28.3.10

Karl Marx e Émile Durkheim

Émile Durkheim

Émile Durkheim foi um dos principais fundadores da sociologia, e ele tornou-se um dos primeiros professores dessa cadeira.

As principais referências para situar seu pensamento são a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, algumas outras idéias a respeito desse acontecimento vinham sendo formadas por outros autores como Saint-Simon e Comte. Durkheim acreditava na neutralidade da ciência, ele definia a sociologia como uma ciência "das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento", ou seja, "de toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade", ele acreditava que para a esfera do conhecimento preciisava-se delimitar seu objeto próprio "os fatos sociais" (fato social é toda maneira de agir fixa ou não suscetível de exercer sobre o indivíduo, uma coerção). Ele estabeleceu regras nos fatos sociais, onde o primeiro seriam coisas.

Ele tinha um ponto de positivismo, o de ordem e progresso, acreditava que a ordem era pré-estabelecida no momento que o indivíduo se encontra, e que não haveria questionamentos dentro da sociedade. Acreditava que o indivíduo era educado para a sociedade, pois quando nascemos havia regras que teríamos que seguir, pois a sociedade às impõe, pois para a sociedade a educação é aprender a viver dentro dela. Durkheim tinha uma preocupação com a sociedade baseada na ordem, coesa e harmônica, por que surgiram críticas, pois cada sociedade possui suas normas e sua peculiaridade, nenhuma é igual à outra. A sociedade a determina é mais forte que os indivíduos, pois ela é um todo, ela determina como o indivíduo deve se comportar perante ela.

Outra abordagem de Durkheim, foi o funcionalismo (funções sociais) tendo ele como fundador. Ele acreditava na consciência coletiva (forma de pensar de um determinado grupo ou sociedade) e outra é a consciência total (onde a divisão de trabalho, assim permitindo o desenvolvimento da personalidade). Com isso a diminuição da coesão faz com que a "unidade do organismo seja tanto maior quanto marcada a individualidade das partes. O conjunto de crenças e sentimentos coletivos é à base da coesão da sociedade.

Havia dois tipos de solidariedade: mecânica (caracterizada pela semelhança de trabalho e por extremamente fechada) e orgânica (processo de individualização passa a ser solidário por ter uma esfera de própria ação). (A divisão do trabalho social divide-se em capazes e incapazes, onde a orgânica vai funcionar como um ser vivo sociedades modernas, caracterizadas pela diferença).

Durkheim tinha o seu próprio método sociológico, sendo eles: independente de toda a filosofia, objetivo. e exclusivamente sociológico.

Durkheim escreveu o "Suícidio", onde ele tratava de tipos de suícidio dentre eles: o Egoísta ( consciência individual) ; Altruísta ( consciência coletiva); Anômico (que ocorre em momentos de anomia, típico das sociedades modernas e contemporâneas) .

A religião determinava a moral e o fato social, tentando atribuir dignidade para um mundo ideal. A religião representa a sociedade idealizada, pois aparentemente representa o bem, o belo e o ideal, mas também incorpora todo o mal e o que a sociedade julga.

Enfim, Durkheim, acreditava no surgimento de novas crenças, e ideais gerados em períodos revolucionários ou de grande intensidade da vida social, assim essas conturbações seriam de grande utilidade para se chegar a uma sociedade ideal , pois o homem estaria em um estado psíquico onde ele poderia revigorar a sua fé e recuperar a seu caráter .

Karl Heinrich Marx (1818-1883)

Karl Heinrich Marx foifilósofo, cientista social, economista, historiador e militante político, e foium dos pensadores que exerceu maior influência sobre o pensamento social . Suas idéias influenciaram de maneira decisiva nos movimentos operários epartidos socialistas, especialmente após a sua morte, em 1883. As suas principais obras foram"O Capital" e o "Manifesto do Partido Comunista".

Marx entrou na universidade, primeiramente em Bona e mais tarde em Berlim Concluiu seu curso da universidade em 1841, então Marx era um idealistahegelianoem seu ponto de vista. Em Berlim, pertenceu aocírculo "de Hegelianos esquerdo" (com Bruno Bauer e outro) quem procurou extrair conclusões ateísticas e revolucionárias da filosofia de Hegel. Marx e Engels trabalharam juntos para produzir o primeiro trabalho maduro do marxismo – aideologiaalemã. Neste trabalho, produzido pela maior parte em resposta ao materialismo,Marx ,Engels e Feuerbach estabeleceram as fundações do marxismo com o concepção materialista da historia, e quebrou o idealismo hegeliano esquerdo . Feuerbach dizia que a alienação , a religião é o ópio do povo.

O marxismo se constituiu como escala de pensamento após a Revolução de 1917 na União Soviética. Seus pensadores foram influenciados pela URSS e pela III Internacional. A criação dessa escola não foi fácil devido à escassez de historiadores profissionais. Marx colocou em prática tese de Hegel onde: Tese – Antítese = Síntese, onde a história é colocada como realidade, sendo assim a história vai ser dialética (movimento social pelo qual as realidades sociais se desdobravam e dão origem a novas realidades).

Marx viveu em um período onde havia uma ascensão econômica, fruto da Revolução Industrial, onde a burguesia se consolidava pelo poder econômico e político, ditando ordens e influenciando o mundo depois dessa revolução. Com essa nova concepção a sociedade necessitava de regras justas e não exploratórias, pois a burguesia detinha o capital, assim eles tinham consigo o poder dos meios de produção, e em detrimento dos trabalhadores, que vendem seu trabalho (proletariado) e Marx disse: "O trabalho é a atividade humana por excelência, pela qual o homem transforma a natureza e a si mesmo. Mas nos sistemas onde persiste a exploração, ao invés de contribuir pela liberdade do homem, o trabalho torna-se condição de sua alienação." A alienação o homem torna-se estranho ao que criou , assim tendo uma necessidade de mudança nas relações de produção para transformar a sociedade.

Ele trabalhou com conceitos como o de materialismo dialético que era um processo de conhecimento da realidade social que implica na transformação da própria sociedade, também o de realidade onde se transforma por força das próprias tensões (contradições), idéia de processo, o de modo de produção que se forma de acordo como cada sociedade e/ou classe se organiza para gerar meios de produção, também o conceito de classe social que relacionava o grupo com os meios de produção, infraestrutura que é à base da sociedade, onde partem todas as relações, essa é dividida em forças produtivas (ordem, tecnologia,...) e relações de produção( que é quem é dominante e quem é dominado; proprietários e não proprietários). A superestrutura, que se constituía em cultura, religião, ideologia, Estado, onde Marx dizia: Classe em si, classe para si.

Marx iniciou seu pensamento que resultaria no marxismo (termo que foi empregado após sua morte). Junto com Engels, formula a teoria do socialismo marxista. É também chamado de Socialismo Científico, por não se apresentar mais como um ideal (oposição ao socialismo utópico), e sim como uma necessidade histórica que deriva da crise do capitalismo, esse pensamento esta fundamentado na análise científica da sociedade capitalista, onde o modo de produção determina as relações social.

Os períodos históricos deveriam ser vistos não mais com o método positivista de datação (Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea) mas sim pelas transformações econômicas (Modo de Produção Asiático ou Escravista, Feudal, Capitalista e por fim Socialista). Marx trabalhou mais com ocapitalista , ele acreditava na falsa consciência , onde a mais – valia difere entre o valor do produto e o valor da troca.

O Manifesto Comunista afirmava que a classe operária era internacional e instiga o proletariado de todo o mundo a se unir para tomar o poder e chegar ao comunismo, onde a sociedade viveria em um coletivismo, sem distinção de classe. Para o comunismo, Marx prevê um estágio intermediário de organização, o socialismo, que instaura uma ditadura do proletariado para garantir a transição. Marx e suas teorias mudaram radicalmente a história política e social da humanidade.

Enfim Marx foi um grande revolucionário , que transformou a maneira de pensarmos frente ao meio em que vivemos, e mostra a diversas transformações da história junto à sociedade , em meios empíricos onde as subjeções encontram-se presentes na forma de pensar e agir do homem , também podemos ver que o homem sempre corre atrás de ideologias onde são seguidas como "marcos" , para que sua consciência esteja sempre viva , eé aí que cessa as especulações do homem para entender a sua consciência.

As várias formas de produção nos remetem as diversas divergências entre civilizações e tempos, pois as contradições e as semelhanças estão explícitas nos contextos históricos, há fatos para comprovar a decadência ou a ascensão de uma sociedade.

Uma citação de Marx que diz: "quando a história, se ela se repete como farsa". Isso mostra o quanto ele era exigente em trabalhar com fatos relatos, pois a veracidade era sua marca.

Síntese

Esses dois sociólogos analisam a vida em sociedade através de um ponto em comum, trabalham com conceitos, onde estão empregadas as suas características, como por exemplo, podemos pegar uma sociedade antiga, como o Egito e analisar a forma na qual cada vê a religião, para Marx a religião é o ópio do povo, enquanto para Durkheim é uma coesão social. Os dois analisam a sociedade maior do que o indivíduo.

O trabalho de Marx mostra a teoria do movimento das sociedades, e conceitos de modo de produção, enquanto para Durkheim ele mostra que o indivíduo era educado para a sociedade, assim não teria direito de reivindicar nada. Esses dois sociólogos revolucionaram o seu tempo com suas idéias e conceitos, porém o marxismo até hoje é mencionado por ter tido tal importância para o momento que ele foi incorporado por que ele não seguia os mesmos conceitos de Durkheim que seguia junto ao positivismo com ordem e progresso, mas sim outra maneira ele expressava a realidade tanto política quanto econômica, botando em excelência o sujeito e objeto enquanto para Durkheim mostrava-se a verdade informativa, apenas relatava-se e comprovam-se os fatos, sem mais aprofundamentos.

Enfim esses dois sociólogos mostraram seu trabalho e ajudaram na evolução do homem, mostrando caminhos que não eram percorridos anteriormente, pois não tinha a quem guiá-lo, tanto Marx quanto Durkheim foram excepcionais para a sua geração e seu tempo destacando-se dos demais eles transformaram o pensamento humano, fazendo com que o homem procura-se entender-se melhor e não seguir somente as regras que a sociedade nos impõe mas sim as regras que ele ditaria para si próprio.

BIBLIOGRAFIA :

QUINTANEIRO, Tania

Um toque de Clássicos : Marx, Durkhein e Weber / Tania Quintaneiro , Maria Ligia de Oliveira Barbosa , Márcia Gardênia de Oliveira – 2. Ed. Ver. Amp.– Belo Horizonte : Editora UFMG, 2002 .

FONTE:
http://www.webartigos.com/articles/35019/1/Karl-Marx-e-Emile-Durkheim/pagina1.html.