8.7.09

A pistola de Saddam Hussein


A arma do ditador iraquiano, encontrada no esconderijo onde ele foi capturado em 2003, será exibida na biblioteca George W. Bush

Departamento de Defesa dos EUA
Após sua captura por soldados americanos, Saddam Hussein teve sua barba raspada para confirmar sua identidade
Em 13 de dezembro de 2003, Saddam Hussein foi capturado por tropas americanas e rebeldes curdos num esconderijo no sótão de uma residência perto da cidade de Al Daur, a cerca de 15 km ao sul de Tikrit, sua cidade natal. No mesmo local, os agentes da Força Delta acharam uma pistola Glock 18 calibre 9mm, que foi apresentada ao então presidente George W. Bush e tornou-se um de seus mais valiosos pertences.

Agora o
New York Times descobriu que George W. Bush pretende exibir a pistola do ditador iraquiano como peça principal da sua biblioteca presidencial, que está sendo construída, no valor de 200 mil dólares, no campus da Universidade Metodista do Sul em Dallas, no Texas. A arma pertence ao Arquivo Nacional dos EUA, mas Bush disse ao jornal que quer exibir a pistola permanentemente na biblioteca, que será organizada em torno das 25 decisões chaves tomadas por ele durante seus oito anos no poder.

Mark Langdale, presidente da fundação que está sendo criada com o nome de Bush, afirmou ao jornal que "a pistola é um artefato interessante e demonstra que os EUA capturaram Saddam Hussein e o desarmaram literalmente".

A Biblioteca George W. Bush está prevista para abrir em 2013.

Fonte: