5.9.12

Os prós e contras do casamento segundo Charles Darwin

Marcel Verrumo

Que o cientista inglês Charles Darwin é autor do clássico A origem das espécies, no qual defende que os seres vivos evoluem de acordo com a seleção natural, todos sabemos. O que pouca gente sabe é que o naturalista também escreveu um documento que estava longe de tratar sobre a ciência biológica e perto da ciência dos relacionamentos. Darwin redigiu uma lista com os prós e contras de se casar. Você pode conferir aqui o texto original cujo título éThis is the question (Esta é a questão).



Para te poupar de decifrar a caligrafia do cientista, o História sem fim traz a versão traduzida. Como o texto original é um rascunho manuscrito, pode ser que você não entenda exatamente o que ele quis dizer em alguns momentos (na verdade, nem nós entendemos). Mas dá para ter uma ideia.


Esta é a questão


Casar

Não se casar
As crianças (se Deus quer), a companhia constante (e a amizade na velhice), um se interessa pelo outro melhor que um cachorro se interessaria de todos os modos. Um lar e alguém que cuide da casa. Desfrutar da música e das conversas com a mulher. Essas coisas boas para a saúde. É obrigado a visitar e a receber visitas, mas é uma terrível perda de tempo. Meu Deus, é intolerável pensar em toda uma vida de trabalho e de trabalho, como uma abelha e, depois de tudo, nada. Não, não, não é suficiente. Imagine viver uma vida sozinho em uma casa imunda em Londres. Apenas uma foto de uma mulher bonita com um bom fogo, livros e música. Comparar esta visão com a realidade suja de Grt. São Marlbro. Sem filhos, sem vida (segundo), sem ninguém para cuidar de você na velhice. Qual é a sensação de trabalhar sem o apoio de amigos próximos e queridos? Que são amigos íntimos e queridos amigos em idade avançada, com exceção da família. A liberdade de ir para onde quiser. A escolha da sociedade (clube) que você gosta. Conversa com homens inteligentes em clubes. Nenhuma obrigação para visitar a família ou se preocupar com ninharias. Resíduos de tempo. Não é possível ler à noite. Gordura e ociosidade. Ansiedade e responsabilidade. Menos dinheiro para livros e outras coisas. Se muitas crianças forçadas a trabalhar mais – (Mas então é muito ruim para a saúde trabalhar mais) Talvez minha esposa não goste de Londres, então a solução seria o exílio e eu pareceria um tolo.

Então, o que você acha que Darwin preferiu? Sim, ele escolheu a companhia de uma esposa ao seu lado para lhe dar uma velhice agradável. O cientista se casou com Emma Wedgwood, sua prima, com quem teve DEZ filhos! Casamento bem consumado, não?!


Fonte:  Superinteressante