A Suméria na Mesopotâmia
Os primeiros povos que ocuparam a Mesopotâmia foram chamados de sumerianos. Possuíam organização gentílica e desenvolveram uma escrita pictórica, provavelmente os sacerdotes, camada fundamental na organização do Estado, na medida em que a agricultura gerava um excedente, e ao mesmo tempo exigia maior organização no controle da sobre a utilização das águas dos rios.
Na Suméria desenvolveram cidades-Estados a partir de 3500 a.C. , sendo que as mais importantes foram Ur, Uruk e Kish, independentes e que chegaram a alternar a influência sobre a região.
O Império de Sargão
As cidades sumerianas foram conquistas e unificadas em 2334 a.C. por Sargão , que fundou a dinastia acadiana e deu início a um processo de conquista, organizando um império que estendia-se desde a baixa Mesopotâmia até as proximidades do Mediterrâneo. Esse império teve curta duração, foi conquistado por volta de 2218 a.C. por povos nômades que chegaram dos Montes Zagros. Apesar dessa curta duração, foi importante na medida em que fortaleceu a concepção de Estado Teocrático, centralizado, modelo que será adotado por outros povos que dominaram a mesma região, tanto que, a independência das cidades no período posterior foi efêmera, dominadas pelos amorritas que se estabeleceram na Babilônia.
Fonte: cd-rom Atlas de História Geral, da Editora Ática