7.8.12

Silvio Berlusconi



Por Emerson Santiago

Silvio Berlusconi (29 de setembro de 1936, Milão, Itália) é um político e empresário de mídia italiano, que exerceu por três vezes o cargo primeiro-ministro da Itália, entre 1994 e 1995, 2001 a 2006 e 2008 a 2011. Berlusconi foi o primeiro-ministro que permaneceu por mais tempo no poder da Itália do pós-guerra e ainda é um dos homens mais ricos do país, controlando uma fortuna estimada em US$ 9 bilhões de dólares norte-americanos, de acordo com dados da revista de negócios Forbes. Seu império abrange meios de comunicação, empresas de publicidade, seguros, alimentos e construção, o que acabou por gerar a impressão em meio ao público italiano que o magnata era plenamente capaz de comandar a política de seu país.



Berlusconi teve, porém, um início humilde, como vendedor de aspiradores de pó e crooner em boates e em navios de cruzeiro. Recebe o diploma de Direito em 1961 e logo depois organiza a Edilnord, uma empresa de construção, com a qual começa a estabelecer uma reputação de homem de negócios em torno da cidade de Milão. Dez anos depois, começa a investir no meio televisivo, estabelecendo um canal de TV a cabo, a Telemilano, que, futuramente torna-se o maior conglomerado de mídia da Itália, a Mediaset. É em 1993 que Berlusconi decide literalmente investir na política, e para isso cria seu próprio partido político, o “Forza Italia”, cujo nome é emprestado de um canto da torcida do A.C. Milan, clube também sob seu controle.

No ano seguinte, numa coligação com partidos de direita, Berlusconi é eleito primeiro-ministro pela primeira vez, mas as rivalidades entre os seus apoiadores, juntamente com seu indiciamento por fraude fiscal por um tribunal de Milão leva ao colapso de seu governo apenas sete meses depois. Nas eleições de 1996, ele perde para o candidato de esquerda Romano Prodi, mas em 2001 volta no poder, mais uma vez em coligação com seus ex-parceiros. Em 2006, é novamente derrotado por Prodi, mas volta em 2008 sob nova bandeira, o partido Povo da Liberdade, mas os problemas legais seguiriam novamente o primeiro-ministro durante todo o seu mandato.

Acusado de peculato, fraude fiscal e contábil, além do suborno de um juiz, Berlusconi sempre negava as irregularidades e nunca foi definitivamente condenado. Mas, finalmente, em 2011, em meio a um embaraçoso escândalo sexual, onde foi acusado de sexo com uma menor de idade, e as condições cada vez mais precárias da economia italiana como efeito da crise na Zona do Euro, o apoio a Silvio Berlusconi desaparece. A 8 de novembro, ele perde sua maioria parlamentar e se comprometeu a renunciar depois de um pacote de austeridade votado pelos legisladores. Atualmente, Berlusconi, com 75 anos aparentemente se retirou da política, dedicando-se ao seu império, sua saúde e a tratar das questões legais que envolvem seu nome.

Bibliografia:
Profile: Silvio Berlusconi, ex-Italian prime minister (em inglês). Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/news/world-europe-11981754>. Acesso em: 19 jul. 2012.




Fonte: