Durante a Era Viking (séculos 9 a 11), os vikings escandinavos viajaram da Irlanda para a Rússia, participando de comércio, caça e roubo. Por volta de 860, os vikings descobriram uma ilha, chamando-a de "Islândia" ("País do Gelo") e fundaram várias colônias lá. Enquanto faziam viagens frequentes para o Ocidente, os vikings agora são considerados os primeiros europeus a visitar a América. Além disso, durante a Era Viking, também ocorreu o primeiro contato genético entre europeus e norte-americanos.
Por volta de 900, um navio sob o comando de Gunnbjörn partiu da Noruega. Ele perdeu o curso e os vikings viram uma ilha (Groenlândia). A descoberta de Gunnbjörn inspirou outros normandos em novas expedições. O criador das colônias da Groenlândia, Eric Red, foi expulso da Noruega por volta de 985. Após uma viagem difícil, ele conseguiu encontrar a terra descoberta por Gunnbjörn. Seu clima era muito rigoroso, mas Eric a chamou de Groenlândia ("País Verde"). Em 986, Eric reuniu um grupo de vikings, pronto para se estabelecer na ilha. Quando a equipe chegou, era verão e eles conseguiram estabelecer um comércio com a Escandinávia. Logo, um dos colonos, Bjorny Horlfson, tropeçou em uma terra desconhecida, cujas colinas estavam cobertas de florestas (talvez a costa nordeste da América) por causa da tempestade.
O filho de Eric, Leif Ericson, foi o primeiro viking a entrar na costa da América. Por volta de 1000, ele visitou as regiões que ele nomeou Helluland ("país das pedras", agora Baffin Land), Markland ("país da floresta", península do Labrador) e Vinland ("país do vinho", possivelmente Nova Inglaterra ou Terra Nova). A expedição de Erikson passou o inverno em Vinland e voltou para a Groenlândia.
O irmão de Leif, Thorwald Erickson, fundou um assentamento na América em 1002. No entanto, eles logo foram atacados por nativos locais, a quem os vikings chamavam de Skrelinges (aparentemente tribos algonquianas). Torvald caiu em batalha e seus companheiros voltaram para casa. Os descendentes de Eric Red fizeram mais duas tentativas de colonizar Vinland. O primeiro foi assistido por sua cunhada Goodrid. Tendo se estabelecido na América, ela conseguiu negociar com os scripts, mas ainda deixou a América. O segundo foi liderado pela filha de Eric, Freydis, mas ela não conseguiu estabelecer boas relações com os nativos, e os vikings deixaram Vinland. Assim, o assentamento em Vinland só existiu por várias décadas.
A hipótese sobre a descoberta da América pelos normandos foi comum por muitos anos, mas não foi possível encontrar evidências. Até o mapa da costa nordeste da América, atribuído aos tempos dos vikings, era, por alguns sinais, falso. Mas em 1960, em Terra Nova (Canadá), finalmente, foram encontrados restos de um assentamento viking (L'Annes-o-Meadows).
Em 2010, os restos de uma mulher foram investigados na Islândia e foi estabelecido que ela era uma mulher nativa da América, chegou à Islândia por volta do ano 1000 e ficou lá para morar.
Fonte: https://about-history.com/