Em 15 de julho de 1960, o senador John F. Kennedy disse aos delegados da convenção democrata e cerca de 65.000 no Coliseu de Los Angeles que ele será o candidato do partido à presidência na campanha de 1960.
John F. Kennedy nasceu em uma rica e politicamente conectada família de irlandeses-católicos de Boston. Ele e seus oito irmãos tiveram uma infância privilegiada de escolas particulares de elite, veleiros, criados e casas de veraneio. Durante sua infância e juventude, "Jack" Kennedy sofreu doenças graves e frequentes. No entanto, ele se esforçou para seguir o seu caminho, escrevendo um livro best-seller enquanto ainda estava na faculdade em Harvard e se voluntariando para tarefas perigosas de combate no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. O serviço de guerra de Kennedy fez dele um herói. Após um curto período como jornalista, Kennedy entrou na política, servindo na Câmara dos Deputados dos EUA de 1947 a 1953 e no Senado dos EUA de 1953 a 1961.
Kennedy foi a pessoa mais jovem eleita presidente dos EUA e a primeira católica romana a servir naquele cargo. Para muitos observadores, sua presidência passou a representar a ascensão do idealismo juvenil após a Segunda Guerra Mundial. A promessa desse líder enérgico e telegênico não era cumprida, pois ele foi assassinado perto do final de seu terceiro ano de mandato.
Para muitos americanos, o assassinato público do presidente Kennedy continua sendo um dos eventos mais traumáticos da memória - incontáveis americanos conseguem lembrar exatamente onde estavam quando souberam que o presidente Kennedy havia sido baleado. Sua morte chocante estava na vanguarda de um período de instabilidade política e social no país e no mundo.
Nesta foto de arquivo de 5 de janeiro de 1938, Joseph P. Kennedy, à esquerda, embaixador dos EUA na Grã-Bretanha, fica com seu filho de 20 anos, John F. Kennedy, em Nova York. Kennedy foi o segundo filho e um dos nove filhos do magnata dos negócios Joseph P. Kennedy. Quando o primeiro filho Joseph Jr. foi morto durante a Segunda Guerra Mundial, John se tornou o herdeiro designado.
Eleito para o Senado dos EUA em 1952, aqui, o senador John F. Kennedy, acompanhado por Dick Mayer, 15, e Melissa Tyler, 14, de Shrewsbury, Massachusetts, inspeciona os danos causados por tornados em Shrewsbury, em 10 de junho de 1953. Pelo menos 86 ficaram mortos na área pelo furacão, 800 feridos e 2.500 ficaram desabrigados.
O senador John F. Kennedy cumprimenta o presidente Dwight D. Eisenhower em sua chegada para festividades no Concurso Nacional de Colheita de Milho, perto de Cedar Rapids, Iowa, em 17 de outubro de 1958.
O senador John F. Kennedy é assediado por simpatizantes que carregam bandeiras de Kennedy em sua chegada ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, em 9 de julho de 1960, para liderar pessoalmente sua campanha pela indicação presidencial democrata.
O candidato democrata à Presidência, senador John F. Kennedy, no banco traseiro do conversível Pontiac, conversa com o fazendeiro James Cox durante sua visita à fazenda em Fort Dodge, Iowa, em 22 de setembro de 1960.
Capacete torto, rifle definitivamente não está pronto, homem de uniforme militar está preso contra o pára-choque de carro com o candidato presidencial dos Democratas, em 25 de outubro de 1960 em Elgin, Illinois.
O senador John F. Kennedy está de pé no capô de um caminhão para agradecer os aplausos de milhares de pessoas que o cumprimentaram em uma manifestação de trabalhadores do vestuário no centro de Los Angeles, em 1º de novembro de 1960.
Uma foto de novembro de 1960 de John F. Kennedy e sua esposa Jacqueline Kennedy.
O vice-presidente republicano Richard M. Nixon, à esquerda, debate o senador John F. Kennedy, o candidato presidencial democrata, durante uma transmissão ao vivo de um estúdio de televisão de Nova York do seu quarto debate presidencial em 21 de outubro de 1960.
Jacqueline Kennedy, no centro esquerdo, fica em sua sala de estar com um grupo de democratas assistindo o marido na televisão, debatendo assuntos domésticos com o vice-presidente Richard Nixon, em sua casa em Hyannis Port, Massachusetts, em 26 de setembro de 1960.
O senador John F. Kennedy, (canto inferior direito), sorri alegremente quando apoiadores aplaudem o candidato presidencial democrata em Minneapolis, no dia 1º de outubro. Kennedy estava saindo de seu hotel para um comício e estava cercado por uma grande multidão de partidários em 2 de outubro de 1960. Eles acenaram com bandeiras e atiraram confetes e gritaram com entusiasmo. Entre 18.000 e 20.000 participaram do comício e milhares foram recusados.
Depois de vencer a eleição em 1960, o Presidente John F. Kennedy, profere seu Discurso Inaugural em Washington, Distrito de Columbia, em 20 de janeiro de 1961.
A sra. Jacqueline Kennedy dá uma gargalhada para o marido momentos depois que ele se tornou presidente, em 20 de janeiro de 1961. Esta foto exclusiva do fotógrafo da AP Henry Burroughs foi tirada na rotunda do Capitólio logo após o presidente John F. Kennedy deixar o cargo. stand inaugural.
O Presidente John F. Kennedy se dirige ao Congresso em Sessão Conjunta para seu primeiro estado de The Union Address em Washington, em 31 de janeiro de 1961.
O Presidente Kennedy e a Sra. Jacqueline Kennedy seguem a decolagem e o vôo espacial do astronauta Alan Shepard na televisão. Outros, assistindo do escritório da Casa Branca da secretária do chefe do Executivo em Washington, em 5 de maio de 1961, são da esquerda: Procurador Geral Robert Kennedy; McGeorge Bundy, assistente presidencial; Vice-presidente Lyndon Johnson; Arthur Schlesinger Jr., outro assistente presidencial e Chefe de Operações Navais, Alm. Arleigh Burke.
O Presidente Kennedy sorri enquanto faz um comentário de brincadeira aos 6.000 participantes do jantar democrata de US $ 100 por prato em 27 de maio de 1961 no Arsenal da Guarda Nacional de Washington, para ajudá-lo a comemorar seu 44º aniversário. O bolo em primeiro plano pesa 1,5 toneladas e é coberto por uma réplica da Casa Branca.
O Presidente Kennedy fala aos repórteres em uma coletiva de imprensa nacionalmente televisionada no auditório do Departamento de Estado, em 23 de março de 1961. O Chefe do Executivo na abertura da conferência discutiu a situação do Laos e usou três mapas diferentes, mostrando como os rebeldes pró-comunistas ganharam. nos últimos sete meses no Laos. O mapa à esquerda foi usado por Kennedy para mostrar áreas rebeldes comunistas a partir de 22 de março que, segundo ele, são indicadas pelas partes escuras e sombreadas
Caroline Kennedy, de três anos, passa por seu pai quando ele sai do elevador no andar térreo da Casa Branca, em 16 de março de 1961, para começar um dia típico às 9h42. O Presidente Kennedy tem uma fita adesiva no corte acima do olho esquerdo, sofreu quando sua cabeça bateu em uma mesa enquanto ele se inclinava para pegar algo para Caroline.
O presidente Kennedy está sentado em sua mesa de escritório na Casa Branca, em 6 de junho de 1961, enquanto se reporta ao país por redes de televisão e rádio, em suas conversas com a premier soviética Nikita Khrushchev em Viena e o presidente Charles de Gaulle da França em Paris.
O Presidente John Kennedy, à direita, e sua esposa, Jacqueline, de maiô, ficam em um píer depois de passar a tarde passeando de barco em Nantucket Sound em Hyannis Port, Massachusetts, em 5 de agosto de 1961. O Presidente e Embaixador da ONU Adlai E. Stevenson conferiram a bordo de seu iate durante o cruzeiro.
O presidente John F. Kennedy segue para Washington após uma escala noturna em 18 de dezembro de 1961 em West Palm Beach, Flórida, onde descansou após sua turnê na América Latina devido a um forte resfriado.
O astronauta John Glenn e o presidente John Kennedy inspecionam a Friendship 7, a cápsula Mercury que Glenn montou em órbita. Kennedy entregou a Glenn a Medalha de Serviço Distinto a 23 de fevereiro de 1962 em Cape Canaveral, Flórida.
O presidente Kennedy inicia uma conclusão do campo para abrir a temporada de beisebol da Liga Americana, em 8 de abril de 1962, em Washington.
O presidente dos EUA John F. Kennedy e o presidente mexicano Adolfo Lopez Mateos são banhados com toneladas de confete e papel em 29 de junho de 1962, enquanto viajam por uma das avenidas da Cidade do México logo após a chegada de Kennedy para uma visita de três dias.
O Presidente Kennedy bate palmas para manter o tempo enquanto seus filhos Caroline e John, Jr. dançam no Salão Oval, em outubro de 1962.
O Presidente Kennedy conversa com seu irmão, o procurador-geral Robert F. Kennedy, na Casa Branca em Washington, Distrito de Columbia, em 1º de outubro de 1962, durante o acúmulo de tensões militares entre os EUA e a União Soviética que se tornaram a crise dos mísseis cubanos mais tarde. mês.
O Presidente Kennedy está cercado por fotógrafos quando se senta em sua mesa na Casa Branca, em 23 de outubro de 1962, logo após assinar uma proclamação presidencial referente à crise do míssil de Cuba.
Uma multidão aplaudida, estimada pela polícia em mais de um quarto de milhão, preenche a área sob o pódio na prefeitura de Berlim Ocidental, onde estava o presidente dos EUA, John F. Kennedy. Seu discurso à multidão na prefeitura foi um dos destaques de sua visita a 26 de junho de 1963 em Berlim Ocidental, onde recebeu uma das maiores recepções de sua carreira.
O presidente Kennedy cumprimenta Bill Clinton, de 16 anos, no jardim de rosas da Casa Branca, em um evento da American Legion Boys Nation, em 24 de julho de 1963.
Nesta foto fornecida pela Casa Branca, o Presidente Kennedy, a primeira-dama Jacqueline Kennedy e seus filhos, Caroline e John Jr., com os cães da família em Hyannis Port, Massachusetts, em 14 de agosto de 1963.
O presidente Kennedy leva sua filha Caroline para dar uma volta no Honey Fitz, em Hyannis Port, em agosto de 1963.
Os irmãos Kennedy, da esquerda, Robert, Edward e o Presidente John F. Kennedy, posam juntos em agosto de 1963, em Washington DC
A bordo do USS Joseph P. Kennedy Jr., nomeado após o irmão morto na Segunda Guerra Mundial, o Presidente e a Sra. Kennedy assistiram à primeira corrida da competição da Copa da América de 1962, em Newport, Rhode Island.
Esta foto fornecida por John McInnis Auctioneers em Amesbury, Massachusetts, mostra o falecido presidente John F. Kennedy, à direita, com sua esposa Jacqueline, centro e cunhada Ethel Kennedy à esquerda. A fotografia está entre os itens que foram leiloados em 17 de fevereiro de 2013.
O presidente John F. Kennedy, usando um quebra-vento, observa através de binóculos um míssil Polaris limpar a superfície depois de disparar de um submarino nuclear submerso ao largo de Cabo Canaveral, Flórida, em 16 de novembro de 1963.
Em 21 de novembro de 1963, o Presidente John F. Kennedy e a primeira-dama Jacqueline Kennedy cumprimentam os simpatizantes que alinharam a rampa no Aeroporto Internacional de Houston para recebê-los na cidade do Texas.
Nesta foto de 22 de novembro de 1963, o Presidente Kennedy e sua esposa, Jacqueline Kennedy, chegam ao aeroporto de Love Field, em Dallas, Texas.
Carreata do Presidente John F. Kennedy em Dallas, 22 de novembro de 1963.
Segundos depois dos disparos, a limusine carregando o presidente John F. Kennedy, mortalmente ferido, corre em direção ao hospital em Dallas, Texas, em 22 de novembro de 1963. A agente do Serviço Secreto Clinton Hill está andando na traseira do carro, Nellie Connally, esposa do governador do Texas John Connally, se inclina sobre o marido ferido e a primeira-dama Jacqueline Kennedy se inclina sobre o presidente.
Mulheres choraram do lado de fora do Parkland Hospital ao saber que o Presidente John F. Kennedy morreu de um ferimento a bala enquanto andava em uma carreata em Dallas, em 22 de novembro de 1963.
Lyndon B. Johnson é empossado como presidente pela juíza Sarah T. Hughes do Distrito Federal a bordo do avião presidencial, como esposa Lady Bird, ex-primeira-dama Jacqueline Kennedy e outros.
As pessoas que aguardam vôos de Dallas em Love Field leem as notícias do assassinato do presidente John F. Kennedy no jornal Dallas Times Herald, em 23 de novembro de 1963.
O caixão de Kennedy, deitado no estado, na sala leste da casa Branca, antes de ser transferido para a rotunda do Capitólio.
Com o iluminado Capitólio dos EUA em segundo plano, os enlutados formam uma fila interminável que durou a noite toda, para prestar homenagem ao presidente morto John F. Kennedy, em Washington, Distrito de Columbia, em 24 de novembro de 1963.
A viúva Jacqueline Kennedy se ajoelha e estende a mão para tocar o caixão de seu marido morto, John F. Kennedy, na rotunda do Capitólio em Washington, Distrito de Columbia, em 24 de novembro de 1963. A filha Caroline se ajoelha ao lado dela.
Os líderes mundiais seguem membros da família Kennedy na procissão fúnebre do presidente assassinado.
A Primeira Família assiste a procissão fúnebre de John F. Kennedy em Washington em 25 de novembro de 1963, três dias após o assassinato do presidente em Dallas. A viúva Jacqueline Kennedy, ao centro, a filha Caroline Kennedy, à esquerda, e o filho John Jr., são acompanhados pelos irmãos do falecido presidente, o senador Edward Kennedy, à esquerda, e o procurador-geral Robert Kennedy.
Um guarda de honra irlandês de cadetes, com os braços estendidos, permanece em formação quando a bandeira dos EUA é erguida do caixão do presidente John F. Kennedy durante seus serviços funerários no Cemitério Nacional de Arlington, em Arlington, Virgínia, em 25 de novembro de 1963. Os cadetes, Soldados de 18 e 19 anos de idade, haviam sido levados de seus quartéis remotos no Condado de Kildare no dia anterior e foram levados de avião para os EUA para realizar um treinamento cerimonial especial no funeral do presidente morto. Ele ficou cativado pela broca quando a viu realizar em Dublin meses antes.
Fatos interessantes:
Kennedy propôs uma missão conjunta soviética à lua. Embora Kennedy tenha desafiado o país nos primeiros meses de sua presidência a pousar um homem na lua no final da década de 1960, em setembro de 1963 ele tinha tais preocupações com o alto custo do programa espacial que propôs uma parceria com a União Soviética. expedição conjunta à lua. “Por que”, ele perguntou em um discurso à Assembléia Geral das Nações Unidas, “o primeiro vôo do homem para a lua deve ser uma questão de competição nacional? Por que os Estados Unidos e a União Soviética, ao se prepararem para tais expedições, se envolveram em imensas duplicações de pesquisa, construção e gastos? ”
Havia rumores de que ele considerava retirar Lyndon Johnson do bilhete de 1964. Mais de um ano antes das eleições presidenciais de 1964, surgiram rumores de que Kennedy estava pensando em substituir Johnson como seu companheiro de chapa pelo senador da Flórida George Smathers, pelo governador da Carolina do Norte Terry Sanford ou outro democrata. A secretária de Kennedy, Evelyn Lincoln, escreveu em suas memórias de 1968 que o presidente mencionou uma possível mudança para ela três dias antes de sua morte e horas antes do assassinato, a edição de 22 de novembro de 1963 do Dallas Morning News publicou uma entrevista com Nixon, que estava na cidade a negócios, com a manchete: "Nixon prevê que o JFK pode deixar Johnson".
(Crédito da foto: AP Photo / Biblioteca do Congresso).
Fonte: https://rarehistoricalphotos.com/john-f-kennedy-in-pictures-1938-1963/