8.7.09

Acervo Digital Revoltas online O Arquivo Público Mineiro possibilita novas pesquisa sobre revoltas coloniais

Revoltas online
O Arquivo Público Mineiro possibilita novas pesquisa sobre revoltas coloniais
Renato Venâncio

Em 2007, o Sistema Integrado de Acesso do Arquivo Público Mineiro (SIA-APM) disponibilizou on-line aproximadamente 80 mil páginas de manuscritos referentes à Secretaria de Governo da Capitania de Minas Gerais (1605–1849). Um tema a ser explorado nessas fontes é o das revoltas coloniais. Em 1720, uma delas, de caráter antifiscal, eclodiu em Vila Rica, atual Ouro Preto. É emocionante poder ler manuscritos de quase trezentos anos, como o do Governador de Minas, solicitando “devassa” contra os rebeldes.

Vários desses testemunhos também se encontram disponíveis na Revista do Arquivo Público Mineiro, como o
manuscrito da arrematação dos bens pertencentes ao confiscado Fellippe dos Santos, líder da Revolta de 1720.

No SIA-APM, os mencionados 80 mil manuscritos estão indexados a partir dos títulos dos 400 livros em que se encontram encadernados. O motivo para tal escolha se deve ao elevado custo das descrições detalhadas, que, aliás, demoram vários anos para ser concluídas. Eis um exemplo:
Registro de alvarás, regimentos, cartas, ordens régias, cartas patentes (1605-1753).

Nesse códice, com 256 páginas, é possível localizar documentos a respeito dos mais diversos assuntos: cartas patentes de militares, confirmações de cartas de sesmarias, regimentos de cirurgiões etc. No entanto, o sistema de busca identifica apenas os termos do título do livro, ou seja: “registros”, “alvarás”, “cartas”, “ordens régias” e “cartas patentes”.

Portanto, quem quiser pesquisar no SIA-APM deve desenvolver algumas estratégias. Muitos livros de manuscritos dispõem de índices nas páginas iniciais. Outra dica é utilizar o
Guia de Fundos e Coleções, que apresenta uma visão geral do funcionamento da Secretaria de Governo da Capitania e da riqueza de seu acervo. É possível também recorrer à busca avançada, selecionando o período a ser pesquisado. Se o tema for a revolta de 1720, por exemplo, basta escrever esse ano no campo “data inicial”.

Fonte: