23.8.19

O desastre de Hindenburg em fotos, 1937







O zepelim alemão Hindenburg sobrevoa Manhattan em 6 de maio de 1937. Poucas horas depois, o navio pegou fogo em uma tentativa de pousar em Lakehurst, Nova Jersey.


O desastre de Hindenburg em Lakehurst, Nova Jersey, em 6 de maio de 1937, pôs fim à era da aeronave rígida. O desastre matou 35 pessoas na aeronave e um membro da tripulação terrestre, mas milagrosamente 62 dos 97 passageiros e tripulantes sobreviveu. Após mais de 30 anos de viagens de passageiros em zepelins comerciais - nos quais dezenas de milhares de passageiros voaram mais de um milhão de milhas, em mais de 2.000 voos, sem um único ferimento - a era do dirigível de passageiros chegou ao fim em alguns poucos dias. minutos.

Quase 80 anos de pesquisas e testes científicos confirmam a mesma conclusão alcançada pelas investigações originais de acidentes alemães e americanos em 1937: Parece claro que o desastre de Hindenburg foi causado por uma descarga eletrostática (isto é, uma faísca) que inflamava o vazamento de hidrogênio.

A faísca foi provavelmente causada por uma diferença no potencial elétrico entre o dirigível e o ar circundante: o dirigível estava a aproximadamente 60 metros acima do aeródromo em uma atmosfera eletricamente carregada, mas a estrutura metálica do navio foi aterrada por seu pouso. linha; a diferença no potencial elétrico provavelmente fez com que uma faísca saltasse do revestimento de tecido do navio (que tinha a capacidade de manter uma carga) para a estrutura do navio (que era aterrada através da linha de aterrissagem). Uma teoria um pouco menos provável, mas ainda plausível, atribui a faísca à descarga coronária, mais comumente conhecida como Fogo de Santo Elmo.


A causa do vazamento de hidrogênio é mais um mistério, mas sabemos que o navio sofreu um vazamento significativo de hidrogênio antes do desastre. Nenhuma evidência de sabotagem foi encontrada, e nenhuma teoria convincente de sabotagem foi alguma vez avançada.

Uma coisa é clara: o desastre não teve nada a ver com a cobertura de tecido do zepelim. Hindenburg era apenas um dos muitos dirigíveis de hidrogênio destruídos pelo fogo por causa de seu gás de levantamento inflamável, e sugestões sobre a alegada inflamabilidade da cobertura externa do navio foram repetidamente derrubadas. A verdade simples é que Hindenburg foi destruído em 32 segundos porque foi inflado com hidrogênio.

O desastre foi objeto de cobertura espetacular de noticiários, fotografias e relatos de testemunhas oculares de rádio de Herbert Morrison no campo de pouso, que foram transmitidos no dia seguinte. O evento abalou a confiança do público no gigantesco dirigível rígido de transporte de passageiros e marcou o fim abrupto da era da aeronave.



Toques finais são aplicados ao A / S Hindenburg no enorme hangar de construção alemã em Friedrichshafen. Os operários, em comparação com as enormes superfícies da cauda do navio, estão tratando quimicamente o tecido que cobre o enorme casco.


O esqueleto de aço de "LZ 129", o novo dirigível alemão, em construção em Friedrichshafen. O dirigível seria nomeado depois do falecido marechal de campo Paul von Hindenburg, ex-presidente da Alemanha.


O Hindenburg despeja água para garantir um pouso mais suave em Lakehurst, Nova Jersey, em 9 de maio de 1936. O dirigível fez 17 viagens de ida e volta pelo Oceano Atlântico em 1936, transportando 2.600 passageiros confortavelmente a velocidades de até 135 km / h ). A Companhia Zeppelin começou a construir o Hindenburg em 1931, vários anos antes da nomeação de Adolf Hitler como chanceler alemão. Durante os 14 meses em que operou, o dirigível voou sob a bandeira nacional alemã recém-mudada, a bandeira da suástica do Partido Nazista.


Espectadores e equipe de terra cercam a gôndola de Hindenburg enquanto o navio mais leve que o ar se prepara para partir da Estação Naval dos EUA em Lakehurst, Nova Jersey, em 11 de maio de 1936, em uma viagem de volta à Alemanha.


Uma fotografia colorida da sala de jantar a bordo do Hindenburg.


Passageiros na sala de jantar do Hindenburg, em abril de 1936.


O Hindenburg voa sobre o Boston Common em Boston, Massachusetts em 1936. Outro pequeno avião também pode ser visto no canto superior direito.


Um avião da Guarda Costeira dos EUA escolta o Hindenburg para um pouso em Lakehurst, Nova Jersey, em seu voo inaugural entre Freidrichshafen e Lakehurst, em 1936.


O gigantesco zepelim alemão Hindenburg, em Lakehurst, Nova Jersey, em maio de 1936. Os anéis olímpicos do lado estavam promovendo as Olimpíadas de Berlim de 1936.


O Hindenburg entra no hangar da Marinha dos EUA, com o nariz preso à torre móvel de atracação, em Lakehurst, Nova Jersey, em 9 de maio de 1936. A aeronave rígida tinha acabado de estabelecer um recorde para a primeira travessia do Atlântico Norte, a primeira perna de dez. viagens programadas entre a Alemanha e a América.


O zepelim alemão Hindenburg é mostrado por trás, com o símbolo da Swastika na asa traseira, já que o dirigível é parcialmente fechado por seu hangar na US Air Navy Station em Lakehurst, Nova Jersey, em 9 de maio de 1936.


O Hindenburg, tripulação acima da terra na estação de ar da marinha dos EU em Lakehurst, New-jersey.


O Hindenburg passa pelo Empire State Building sobre Manhattan em 8 de agosto de 1936, a caminho de Lakehurst, Nova Jersey, da Alemanha.


Uma moderna cozinha eletricamente equipada a bordo do Hindenburg provia os passageiros e a tripulação, vistos nesta fotografia sem data.


Interior do salão a bordo do Hindenburg, onde as janelas dos passageiros podiam ser abertas.


O Hindenburg flutua sobre a ilha de Manhattan, em Nova York, em 6 de maio de 1937, a apenas algumas horas do desastre na vizinha Nova Jersey.


O dirigível alemão Hindenburg, pouco antes de cair antes de aterrissar na Estação Naval dos EUA em Lakehurst, Nova Jersey, em 6 de maio de 1937.


Por volta das 19h25, horário local, o zepelim alemão Hindenburg explodiu em chamas ao chegar ao posto de amarração na Estação Aérea Naval, em Lakehurst, Nova Jersey, em 6 de maio de 1937. O dirigível ainda estava a mais de 200 pés acima do solo. .


O Hindenburg rapidamente pegou fogo - menos de um minuto se passou entre os primeiros sinais de problemas e completo desastre. Esta imagem captura um momento entre a segunda e a terceira explosão antes que a aeronave caísse no chão.


À medida que o gás hidrogênio de elevação queimou e escapou da traseira do Hindenburg, a cauda caiu no chão, provocando uma explosão de chamas no nariz. Tripulação de solo abaixo de dispersão para fugir do inferno.


Um sobrevivente foge da estrutura em colapso do dirigível Hindenburg.


Os destroços do Hindenburg em Lakehurst, Nova Jersey, em 6 de maio de 1937.


O major Hans Hugo Witt, da Luftwaffe alemã, que foi gravemente queimado no desastre de Hindenburg, é visto quando é transferido do Hospital Paul Kimball, em Lakewood, Nova Jersey, para outro hospital da região, em 7 de maio de 1937.


Uma mulher sobrevivente não identificada é conduzida da cena do desastre de Hindenburg na Estação Naval dos EUA em Lakehurst, Nova Jersey, em 6 de maio de 1937.


Adolf Fisher, um mecânico ferido da aeronave alemã Hindenburg, é transferido do Hospital Paul Kimball, em Lakewood, Nova Jersey, para uma ambulância que vai para outro hospital da região, em 7 de maio de 1937.


Membros do Conselho de Inquérito da Marinha dos EUA inspecionam os destroços do zepelim alemão Hindenburg no campo em Nova Jersey, em 8 de maio de 1937.


Os funcionários da alfândega vasculham itens de bagagem recuperados na explosão de Hindenburg em Lakehurst, Nova Jersey, em 6 de maio de 1937.


Dois homens inspecionam o quadro de metal torcido do Hindenburg em Nova Jersey, em maio de 1937.


Na cidade de Nova York, os funerais dos 28 alemães que perderam a vida no desastre de Hindenburg acontecem no píer de Hamburgo-América, em 11 de maio de 1937. Cerca de 10.000 membros de organizações alemãs se alinharam no píer.


Os soldados alemães fazem a saudação ao lado do caixão do capitão Ernest A. Lehmann, ex-comandante do zepelim Hindenburg, durante os serviços funerários realizados no píer de Hamburgo-América, em Nova York, em 11 de maio de 1937. A suástica caixões cobertos foram colocados a bordo do SS Hamburg para seu retorno à Europa.


Sobrevivendo membros da tripulação a bordo do malfadado zepelim alemão Hindenburg são fotografados na estação Naval Air em Lakehurst, Nova Jersey, em 7 de maio de 1937. Rudolph Sauter, engenheiro-chefe, está no centro de boné branco; atrás dele está Heinrich Kubis, um mordomo; Heinrich Bauer, oficial de guarda, é o terceiro da direita usando boné preto; e Werner Franz, de 13 anos, menino da cabine, é o centro da linha de frente. Vários membros da tripulação da aeronave estão usando roupas de verão da Marinha dos EUA para trocá-las por roupas queimadas de muitos de seus corpos quando escaparam do dirigível em chamas.


Uma vista aérea dos destroços do dirigível de Hindenburg perto do hangar na estação aérea naval em Lakehurst, New-jersey, o 7 de maio de 1937.

(Crédito da foto: AP Photo / Nationaal Archief).