28.3.10

GIORDANO BRUNO

Precursor da modernidade, escritor, filósofo, ex- Frei, viveu no período de 1548-1600, nascido em Nola, Napóles.
Através dele começou a romper-se o medieval e o Catolicismo imperava como verdade absoluta e o mesmo sendo Frei, começou a manifestar suas ideias filosóficas que contrariavam a época, dando início a modernidade onde as novas teorias questionavam a ordem natural ou divina como base das relações sociais e políticas e desenvolviam novas noções sobre o indivíduo, a propriedade, a liberdade e a legitimidade do poder.
Com a sua ruptura com o Catolicismo, Giordano deu continuidade a sua ideologia, através de sues escritos que foram publicados e influenciaram a muitos, suas ideias tiveram como base a Teoria Heliocêntrica de Corpênico - O Sol como centro do universo e a terra girando em torno dele, Galileu colocou frente a frente a religião e a ciência, na época o trabalho era visto apenas como meio de subsistência, de disciplina do corpo e de purificação da mente assim, servia como instrumento de dominação social e de condenação a qualquer rebeldia à ordem instituída. Se entre os gregos a escravidão era justificada como algo natural, na Idade Média Cristã a servidão era justificada pela ordem divina.
Aos 44 anos foi preso por negar as leis católicas, entregue a Inquisição Romana. Foi acusado de acreditar em magia negra, considerada como arte da memória, apostasia, heresia, não cria na trintade, comparou Jesus Cristo e Moisés a um mago.
No seu primeiro julgamento abjurou por acreditar que com sua morte suas ideias não poderiam ter continuidade, no seu último julgamento não mais abjurou por crer que fazendo assim seria contra a Deus e tudo aquilo que havia pregado.Foi condenado, morreu na fogueira, em praça pública.
"...os homens constroem seu saber..." Giordano Bruno