23.8.19

Segunda Guerra Mundial: histórias inesquecíveis



Poderoso, visceral e essencial para preservar e entender nosso passado, o trabalho dos fotógrafos e jornalistas continua vivo nas páginas da Segunda Guerra Mundial.










Marines dos EUA do 28º Regimento, 5ª Divisão, levantam a bandeira americana no topo do Monte. Suribachi, Iwo Jima, em 23 de fevereiro de 1945. Estrategicamente localizada a apenas 660 milhas de Tóquio, a ilha do Pacífico se tornou o local de uma das batalhas mais sangrentas e famosas da Segunda Guerra Mundial contra o Japão. (AP Photo / Joe Rosenthal)



Nunca antes na história as lutas cotidianas e as vitórias da guerra - desde a linha de frente até as linhas de frente - foram narradas em detalhes tão detalhados e incansáveis ​​como durante a Segunda Guerra Mundial. Quase 200 fotógrafos e repórteres da The Associated Press se ofereceram para cobrir a guerra em todo o mundo de 1939 a 1945. Agora, no 70º aniversário do Dia da Vitória, as realizações heróicas desses repórteres e fotógrafos - algumas das quais deram suas vidas - são lembradas. através das fotografias impressionantes e movendo relatórios em primeira mão da Segunda Guerra Mundial: histórias inesquecíveis e fotografias por correspondentes da Associated Press .

Esta edição de aniversário comemora as experiências dos indivíduos que trouxeram a guerra para as casas de milhões de americanos. Está incluída uma entrevista com o ex-correspondente da Segunda Guerra Mundial, George Bria, que relatou a rendição da Itália, bem como um novo prefácio de John Daniszewski, atual vice-presidente de notícias internacionais da AP.






Nesta imagem fornecida pelo Corpo de Sinal do Exército dos EUA, o General Douglas MacArthur observa uma operação militar de um porto de armas da Fortaleza Voadora B-17 em 5 de setembro de 1943 durante a Segunda Guerra Mundial. No exercício, 1.500 pára-quedistas desembarcaram em Markham Valley, perto de Nadzab, para prender as forças japonesas em Lae e Salamaua, na Nova Guiné. (AP Photo / US Army Signal Corps)



Um infante americano não identificado encontra-se morto no campo de batalha, morto por fogo de morteiro inimigo durante o ataque a Santa Maria Infante, na Itália, em maio de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. (Foto AP / William C. Allen)



Soldados dos EUA da 28ª Divisão de Infantaria da Pensilvânia marcharam ao longo dos Campos Elísios, o Arco do Triunfo ao fundo, em 29 de agosto de 1944, quatro dias após a libertação de Paris, na França. A Segunda Guerra Mundial começou em setembro de 1939 com a invasão da Polónia por Adolf Hitler. Ele lançou o Holocausto e a guerra mais destrutiva da história, deixando 17.000.000 de soldados e 60.000.000 de civis mortos. A Alemanha se rendeu em 7 de maio de 1945. (AP Photo / Peter J. Carroll)



No teatro do Pacífico da Segunda Guerra Mundial, os fuzileiros navais americanos invadiram a praia e atacaram uma duna em Iwo Jima, nas Ilhas Vulcânicas, em 19 de fevereiro de 1945, o início de uma das mais mortíferas batalhas da guerra contra o Japão. (AP Photo / Joe Rosenthal)



Esta vista aérea mostra a destruição da cidade alemã de Colônia causada pela guerra aérea aliada contra a Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A Catedral de Colônia, que sofreu danos causados ​​por explosões e conchas, ergue-se na margem oeste do rio Reno em 12 de março de 1945. À direita, a metade submersa nas águas do Reno é a Ponte Hohenzollern. (Foto AP / William C. Allen)



Bombardeios aliados e bombardeios deixaram este metrô de Berlim cheio de escombros de pavimentos e construções destruídas em 19 de julho de 1945. (AP Photo / Henry L. Griffin)



Um japonês não identificado é retratado fazendo o Gen. Hideki Tojo confortável em uma cama em sua casa enquanto o ex-primeiro-ministro do Japão faz uma careta de dor causada por uma bala auto-infligida em 11 de setembro de 1945. No fundo, sem chapéu, é Russell Brines , Correspondente da AP. O outro homem não é identificado. (Foto AP / Charles Gorry)



O porta-aviões USS Saratoga com a frota do Pacífico dos EUA navega pela Golden Gate, em San Francisco, como parte das 3,8 mil tripulações que lotaram seu convés de vôo em 13 de setembro de 1945. (AP Photo / Ernest K. Bennett)



Cercado pelo presidente do Congresso, Roosevelt, assinou a declaração de guerra contra o Japão em Washington, em 8 de dezembro de 1941, mergulhando os EUA em sua segunda guerra em 24 anos sob a sobriedade: D-tex), Rep. Harles A. Eaton (RN.J.) Rep. Joseph E. Martin (Missa em R): Vice-Presidente Henry A. Wallace, palestrante Sam Rayburn Representante John McCormack Senador Charles L. McNary (R-ORE) Sen. Alben W. Barkley (D-KY). (Foto AP)



Um marinheiro indiano implora por água de um bote salva-vidas à deriva no Oceano Índico em janeiro de 1942. O fotógrafo da AP Frank "Pappy" Noel disparou esta foto de seu próprio bote salva-vidas depois que um torpedo japonês afundou um navio carregando Noel, os marinheiros e outros de Cingapura. Noel e seus companheiros sobreviventes chegaram a Sumatra. (Foto AP / Frank Noel)



Soldados americanos deitam-se em macas e sentam-se encostados a uma parede marítima, aguardando o transporte de volta à Inglaterra para tratamento depois de terem sido feridos na invasão da Normandia, no norte da França, em junho de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. (Foto AP / Peter J. Carroll)



Uma garota francesa coloca flores no túmulo recém-cavado de um soldado da American Airborne como um sinal de apreço pela chegada dos libertadores aliados na costa norte da França, em 12 de junho de 1944. O policial morreu quando seu planador pousou na região da Normandia. da França na Segunda Guerra Mundial. (Foto AP / Peter J. Carroll)



Envolto em Old Glory, o corpo de um oficial identificado apenas como "Major Aowie" fica em meio às ruínas da Igreja St. Croix em St. Lo, onde ele foi morto em ação levando seu batalhão ao ponto forte alemão na Normandia em 23 de julho. 1944. Alguns de seus homens com uma metralhadora em uma cratera de bomba em primeiro plano. (AP Photo / Harry Harris)



O general norte-americano Dwight Eisenhower, à direita, relatou um incidente divertido com o rei da Grã-Bretanha, George VI, nos degraus da sede dos EUA durante sua visita à frente americana na França em 16 de outubro de 1944. Na parte traseira esquerda está o general Omar Bradley, e à direita General Courtney Hodges. (Foto AP)



Marines dos EUA se ajoelham em oração antes de receberem a comunhão durante uma pausa na luta pela Pista de pouso de Motoyam No. 1 em Iwo Jima, Ilha do Vulcão do Japão, em 1º de março de 1945, na Segunda Guerra Mundial. Os soldados da esquerda são Pfc. Edmond L. Fadel, Niagara Falls, NY; Pvt. Walter M. Sokowski, Syracuse, NY; e Pvt. Nicholas A. Zingaro, Syracuse, Nova Iorque (AP Photo / Joe Rosenthal)




O general norte-americano Douglas MacArthur assina os documentos da rendição japonesa, em 2 de setembro de 1945, a bordo do USS Missouri, na Baía de Tóquio, encerrando formalmente a Segunda Guerra Mundial. Atrás dele estão o tenente-general Jonathan Wainwright, à esquerda, que entregou Bataan aos japoneses, e o general britânico AE Percival, ao lado de Wainwright, que entregou Cingapura, enquanto presenciavam a cerimônia com outros oficiais americanos e britânicos. (AP Photo / Frank Filan)



Um grupo de tropas de assalto americanas que invadiram a Normandia, França, demoraram para comer em 8 de junho de 1944. (AP Photo)