A epidemia de gripe de 1918 começou no Japão no final de agosto de 1918 e se tornou uma epidemia nacional em novembro. Especialistas acreditam que ele entrou no Japão através de um grupo de lutadores de sumô que retornavam de Taiwan (uma colônia do Japão na época). Por esse motivo, por um tempo, as pessoas no Japão chamavam de 'gripe Sumo' e, mais tarde, 'resfriado espanhol' ('supein-kaze' em japonês).
Tornou-se evidente mais tarde, quando se espalhou por toda parte, não podia mais ser ignorado. Em 26 de outubro de 1918, uma manchete do Japan Times & Mail dizia: “Milhares morrendo de gripe no mundo todo”.
Assim, na tentativa de educar o público e prevenir novas infecções, um ramo agora extinto do governo japonês conhecido como Repartição Sanitária Central lançou um manual que detalhava o que era a gripe e como lidar com ela.
A maioria do manual de 455 páginas continha informações factuais sobre o status conhecido da doença. Há texto e gráficos mostrando o número infectado e que tipo de sintomas foram exibidos. Ele também incluiu quatro etapas que todos podem adotar para evitar espalhar e contrair a gripe. O primeiro deles foi "ficar longe", que era basicamente uma maneira mais simples de dizer "distanciamento social". A regra 2 é "cubra a boca e o nariz", a regra 3 é "seja vacinado" e a regra 4 é "gargarejo".
O que também chamou nossa atenção são esses pôsteres que foram produzidos na época e distribuídos por todo o país como uma maneira de espalhar a conscientização. Olhando para esses pôsteres, parece-nos que as coisas não mudaram muito nos últimos 100 anos.
Fonte: http://www.spoon-tamago.com/2020/04/25/japan-spanish-flu-pandemic-manual/