7.8.12

Guy de Lusignan



Por Antonio Gasparetto Junior

Guy de Lusignan foi monarca do Reino de Jerusalém.

Nascido em 1150, Guy de Lusignan, ou Guido de Lusignan, foi um nobre cavaleiro francês que participou de momentos significativos da história do cristianismo na Idade Média. Conquistou grande crescimento no Oriente, especialmente após se casar com Sibila de Jerusalém, que havia sido condessa de Jafa e Ascalon antes de se tornar rainha de Jerusalém. Sibila era filha de Amarico I e irmã de Balduíno IV, famoso rei de Jerusalém na época das Cruzadas. Proveniente de uma importante e famosa família reinante, era neta ainda de Melisende, uma bem sucedida rainha reinante do século II. O casamento de Guy de Lusignan com Sibila, em 1180, o levou ao posto de regente e, em seguida, de monarca consorte de Jerusalém, em 1186.

Para a infelicidade de Guy de Lusignan, o monarca de Jerusalém precisou enfrentar o robusto exército de Saladino. Este foi um sultão egípcio que conseguiu reunir as diferentes orientações do islamismo em um só exército para enfrentar os cristãos com o firme propósito de recuperar a Terra Santa para os muçulmanos. Saladino conquistou regiões importantes paulatinamente e, em 1187, enfrentou Templários e exércitos cristãos na Batalha de Haitin. Foi nesta ocasião que o sultão egípcio derrotou Guy de Lusignan e o tomou como prisioneiro. Todavia, Saladino se recusou a matar Guy de Lusignan em respeito ao monarca. De toda a forma, seria o começo do fim do domínio cristão sobre Jerusalém. Saladino continuaria sua crescente de vitórias e tomaria a cidade de Jerusalém de uma vez por todas.

Depois da derrota sofrida para Saladino e de perder a cidade de Jerusalém para o islamismo, Guy de Lusignan ainda tentou voltar ao trono na Terra Santa com a ajuda do rei Ricardo Coração de Leão, que havia conquistado o território do Acre. Mas os esforços não foram suficientes, pois os muçulmanos dominavam a Terra Santa com autoridade. Para não ficar sem ocupar cargos nobiliárquicos, Guy de Lusignan aceitou tornar-se o monarca do Chipre.

Guy de Lusignan teve duas filhas, Alix e Marie de Lusignan, mas as duas faleceram ainda muito jovens vítimas de enfermidades. Em função disso, Guy não deixou nenhum herdeiro para o trono que lhe restou em Chipre. Coube, então, ao seu irmão, Amalric de Lusignan, receber a coroa do Reino do Chipre e dar prosseguimento a uma dinastia da família que duraria até 1474. Guy de Lusignan faleceu no dia 18 de julho de 1194 e foi enterrado em Nicósia, capital do Chipre, em uma igreja dos Templários.

Fonte:
http://www.cypnet.co.uk/ncyprus/history/lusignan/1guydelusignan.htm