2.3.10

IDADE MÉDIA E A CONTEMPORAINEIDADE

erificando a complexidade desse assunto, em sala de aula a experiência a ser tratada para abordar este tema, vira através de comparativos da idade média com o cotidiano, isto é, trabalhando as influencias e as transformações culturais da sociedade. Ao mesmo tempo que podemos explorar os acervos historicos-culturais, alem de pesquisas intensivas e monitoradas a respeito do tema.

Entendemos que na idade média ainda estamos vivendo, analisando a influencia das igrejas (católica e Protestante) na vida social, as formas de governo e sua governabilidade, isto são exemplos, que poderemos trabalhar em sala através de dinâmicas de grupos ou vídeos que estimulem esta semelhança.

Temos na atualidade um grande acervo historicos-culturais que em trabalho estruturado poderíamos levar o grupo de alunos para próximo das artes, literatura e costumes daquela época, sempre num comparativo, pois quanto mais se estuda a idade media mais nos identificamos com ela, as vezes, achamos que ainda estamos na idade média estilizada.

Estimular a consciência critica dos alunos é o principal objetivo a ser trabalhado, isto é, através de pesquisas ou avaliações inovadoras, como através de jogos que presenciem a medievalidade, concordo que parece coisa de outro mundo, mas com baixa tecnologia conseguíamos trabalha com os alunos com total interatividade, exemplo, jogo de computador age of empires (idade dos impérios), mostra bem a realidade da época medieval, ao mesmo tempo que traz a tona as semelhanças da contemporaineidade.

Desta forma entendemos que esta é a maneira eficiente e eficaz, para trabalhar o educando criticamente, ao mesmo tempo que formamos cidadãos consciente, críticos e formados politicamente.
Fonte:
http://www.webartigos.com/articles/33288/1/IDADE-MEDIA-E-A-CONTEMPORAINEIDADE/pagina1.html.