embalados, velocímetros são testados para auferir sua precisão em diversas velocidades, simuladas pela máquina de testes. Esta é a última de 557 inspeções que são realizadas em cada instrumento e componente ao longo de sua construção.” “Modernos vagões de dois andares necessários para o transporte de automóveis dos grandes fabricantes até os revendedores”. “Estrada através da linda paisagem do estado de Washington.” “Chegando de automóvel para a celebração da Páscoa em Riverside, California.” “Agarrado a traseira de um Ford em Rock Creek Park, Washington. Um lenhador do Michigan inventou a vela de ignição; um engenheiro do meio oeste o arranque automático; um judeu russo o aro de pneu desmontável; um yankee da Nova Inglaterra a corrente de tração para os pneus; eis os quatro inventores essenciais para o desenvolvimento do automóvel na América.” “Caminho difícil após tempestade em Cedar Breaks, Utah. A Associação Nacional de Motoristas estima que dois milhões e meio de donos de automóveis vão pegar a estrada este ano em férias, o que significa um total de 10 milhões de turistas viajando de automóvel pelo país.” “Seus proprietários estão assistindo a partida de futebol entre os times de Yowa e Yale. A foto foi feita nas proximidades do Estádio de Yale.” “Um trecho recém-concluído de rodovia asfaltada no deserto da Califórnia. Note o acostamento em primeiro plano. Esse tipo de pavimento não será eficiente onde houver dunas de areia nas suas proximidades.” “A Associação Estadual de Automóveis do Oregon decide exibir as paisagens do Oregon. O carro batedor da Associação é pintado com uma cena do Monte Hood ao fundo e a cidade de Portland em primeiro plano.” “Agora temos o verdureiro ambulante. Um comerciante de Cincinnati decidiu arriscar e colocou seu negócio sobre rodas, deslocando-o pela cidade. Deu tão certo que ele já pensa em comprar mais automóveis para sua frota.” Um pastor e seu púlpito peripatético. Um clérigo do Brooklyn decidiu seguir à risca o ensinamento ‘Vá e ensine às multidões’. Sua capela ambulante conta com um órgão e um mecanismo basculante para que seja guardada em garagens comuns.” “Serviço de venda de máquinas de escrever ambulante. Um revendedor de Bloomington, Illinois, decidiu equipar sua força de vendas com uma linha completa de suas máquinas de escrever sobre rodas. Agora, a loja viaja de cliente para cliente, em um sistema completo de demonstração.” “Em Nova York e outros estados é possível comprar pêras, maçãs, ovos e uma infinidade de produtos à beira das estradas.” “Em Maryland, foi inaugurado um serviço móvel e gratuito de biblioteca que vai até as famílias mais pobres e necessitadas do estado.” “A ida matutina ao toilet. Acampamentos de vários tipos e qualidade estão sendo criados pelo país, a fim de atender a demanda crescente de turistas e trabalhadores em permanente deslocamento.” “Transporte motorizado em uso pelo exército americano.” “A cada 30 segundos nasce um motorista da Ford, a fim de suprir a produção que sai das fábricas de River Rouge e Highland Park.” “Trânsito intenso e rotineiro na Quinta Avenida em Nova York, ao norte da Rua 42, em qualquer dia da semana. A cada dia, 45.000 veículos passam por este cruzamento. E 4.500 em uma única hora não seria algo improvável de acontecer.” “Estacionamento público em Chicago. Com o aumento da demanda por áreas de estacionamento, a solução são áreas como esta, à disposição dos motoristas por uma pequena quantia. Na entrada o motorista recebe um comprovante e o carro não é liberado sem sua apresentação.” “Viajando pelo país no estilo cigano. Este bangalô sobre rodas têm todos os confortos disponíveis hoje em dia em qualquer casa comum, como luzes elétricas, água encanada, sala de estar e acomodações para dormir. Até mesmo o acento do motoristas pode ser convertido em uma cama.”