27.1.11
História Moderna
A História Moderna descreve a história dos Tempos Modernos, a era pós-Idade Média. As ideias e conceitos desenvolvidos desde então são parte da nossa Modernidade. Aqui está retratada a história moderna incial da Europa em primeiro lugar, e na segunda parte os últimos 500 anos que marcaram o nosso dia-a-dia. O termo não pode ser confundido com modernismo , um movimento artístico do final do século XIX e inicio do século XX.
O Inicio da Modernidade
O inicio da Idade Moderna, históricamente falando, refere-se á Europa Ocidental no período que vai desde o final da Idade Média (1450) ao inicio dos Tempos Modernos(1750). O período inicial da modernidade inclui o Renascimento, A Reforma Protestante, e o inicio do Iluminismo. Num modo geral este período é caracterizado pelo crescimento da ciência e do progresso tecnológico, a secularização dos políticos, e a diminuição da autoridade absoluta da Igreja Católica Romana.
O desempenho da nobreza no Sistema Feudal ainda não tinha na ideia a noção do Direito Divino dos Reis
durante a Idade Média(de facto, esta consolidação de poder a partir da propriedade da terra passar para os titulares monarcas foi um dos mais prominentes temas da Idade Média). A mais notável mudança política incluia a abolição do servilismo e a cristalização dos reinos em Nações-Estado. Talvez a mais significativa, com o advento da Reforma, a noção de Reino Cristão como entidade política foi destruída. Muitos reis e governantes usaram esta mudança no mundo para consilidar a sua soberania sobre os seus territórios. Por exemplo muitos estados germânicos converteram-se ao Protestantismo numa tentativa de saír do domínio do Papa.
Os desenvolvimentos intelectuais deste período incluiu a criação da teoria económica do Mercantilismo e a publicação de vários trabalhos de filosofia política e social, com por exemplo Maquiavel com o Príncipe(1513) e Thomas More com Utopia(1515).
Isabel I(Reino Unido, 1558–1603)
Raínha Isabel I
A Era de Isabel I é um período associado com o reinado desta raínha (1558-1603) e é muitas vezes considerado uma idade de ouro na história inglesa. Foi também a alvorada do Renascimento Inglês, onde se viu florescer a literatura inglesa e poesia. Foi também o tempo durante o qual Isabel I fez crescer o Teatro. William Shakespeare, e outros, composeram peças que quebararam com o passdo da Velha Inglaterra. Foi também uma época de expansão e exploração ultramarina. A Reforma Protestante foi estabelecida e defendeu a o Reino Unido contra os poderes católicos do continente.
O Renascimento Inglês - O Teatro
A Reforma(Europa, Século XVI)
Protestantes em oração
Martinho Lutero
A Reforma Protestante foi um movimento que se deu no século XVI para reformar a Igreja Católica na Europa Ocidental. A Reforma começou com Martinho Lutero com as suas 95 preces nas práticas das indulgências. No final de Outubro de 1517 ele colocou essas preces no portão do castelo da igreja em Wittenberg, usada geralmente para colocar notícias para a comunidade universitária.
Em Novembro ele escreveu para várias autoridades religiosas do momento. A Reforma acabou com divisão e o aparecimento de novas instituições. As quatro mais importantes tradições que emergiram directamente da Reforma foram os Luteranos, Calvinistas e Presbetianos, os Anabaptistas e os Anglicanos. Subsequente as várias tradições protestantes tiveram com escola estas quatro escolas da Reforma. A Igreja Católica liderou então uma Contra Reforma dentro da sua estrutura através de uma variedade de novos movimentos espirituais, reformas estruturais na instituição da igreja.
O ILUMINISMO(Europa, Século XVIII)
A Era do Iluminismo refere-se a uma filosofia que apareceu na Europa no século XVIII, sendo muitas vezes conotadas como parte de um período que inclui a Idade da Razão. O termo num sentido mais específico refere-se a um movimento intelectual, o Iluminismo.
Este movimento advoca a racionalidade como meio para estabelecer um sistema autoritário estético, ético e lógico. Os líderes intelectuais deste movimento olhavam para si próprios como uma elite corajosa, e procuravam no seu entender levar o mundo a um progresso sem precedentes deixando para trás a tradição, a irracionalidade, superstição, e a tirania, as quais acreditavam ter começado no período histórico de nome Idade das Trevas.
Este movimento também teve um papel importante nas Revoluções Francesa e Americana, nos movimentos independentistas na América Latina, e na Constituição da Polónia de 3 de Maio, e também levou ao aparecimento do Liberaismo e ao nascimento do socialismo e comunismo. Ficou também marcado este período pela era Barroca e Clássica na música, e pelo período neo-clássico nas artes, e na aplicação contemporânea da unidade da ciência, incluindo o movimento do Positivismo Lógico.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi a maior mudança tecnológica, sócioeconómica e cultural no século XVIII e inicio do século XIX, começou na Grã-Bretanha e extendeu-se a todo o mundo. Nessa altura a economia baseada no trabalho manual foi substituído e dominado pela indústria e pelas máquinas.
Ela começou com a mecanização das indústrias texteis e o desenvolvimento das técnicas de trabalhar o ferro, a expansão do comércio permitiu a introdução de canais , a construção de estradas e caminhos-de-ferro. A introdução da máquina a vapor (inicialmente alimentada a carvão) e a motorização da maquinaria(principalmente da indústria textil) fez com que a capacidade de produção aumentasse. O desenvolvimento da maquinaria em metal e das ferramentas na primeira das duas décadas do século XIX facilitou a construção de noavas máquinas para a manufacturação noutras indústrias.
A data da Revolução Industrial não é exacta. Eric Hobsbawm afirma ter acontecido em 1780 com a sua fixação até 1830 0u 1840, enquanto, T.S. Aston diz que ocorreu entre 1760 e 1830(nos reinados de George III, e George IV).
Os efeitos deram-se através da Europa Ocidental e na América do Norte durante o século XIX, eventualmente afectando a mairia do mundo. O impacto desta mudança na sociedade foi enorme e muitas vezes é comparada com a Revolução do Neolítico, quando a humanidade desnvolveu a agricultura mudando o sentido nómada da vida para um sedentarismo sustentado.
A Primeira Revolução Industrial deu origem á Segunda Revolução Industrial por volta de 1850, quando o progresso tecnológico e económico ganhou com o desenvolvimento dos barcos a vapor e caminhos-de-ferro, no final do século XIX com o motor de combustão e eléctrico.
A Era Napoleónica
A era Napoleónica é o período na história de França e na Europa. É geralmente classificada como sendo o quarto passo da Revolução Francesa , o primeiro foia Assembleia Nacional, o segundo a Assembleia Legislativa, e a terceira a Directoria. A Era Napoleónica começou com o Golpe de Estado de Napoleão, que derrubou a Directoria e acabou com a sua derrota em Waterloo (Novembro 9, 1799 – Junho 28, 1815)
Século XIX
O Século XIX que aconteceu desde 1801 a 1900 no calendário Gregoriano.
Os historiadores alguma vezes definem como o" Século XIX" a época histórica entre 1815 ( o Congresso de Viena) a 1914 (o começo da Primeira Guerra Mundial); alternativamente, Eric Hobsbawm define o " Longo Século XIX" o período que vai de 1789 a 1914.
Durante este século, os impérios espanhois e portugueses, e Otomano começaram a desmoronarse e os impérios da Igreja Católica Romana e Mugal na India cessaram.
Seguiram-se as Guerras Napoleónicas, o Império Britânico tornou-se numa potência mundial, controlando 1/4 da população do mundo e 1/3 da área de terra. Isto forçou a Pax Britânica , encorajou o comércio, e o combate á pirataria.
A escravatura começou a reduzir gradualmente por todo o mundo. Seguiu-se a revolta dos escravos com sucesso no Haiti, os britânicos forçaram os bárbaros piratas a parar com a prática de raptar e tornar escravos pessoas europeias, baniram também a escravatura através do seu domínio, e encarregaram a sua marinha para acabar com escravatura a nível mundial. A Escravatura foi então abilida na Rússia, América e Brasil.
A electricidade, e o petróleo contribuiram para a Segunda Revolução Industrial, a qual permitiu á Alemanha, Japão e Estados Unidos tornarem-se Grandes Potências mundiais, iniciando uma corrida para criar os seus próprios impérios. Contudo , a Rússia e a Dinastia Qing na China falharam na manutenção da paz com as outras potências do mundo, levando a agitação social em ambos os impérios.
O Século XX
O estudante bósnio cristão Gavrilo Prinzip fere mortalmente o arquiduque Francisco Fernando e sua esposa, quando visitavam Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina.
Acima de tudo, o Século XX distingue-se dos outros na história humana pelas mudanças que influenciaram directamente ou indirectamente a economia e a tecnologia.
O desenvolvimento económico alterou a vida do dia-a-dia, num grau sem precedentes na história humana. As grandes mudanças dos séculos anteriores estavam mais ligadas com as ideias, religião ou conquistas militares, e o avanço tecnológico teve apenas um pequeno impacto na riqueza material da pessoa comum.
Durante o curso do Século XX, o produto interno bruto per-capita cresceu num factor de 5 muito mais do que todos os séculos anteriores combinados(incluíndo o século XIX com a sua Revolução Industrial).
Muitos economistas dão explicações para se entender a magnitude deste crescimento, em muito devido ao consumo de bens e serviços no final do século, tais como a melhoria da medicina(aumentando a esperança de vida para mais duas décadas) e as tecnologias de comunicação que não eram acessíveis a principio devido aos preços. Contudo, o fosso entre o mundo rico e pobre cresceu muito rápidamente comparado com o passado, e a maioria da população global permaneceu na parte pobre desta divisão.
Ainda, o avanço da tecnologia e medicina teve um grande impacto. A indústria a larga-escala e os média mais centralizados criaram ditaduras brutais a meio do século, levando a guerras sem precedentes. Contudo o aumento das comunicações contribuiu para a democratização.
Os desenvolvimentos tecnológicos incluiram o desenvolvimento do avião e exploração espacial, nuclear, genética, e na criação da Idade da Informação.
Os maiores desenvolvimentos políticos incluem o conflito Israelo-Palestiniano, duas guerras mundiais, e a Guerra Fria.
Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial, também conhecida como a Grande Guerra, a Guerra para Acabar com todas as Guerras, foi um conflicto mundial, que aconteceu de Julho de 1914 até ao Armisticio em 11-11-1918. As Potências Aliadas, compostas pelo Império Britânico, França, Rússia até Março de 1918, e os Estados Unidos após 1917, derrotaram as Potências Centrais, o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e Império Otomano. A guerra causou a desintegração de 4 impérios, o Império Alemão, Austro-Húngaro, Otomano, e Russo, levando a uma mudança radical dos mapas da Europa e do Médio Oriente.
Muitos dos combates da Primeira Guerra Mundial tiveram lugar na Frente Ocidental, num sistema de trincheira e fortificações (separadas por uma Terra de Ninguém) que iam desde o Mar do Norte até á fronteira Suiça. Na Frente Leste, as vastas planícies e o limitado sistema de caminhos-de-ferro levaram o conceito de guerra de trincheiras a um nivel nunca visto anteriormente. As hostelidades deram-se em terra , mar, e pela primeira vez no ar.
Mais de 9 milhões de soldados morreram nos vários campos de batalha, um número sem precedentes. Mais pessoas morreram num surto mundial de gripe que aconteceu no final da guerra. As condições sanitárias degradadas pela guerra, muitas casernas sobrelotadas, o contágio de muitos soldados , a sua migração tornou o problema de saúde pública a nível mundial para o o campo da pandemia.
A Primeira Guerra Mundial criou uma quebra decisiva com o velho mundo que tinha emergido após as Guerras Napoleónicas, as quais foram modificadas a meio do Século XIX pelas revoluções naconalistas. Os resultados da Grande Guerra, seriam um factor importante para o desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial que viria a acontecer 20 anos mais tarde.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A Segunda Guerra Mundial, foi um conflito militar que teve lugar em
1939-1945. Foi a maior e mais mortal guerra da história, culminando no Holocausto e acabando com o lançamento da bomba atómica.
O Japão esteve combatendo na China desde 1937, no ponto de vista convencional a guerra começou a 1 de Setembro de 1939, quando a Alemanha Nazi invadiu a Polónia. Em duas dias o Reino Unido e França declaram guerra á Alemanha, os combates foram confinados á Polónia. Foi assinado um pacto secreto de não-agressão entre a União Soviética e Alemanha a 17 de Setembro de 1939, o Pacto Molotov-Ribbentrop, para a conquista da Polónia e a divisão da Europa de Leste.
Os Aliados , foram chamados a intervir por causa da invasão da Polónia, o Reino Unido, França, Canadá, nova Zelândia, África do Sul, assim como os países da Commonwealth que eram controlados directamente pelo Reino Unido, assim como o Império Indiano. Todos estes países declararam guerra guerra á Alemanha em Setembro de 1939.
Hitler em Paris
Seguiu-se uma acalmia, conhecida como "A Guerra por Telefone", a Alemanha invandiu a europa Ocidental em Maio de 1940. Seis semanas mais tarde, a França atacada ao mesmo tempo pela Itália, rendeu-se á Alemanha, a qual tentou sem sucesso conquistar a Grã-Bretanha. Em 27 de Setembro, a Alemanha, Itália e Japão assinaram um acordo mútuo de defesa, o Pacto Tripartido, ficando conheciadas como Potências do Eixo.
Nove meses mais tarde, a 22 de Junho de 1941 a Alemanha lançou uma invasão massiva contra a União Soviética, que prontamente se juntou aos Aliados. A Alemanha tinha a agora em duas frentes. Isto provou-se ser um erro - muitos historiadores acreditam que se a Alemanha tivesse sucesso na invasão da Bretanha, a guerra podia ter dado uma volta a favor do Eixo.
Em 7 de Dezembro de 1941, o Japão atacou os Estados Unidos em Pearl Harbour, trazendo os americanos para a guerra ao lado dos Aliados. A China também se juntou aos Aliados assim como grande parte do mundo. A China em convulsão nessa altura atacou as forças japonesas através de uma guerra de guerrilha. No inicio de 1942, os maiores combatentes eram os seguintes: A Commonwealth Britânica, os Estados Unidos, e a União Soviética que combatiam a Alemanha e a Itália; e os britânicos e sua comunidade , China ,e Estados Unidos combatiam os japoneses. Em Agosto de 1945, as batalhas eram muitas em toda a Europa , no Atlântico Norte, Norte de África, Sudoeste Asiático, China , no Oceano Pacífico e no ar sobre o Japão.
A Itália rendeu-se em Setembro de 1943 a Alemanha partiu-se em dois com uma bolsa de resistência a Norte e num estado com os Aliados a Sul; a Alemanha rendeu-se em Maio de 1945. Seguiram-se os bombardeamentos atómicos de Hiroshima e Nagasaki, o Japão rendeu-se, marcando o fim da guerra a 2 de Setembro de 1945.
É possível que tenham morrido 62 milhões de pessoas na guerra. Cerca de 60 % foram baixas civis, que morreram em consequência das doenças, fome, genocídio(em particular no Holocausto), e bombardeamento aéreos. A ex-União Sovética e a China sofreram as maiores baixas. A União Soviética com cerca de 23 milhões de mortes, enquanto a China sofreu cerca de 10 milhões. Nenhum país perdeu uma grande parte da sua população do qua a Polónia: aprximadamente 5.6 milhões , ou seja 16% da sua população de 34.8 milhões de pessoas, morreu.
O Holocausto foi um assassínio deliberado, sistemático, de milhões de Judeus durante a Segunda Guerra Mundial prepertado pelo regime Nazi na Alemanha. Muitos pontos de vista existem para entender como foi possível. A perseguição dos Judeus extendeu-se muito antes da guerra ter começado, como foi o caso da Kristallnacht(Noite de Cristal em que milhares de livros de origem judaica foram queimados). Os Nazis usaram a sua propaganda com grande efeito plantando o ódio anti-semita no povo alemão.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa foi dividida em Europa Ocidental e Europa de Leste que representava os países que caíram na esfera de influência da União Soviética. A Europa Ocidental alinhou em conjunto no Tratado do Atlântico Norte(NATO) e a Europa de Leste no Pacto ded Varsóvia. Nasceram as Superpotências, Os Estados Unidos e a União Soviética. Estes rivais enfrentaram-se no que ficou conhecido como Guerra Fria. Na Ásia , a derrota do Japão levou á sua democratização. A Guerra Civil na China continuou durante e depois da guerra, resultando na fundação da República Popular da China. As ex-colónias das potências europeias começaram o seu caminho para a independência.
O Mundo no Final do Século XX
No final do Século XX, o Mundo estava numa grande encruzilhada. Durante o Século XX , foram alcançados mais avanços tecnológicos do que toda a história precedente. Computadores, Internet, e outros avanços tecnológicos que mudaram radicalmente o nosso dia-a-dia. Contudo, muitos problemas assombram o mundo.
Primeiro de tudo , a diferença entre as nações ricas e pobres continuam a aumentar. Alguns dizem que este problema não pode ser resolvido, mas todos sabemos que existe uma quantidade de riqueza que pode ser partilhada por muitos. Outros afirmam que as nações mais poderosas com grandes economias não estão a fazer o suficiente para fazer crescer as economias do Terceiro Mundo. Contudo, o desenvolvimento dos países estão confrontados com muitos desafios, os quais incluem o rápido crescimento das populações, e a necessidade de proteger o Ambiente, e os custos que vão ser suportados.
Secundáriamente, as doenças ameaçam destabilizar muitas regiões do mundo. Novos vírus tais como o SARS , Vírus do Nilo, e Gripe das Aves continuam a crescer rápidamente e fácilmente. Nas nações pobres a Malária e outras doenças afectam a maioria da população. Milhões estão infectados com o vírus da SIDA . O vírus está considerado epidémico no Sul de África.
O aumento da Globalização, especificamente a Americanização, também está em curso. Enquanto na opinião de muitos não seja necessáriamente uma ameaça , está causando sentimentos anti-ocidentais e anti-americanos em várias partes do mundo, especialmente no Médio oriente. O Inglês tornou-se rápidamente como sendo a língua global, com os povos que não a falam ficarem em desvantagem na globalização.
O terrorismo, as ditaduras, e o crescimento das armas nucleares são assuntos que estão requerendo atenção imediata. Os ditadores tais como Kim Jon-il da Coreia do Norte continuam a liderar as suas nações com vista a desenvolver armas nucleares. O medo que existe , é que não são só os terroristas que estão a tentar obter armas nucleares, mas sim aqueles que já as obtiveram.
Bin Laden
O Século XXI
A década de 2000 refere-se aos anos que vão desde 2000 a 2009. Técnicamente , contudo, o Milénio começou em 2001 por causa não haver o "ano zero", mas informalmente e não técnicamente o milénio começou no ano 2000. Muitos individuos tiveram as suas próprias crenças e esperanças quando começou o século XXI. Informalmente , podemos incluir os anos finais da década de 90 que se projectaram para a década segunite e por conseguinte para o século seguinte. Outros acreditaram que a cultura pop começou no ponto certo em 2000 ou por volta de 2002. Outro facto que marcou o inicio e ainda marca o nosso dia-a-dia foram os Ataques de 11 de Setembro nos Estados Unidos.
A primeira década do século XX tem sido marcado geralmente com uma escalada de assuntos que vieram dos anos 90, os quais incluiam o crescimento do terrorismo, o stress, a expansão do fenómeno económico da Globalização numa escala sem precedentes, a rápida expansão das comunicações e telecomunicações com os telemóveis e a internet e cultura internacional Pop.
Na América do Norte e no Médio Oriente, os maiores desenvolvimentos políticos nesta década giraram á volta da Guerra ao Terrorismo e da Guerra do Iraque. O rápido crescimento da economia asiática, e a China a ocupar o status de potência regional e de mercado com biliões de consumidores. a India e outros países em via de desenvolvimento também estão crescendo rápidamente e começaram a integrar-se na economia mundial.
Os acontecimentos económicos e políticos na América do Norte, Ásia e Médio Oriente exigiram a procura rápida de combústiveis fosseis, conjuntamente com poucas descobertas de novos lençóis de de petróleo, grandes custos de extracção, e a turbelência política, fazendo o preço do crude escalar para valores históricos entre 2000 e 2005. Em alguns lugares, especialmente na Europa podia ser visto $5 um galão, dependendo da moeda.
Os maiores eventos relacionados com Guerra ao Terrorismo, foram os Ataques de 11 de Setembro, o Sequestro do Teatro de Moscovo, a Crise dos Reféns da Escola de Beslan, os ataques de 2005 em Londres, e de Outubro de 2005 em Nova Deli.
Dominando as primeiras páginas das notícias, o terrorismo e o conflito no Iraque tem entupido os média a nível global. A controvérsia á volta da invasão do Iraque e os meios diplomáticos tem sido o centro do debate. O Iraque, com sua violência, teve as suas primeiras eleições livres na sua históriaem 30 de Janeiro de 2005. Apesar das persistentes ameaças e violência dirigida contra os votantes, os cidadãos iraquianos votaram numa taxa de afluência sem precedentes nas urnas para formar o Gabenete de Governo e o Primeiro Ministro.
Apesar do sucesso nas eleições democráticas de 2005, a Guerra do Iraque tem permanecido o assunto que domina a vida política americana, actualmente mais de 3000 soldados americanos morreram e mais de 23000 ficaram feridos. O Presidente George W. Bush tem planos para enviar mais 21,000 soldados para o Iraque o que tem levantado uma onda de indignação no país.
· Enviado por jpalma em Março 23 2007
Fonte: