No século XVI aconteceram as invasões francesas e incursões corsárias no litoral.
As invasões foram determinadas pelo interesse da Companhia das Índias Ocidentais de controlar a então maior região produtora de açúcar do mundo, além do fato de a Holanda estar em guerra contra a Espanha, que então dominava o Brasil (1580-1640).
INVASÃO DA BAHIA (1624-1625)
Comandados por Jacob Willekems e Johan van Dorf os holandeses tomaram Salvador, mas não conseguiram estabelecer maiores contatos na área açucareira devido à resistência chefiada pelo bispo D. Marcos Teixeira. Em 1625 a conjugação de tropas pernambucanas com a esquadra luso-espanhola de Fradique de Toledo Osório conseguiu expulsar os invasores.
INVASÃO DE PERNAMBUCO E OCUPAÇÃO DO NORDESTE
Em 1630, nova expedição ocupou Pernambuco, sendo a resistência no interior liderada por Matias de Albuquerque que, conseguiu sustentar-se, até 1635, quando a superioridade de recursos dos invasores acabou por obrigá-lo a retirar-se.
A par da luta militar, os holandeses procuraram consolidar-se e expandir sua dominação.
Entre 1637 e 1644 passou a governar o domínio holandês o conde alemão João Maurício de Nassau-Siegen que realizou melhoramentos urbanos no Recife e desenvolveu uma política de entendimento com proprietários de engenhos e comerciantes portugueses.
Simultaneamente, a Companhia ampliava seus investimentos nos engenhos pernambucanos, emprestava dinheiro aos senhores e avançava militarmente sobre outras regiões.
O fracasso na tentativa de conquistar Salvador (1638) não impediu que os holandeses estendessem seu domínio até o Maranhão.
A restauração da independência portuguesa (1640), a saída de Nassau do governo por desentendimento com a Companhia (1644) e o vencimento dos empréstimos aos senhores de engenho motivaram a Insurreição Pernambucana, movimento cujos principais líderes foram João Fernandes Vieira, Henrique Dias, Felipe Camarão e André Vidal de Negreiros.
Vencedores nas batalhas do monte das Tabocas (1644) e Guararapes (1648 e 1649), isolaram os holandeses em Recife, obrigando a capitulação em 1654.
Em 1661 foi assinado o tratado de Haia, no qual os holandeses desistiam do Brasil, mediante uma indenização.
Fonte:
Imagem: http://www.historiadetudo.com/invasoes-holandesas.jpg
http://www.slimsite.hpg.ig.com.br/invasoes.html
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/invasoes-holandesas-no-brasil.html