22.4.09

A inauguração de Brasília

21 de abril de 1960  

Jornal de Brasil: Brasília

A festa da inauguração de Brasília começou na noite da véspera, com uma missa campal que terminou no dia 21. O então presidente Juscelino Kubitschek não conseguiu conter as lágrimas quando os ponteiros marcaram os 20 minutos do dia 21 de abril, e um espetáculo de som e cores invadiu o céu da nova capital. Logo pela manhã JK presidiu uma reunião do ministério que marcou formalmente a instalação do poder executivo na nova capital. 

O primeiro ato oficial do presidente foi a assinatura de mensagem, propondo a criação da Universidade de Brasília. O dia foi repleto de comemorações, com parada militar, desfile de candangos, baile improvisado nas ruas, queima de fogos no Eixo Rodoviário. JK percorreu as avenidas em carro aberto e a esquadrilha da fumaça fez evoluções no céu, onde no fim da tarde abriu-se um belíssimo arco-íris. À noite, as portas do Palácio do Planalto foram abertas para o baile de gala para 3 mil convidados, vindos de todas as partes do mundo.

Brasília nasceu como uma cidade de contrastes, com favelas que desafiavam as linhas dos edifícios de Oscar Niemeyer e o traçado urbanístico de Lúcio Costa. Os extensos quilômetros de ruas asfaltadas misturavam-se com o barro e a lama das margens das vias. O sistema de transporte era o maior problema da nova capital. Só existiam 30 ônibus, que trafegavam apenas nas vias principais, e as filas nas paradas dos coletivos eram muito extensas. O custo da alimentação, vestuário e moradia eram os mais elevados do país. 

Em seu primeiro comício em Goiás, quando ainda era candidato à presidência, Juscelino prometeu tirar o projeto de construção da cidade do papel. Lançou o slogan de "50 anos de progresso em 5 anos" na qual Brasília se encaixava.

Transferência da capital era um sonho antigo
A transferência da capital do Brasil para o interior era uma aspiração antiga. Já em 1716, o Marquês de Pombal fez essa proposta, com o argumento de que uma sede do governo no litoral poderia ser facilmente invadida por nações inimigas. Em 1821, José Bonifácio de Andrada e Silva sugeriu a interiorização da capital. Em 1922, o deputado Americano do Brasil apresentou o projeto do lançamento da pedra fundamental de Brasília no Planalto Central. A ideia ficou esquecida até a aprovação da Constituição de 1946, que determinava a transferência da sede do governo para o interior.
Fonte: JB Blog
Disponível em:http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php