Michail Gavrilov
Em Abril 1942 o Tenente russo Michail Gavrilov já era um piloto experiente. Havia participado de várias missões com seu IL-2, e abatido várias aeronaves alemãs. Condecorado por bravura em batalhas aéreas, tinha apenas 26 anos de idade, casado e com 1 filho.
Foto de Família
As aeronaves Ilyushin IL-2 Sturmovik e seus pilotos são consideradas as que tiveram participação mais decisiva na Segunda Guerra Mundial, sendo cruciais para conter os avanços alemães no front soviético. Durante a Segunda Guerra foram fabricados mais de 36.000 IL-2, tornando-o o modelo de avião de guerra mais produzido da história. Sua cabine não era blindada, o que ressaltava ainda mais a coragem e heroísmo de seus ocupantes.
Ilyushin IL-2 Sturmovik, orgulho da aviação russa da Segunda Guerra
E aquele 30 de Abril de 1942 foi um dia comum no front soviético, novamente vencido pelos Sturmovik IL-2 e seus corajosos pilotos, que abateram 36 aviões alemães, e perderam apenas 9.
Porém, uma destas perdas permaneceu misteriosa durante décadas. O IL-2 de Gavrilov, após reportar uma situação de ataque a um acampamento inimigo na região de Demyannsk, simplesmente desapareceu. Os restos da aeronave nunca foram encontrados. Teria sido o avião capturado ? Teria Gavrilov desertado ?
Mapa da Região de Demyansk, local do desaparecimento de Gavrilov
Exibir mapa ampliado
Em Abril de 2010, um grupo de militar de sondagem que trabalhava na região encontrou um caça russo "enterrado" em um pântano , e após vários dias de escavação esclareceu mais um fragmento da História da Segunda Guerra Mundial: O IL-2 de Gavrilov e seus restos mortais, extremamente bem conservados após 68 anos de espera.
Veja as fotos da escavação e os restos do avião
O Tenente Gavrilov ainda vestia sua Farda, Capacete e Botas de batalha, mas não estava com sua Identificação, Arma, Pára-quedas e nem Relógio, o que significa que o avião foi encontrado logo após abatido e saqueado.
Os restos mortais de Gavrilov
Corpo mumificado de Gavrilov ainda com o Capacete (a cabeça foi encoberta)
A identificação do Tenente foi feita pelo Código do avião, Número de Série do motor e pelo fato de estar durante os últimos 68 anos ocupando a cabine do piloto da aeronave..
Motor da Aeronave
O potente motor depois de limpo. Perfeito estado de conservação
Hoje supõe-se que ao atacar o acampamento inimigo, o IL-2 de Gavrilov foi atingido por uma bateria anti-aérea, obrigando-o a fazer um pouso forçado.
A resposta se Gavrilov morreu durante o pouso ou se foi executado em solo pelos alemães será dada pelos peritos. Um triste fim para um importante membro da mais corajosa equipe de pilotos da Segunda Guerra.
Curiosidade
O caso de Gavrilov não foi o único. Em 2008 o piloto Boris Lazarev foi encontrado em sua aeronave durante sondagens de uma empresa de Topografia. Os pântanos europeus possuem alta concentração de Tanino, que inibem a proliferação de bactérias. Por isto os corpos são naturalmente "mumificados", permanecendo intactos durante centenas de anos.
Veja a foto do piloto retirado do fundo do pântano 65 anos após o acidente que o vitimou.
Bóris Lazarev