23.10.20

Jacques Cartier




Nasceu em 31 de dezembro de 1491 em St. Malo, Bretanha
Morreu: 1 de setembro de 1557 (aos 65 anos) em St. Malo, França
Nacionalidade: francesa
Ocupação: Navegador e explorador
Famosa por: Primeiro europeu a viajar para o interior da América do Norte. Reivindicou o Canadá para a França.


Jacques Cartier nasceu em 31 de dezembro de 1491 em Saint-Malo, Bretanha. Durante sua infância, ele ouviu as histórias de Cristóvão Colombo e foi inspirado por elas. Assim, ao longo de sua vida, Cartier aprendeu sobre navegação e acabou se tornando um marinheiro habilidoso. Ele queria mudar a maneira como as coisas eram na França, mas não podia porque não tinha a posição política adequada. Felizmente, isso mudou quando ele se casou com a filha de uma poderosa família política, Mary Catherine des Granches.
Viagens

Cartier fez três viagens durante sua vida e realizou muitas coisas durante elas. A primeira viagem foi em 20 de abril de 1534 e foi encomendada pelo rei. O objetivo da viagem era que Cartier encontrasse uma passagem ocidental que permitisse um acesso mais fácil a certos pontos da Ásia. Durante esta viagem, Cartier fez muitas paradas e encontrou muitos tipos diferentes de pessoas. Eventualmente, Cartier assumiu o controle da Baía de Gaspe. Aqui, os habitantes permitiam isso apenas porque ele lhes fornecia mercadorias para o comércio da Europa. Cartier voltou para casa em 1534 e então começou a fazer planos para sua próxima viagem.

Em 19 de maio de 1535, Cartier partiu para sua próxima viagem com uma tripulação de 110 homens e 2 cativos que ele levou em sua primeira viagem. Sua primeira parada foi em Sainte-Marie Sault, onde sentiu que encontrou a Passagem Noroeste. Dali, Cartier foi para Stadacona, onde ele e sua equipe passaram o inverno. Infelizmente, as condições climáticas adversas causaram o surgimento do escorbuto, mas Cartier foi capaz de usar um tratamento iroquês ​​para ajudar a salvar a vida de sua tripulação. Em maio de 1536, ele viajou de volta à França com sua tripulação e o chefe Donnacona.

A terceira viagem ocorreu em 17 de outubro de 1540, mas um amigo do rei foi contratado para liderar a expedição. Cartier navegou à frente de Roberval, o amigo do rei, enquanto ele esperava por suprimentos. Ele estava indo para encontrar o Reino de Saguenay, onde estabeleceria um assentamento ao longo do rio. Ele se estabeleceu em uma área que hoje é conhecida como Cap-Rouge, Quebec. Depois de se estabelecer aqui por um tempo, Cartier voltou em sua missão para encontrar Saguenay.

Infelizmente, o mau tempo o impediu de encontrar essa área e, quando voltou para seu assentamento, descobriu que as coisas haviam piorado rapidamente. Os iroqueses não estavam negociando e pareciam chateados com os colonos. Durante aquele inverno, acredita-se que mataram alguns dos colonos. Em junho de 1542, Cartier voltou para a França e acabou ficando lá. Roberval assumiu o controle das terras deixadas por Cartier, mas foi abandonado devido ao surgimento de doenças e o mau tempo afastando outras pessoas.
Morte

Cartier passou o resto de sua vida em sua propriedade em Saint-Malo. Ele morreu em 1º de setembro de 1557 de causa desconhecida, embora se acredite que seja tifo. Existem muitos monumentos e pontos de referência dedicados à Cartier que podem ser vistos no Canadá hoje. Estes incluem: o Rio Jacques Cartier, o Monumento Jacques Cartier e o Parque Estadual Jacques Cartier.

Disponível em:http://famous-explorers.org/jacques-cartier/