Em 2010 o Autódromo de Interlagos completou 70 anos.
Autódromo de Interlagos - São Paulo - Brasil
Inaugurado oficialmente em 1940, ele é resultado de um história que começou 14 anos antes, em 1926, quando o engenheiro britânico Luis Romero Sanson resolveu construir um grande parque entre as represas Billings e Guarapiranga, com estádio de futebol, quadras poliesportivas, lagos para Iatismo e um Autódromo.
Projeto Original. O estacionamento para 10.000 carros faz falta até hoje...
Para o Projeto foi contratado o famoso urbanista francês Alfred Agache, que achou a região parecida com a cidade suiça de Interlaken. O nome pegou, e o local desde então passou a ser chamado de Interlagos.
Interlaken - Suiça, local que deu origem ao nome Interlagos
Os planos tiveram que ser adiados com a crise de 1929 e em seguida com a Revolução de 1932, mas a paixão dos paulistas pelo Automobilismo permaneceu. Algumas corridas foram realizadas em circuitos de rua, mas depois de um grave acidente no GP de São Paulo de 1936 que matou 4 pessoas e deixou outras 37 feridas, o Projeto foi retomado em 1938.
Acima, a "badalada" piloto francesa Hellé Nice e o momento do acidente que matou 4 pessoas e feriu 37 nas ruas de SP em 1936. Testemunhas dizem que o piloto brasileiro Manuel de Teffé a fechou pois não admitia ser ultrapassado por uma mulher.Ela não foi uma das vítimas fatais, mas é uma das responsáveis pela retomada da construção de Interlagos.
Carros testam a pista ainda em construção (1939)
O Autódromo foi inaugurado em 12 de Maio de 1940, com o 3o Grande Prêmio de São Paulo e uma prova de motocicletas, assistido por mais de 30 mil pessoas. A primeira corrida internacional aconteceu em 1947.
Filme da inauguração do Autódromo em 1940Observe que muito da estrutura da pista continua até hoje
O Autódromo foi administrado até 1954 pela empresa de construção civil Auto Estradas S/A, que vendeu-o por um valor simbólico ao Comitê de Celebração do 4o Centenário da cidade de São Paulo
1947 (Primeira Corrida Internacional)
1959
Apesar de conhecido internacionalmente como um celeiro de bons pilotos, o Autódromo foi bastante maltratado durante os anos 60, até que foi fechado para reformas em 1967 e reaberto apenas em 1970, já de olho na chegada da Fórmula 1 no Brasil.
Área de Camping em 1973
Depois de um Grande Prêmio de "teste" em 1972, sem contar pontos para o Mundial de Pilotos, Interlagos entrou em 1973 no Calendário Oficial da Fórmula 1. A primeira corrida em SP foi vencida pelo grande Emerson Fittipaldi. Não poderia ser um melhor começo.
Comemoração da vitória de Fittipaldi em 1973Animação digna de Copa do Mundo...
Os anos 70 e 80 viram o Grande Prêmio do Brasil ser disputado entre Interlagos e Jacarepaguá no RJ, e apenas em 1989, depois de uma grande reforma, que os deixou com o traçado, extensão e benfeitorias que vemos hoje, a Fórmula 1 veio para ficar definitivamente em SP.
Ingresso GP Brasil 1980 - Mil Cruzeiros
O circuito que tinha quase 8 km de extensão foi reduzido aos atuais 4.325 m, para adequá-lo aos padrões vigentes na Fórmula 1.
Nestes 38 anos de GP Brasil de F1, Interlagos viu vitórias brasileiras de Émerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Ayrton Senna e Felipe Massa. Apesar de ter ganho 2 vezes o GP do Brasil, Nelson Piquet ganhou as 2 vezes em Jacarepaguá. O brasileiro com mais corridas disputadas, Rubens Barrichello, nunca ganhou no Brasil.
Todos os vencedores do GP Brasil de F1
O Circuito foi batizado em 1985 como Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao piloto brasileiro que morreu em um acidente de avião em 1977, e conquistou sua única vitória na F1 em Interlagos.
José Carlos Pace comemora sua vitória em Interlagos em 1975Se não tivesse morrido tragicamente, o Brasil teria outro campeão Mundial
Apesar das recentes decepções com os pilotos brasileiros, que desde Ayrton Senna não têm o sucesso esperado, a GP do Brasil sempre terá um lugar especial no coração dos brasileiros que assistem e que correm neste Autódromo de tanta história.
Ayrton Senna em 2 momentos. Com seu primeiro Kart e como campeão do GP Brasil de 1991
Origem do nome das Curvas do circuito atualfonte: http://luiscezar.blogspot.com/2009/01/parabns-sp-autdromo-de-interlagos.html
Saiba mais sobre o GP Brasil de F1http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Pr%C3%AAmio_do_Brasil
Saiba mais sobre o Autódromo de Interlagoshttp://pt.wikipedia.org/wiki/Aut%C3%B3dromo_de_Interlagos