Por Emerson Santiago
O Reino Asmoneu foi a entidade política estabelecida na região da Judeia e redondezas entre 140 a.C. e 37 a.C. Sua fundação representou um importante capítulo na busca do povo judeu pelo seu próprio estado independente. A característica marcante deste estado é que ele unia fortes influências da cultura helenística associada à cultura nativa judaica.
Apesar de vários historiadores considerarem o reino asmoneu como um estado independente, a verdade é que em boa parte de sua história este permanceu ligado a duas grandes potências do mundo antigo, primeiro o Império Selêucida(entre 140 a.C. e 116 a.C., constituiu um estado semi-autônomo em meio à administração) e depois, a república romana (tornando-se um protetorado desta em 63 a.C., permanecendo assim até seu final). Ao se libertar do domínio selêucida em 110 a.C., seus representantes adotaram o título de basileus (monarca, em grego) e estenderam o território do reino para áreas que correspondem hoje à Palestina, Jordânia e Israel modernos.
A dinastia asmoneana surge a partir da liderança de dois irmãos, Judas e Simão Macabeu. O primeiro conseguiu derrotar o exército selêucida quando da revolta dos Macabeus, e o segundo estabeleceu a dinastia, cerca de vinte anos depois. A guerra e consequente separação deve-se à tentativa do imperador Antíoco IV de reprimir o judaísmo em favor dos cultos helenísticos. Além disso, a República Romana e o Império Parta investiam na desestabilização do Império Selêucida, já em decadência.
Assim, mesmo antes de seu surgimento, o Reino Asmoneu já fazia parte dos planos de conquista de Roma, que em 139 a.C., já reconhecia a autonomia do pequeno estado judeu. Seus monarcas estavam à mercê dos interesses dos romanos, especialmente em meio à guerra civil que resultou na ascensão de Júlio César.
A morte de César deixará um vácuo de poder, onde o reino asmoneu experimenta um breve período de plena independência. Logo, porém, Augusto torna-se o primeiro imperador romano, e um novo monarca é entronado em território judeu, alguém que obviamente estava mais sintonizado com a política da grande potência europeia. Seu nome é Herodes, cujo governo serviria apenas de ensaio para a transformação da área em uma província romana, a Judeia. Sob o reino de Herodes, todos os descendentes diretos da dinastia asmoneana são aos poucos executados.
Apesar de ter criado um reino judeu independente, a dinastia asmoneana não conseguiu manter por muito tempo a autonomia, e seu sucesso foi breve, pois seus líderes de modo geral não conseguiram prolongar pormuito tempo o afã nacionalista conquistado pelos irmãos Macabeus.
Bibliografia:
Hasmonean Jerusalem (em inglês) Disponível em: <http://www.welcometohosanna.com/JERUSALEM_TOUR/hasmonean.htm>. Acesso em: 04 ago. 2012.
Fonte: