23.10.20

A invenção da escrita: um retrospecto desta grande aventura



Por Esther Buitekant


© pixabay







A grande aventura da escrita começou há quase 5.000 anos. Da Mesopotâmia ao Egito, dos ideogramas chineses ao primeiro alfabeto, uma visão geral das primeiras formas de escrita.

Com a escrita acaba a pré-história

O que é chamado de pré-história cobre vários milhões de anos de evolução humana. Dos primeiros indivíduos do gênero Homo, por volta de 2,45 milhões de anos aC, ao advento do Homo sapiens no Paleolítico 300.000 anos atrás, à invenção da escrita em 3.500 Antes de Cristo. O surgimento da escrita trouxe o homem para a história, porque este já é capaz de documentar acontecimentos, os vestígios de suas aventuras ou comércio. As primeiras formas de escrita, muito diferentes, como veremos, do alfabeto que usamos hoje, marcam portanto o início da Antiguidade.
O aparecimento da escrita na Mesopotâmia


A escrita nasceu na Mesopotâmia, uma área geográfica localizada entre as margens do Tigre e do Eufrates, dois rios localizados no atual Iraque. Os primeiros vestígios documentados datam de 3400-3300 AC. Naquela época, não se tratava ainda de escrever a partir de um alfabeto, mas de pictogramas, representação esquemática de objetos, lugares, conceitos. Aos poucos, a escrita irá evoluindo, ao mesmo tempo que a técnica para realizá-la, e diante da dificuldade de traçar curvas no barro, os sumérios desenvolverão o que se chama de escrita cuneiforme. Escrita "em forma de cunha" ou "pregos", que se executava com ponta recortada em bisel sobre placas de argila úmida. Consiste na combinação de "cantos" aninhados uns nos outros para formar sinais. Esta escrita extremamente complexa, como evidenciado pelas tabuinhas de estudantes escribas descobertas pela arqueologia, continuou a evoluir ao longo dos séculos seguintes. A escrita cuneiforme será usada por outros povos, em cerca de quinze línguas diferentes. O primeiro alfabeto cuneiforme, um sinal de uma letra, aparece por volta do século 14 AC. O uso desta escrita continuará até o primeiro século após JC.https: //www.geo.fr/histoire/mesopotamie-les-grandes-periodes-de-son-histoire-196460 aparece por volta do século 14 aC. O uso desta escrita continuará até o primeiro século após JC.https: //www.geo.fr/histoire/mesopotamie-les-grandes-periodes-de-son-histoire-196460 aparece por volta do século 14 aC. O uso desta escrita continuará até o primeiro século após JC.https: //www.geo.fr/histoire/mesopotamie-les-grandes-periodes-de-son-histoire-196460


Outras formas de escrita da Antiguidade

Se a escrita se originou na Mesopotâmia, outros povos desenvolveram seu próprio sistema de escrita menos de dois séculos depois. Por volta de 3200-3000 aC, os egípcios desenvolveram hieróglifos , que traçaram em papiros ou rolos de couro. Esta escrita é composta por pictogramas, fonogramas (que expressam um som) e determinantes cujo objetivo é apoiar a compreensão do leitor ao indicar a categoria da palavra representada. Somente em 1822 e em Champollion os hieróglifos puderam ser decifrados pela primeira vez. Em Creta e na Grécia, observamos os primeiros vestígios da escrita no segundo milênio aC, enquanto na China os primeiros ideogramas aparecem por volta de 1100 aC.

Disponível em:https://www.geo.fr/histoire/linvention-de-lecriture-retour-sur-cette-grande-aventure-202282