21.12.09

Tratado de Utrecht

Chama-se de tratado ou Paz de Utrecht o acordo firmado nos Países Baixos que deu fim a Guerra de Sucessão Espanhola. Para melhor entender o que têm a ver a passagem do trono espanhol, com este acordo, é preciso que entendamos bem em que contexto histórico-político ele se dá.
A guerra pela sucessão espanhola durou de 1701 a1714, após a morte do último monarca Carlos II, que não deixara herdeiros para o trono. Soma-se a isso que a rainha, Maria Luisa de Orleans, era membro da família real francesa. Desta maneira, a partir do textamento do ultimo rei, o trono seria destinado a Filipe V de Espanha (este, neto de Luis XIV de França). Ocorre que visando evitar uma possível união dinástica na Espanha, representantes se aliaram para combater Filipe V. Entre estes representantes, a chamada aliança, manifestavam -se em seu favor anglos, lusos e germânicos; mais precisamente, os combatentes foram representados pelo Sacro Império, Grã Betanha, Países Baixos, Portugal, Ducado de Sabóia e Reino de Dinamarca e Noruega. Na parte defensiva dentre os combatentes, estavam as próprias França e Espanha, além da Baviera.

Da parte ofensiva, Carlos da casa da Áustria fora o protagonista e suas ações mudaram o rumo político do confronto. Representante maior da aliança, então chamada de A Grande Aliança, o governante juntamente com a aliança perdeu força quando aquele fora nomeado imperador do Sacro Império Germânico. Este fato desagradou a potência Grã Betanha que viu de mal grado a possível centralização de Carlos VI (assim chamado após nomeação) no comando do império.

Disto feito, Inglaterra e França encontraram-se para possíveis acordos políticos dos quais resultaram, e logo depois também a Áustria foi conveniente às negociações. O ápice do acordo que manteve Filipe V no trono foi o próprio tratado de Utrecht, que além disso permitiu uma nova reorganização geopolítico entre as então potências européias e seus territórios.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Utrecht
http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_sucessão_espanhola