10.7.12

Guerra do Afeganistão





Juliana Miranda

A conhecida Guerra do Afeganistão do período contemporâneo da história começou no ano de 2001. Os EUA, a maior potência mundial bélica e econômica mais seus aliados (França, Reino Unido, Canadá e a contribuição da Aliança no Norte muçulmana) lutaram contra o regime talibã.

Mesmo contra a posição das Nações Unidas, as invasões começaram em 7 de outubro e foram lideradas pelo governo norte-americano de George W. Bush. O motivo do ataque seria encontrar o terrorista Osama Bin Laden, apontado como líder do ataque terrorista sofrido pelos Estados Unidos em 11 de setembro do mesmo ano. Na ocasião, 3 mil pessoas morreram com os ataques coordenados contra o World Trade Center e o Pentágono.

Para invadir o Afeganistão, belicamente houve farto apoio terrestre da Aliança do Norte muçulmana (grupo anti-talibã) enquanto os Estados Unidos e Otan operavam de forma aérea e logística. Basicamente, duas gigantes operações militares dominaram o país. Elas foram chamadas de “Operação Liberdade Duradoura” e “Força Internacional de Assistência para Segurança”. Cabul, a capital do país, foi tomada e o regime talibã destituído, embora o regime tenha depois conseguido se reorganizar e retomar suas forças.

A Guerra do Afeganistão foi muito questionada pela opinião pública mundial e norte-americana. Foram gastos pelos EUA cerca de 345 bilhões de dólares no conflito, e mais de mil e quinhentos militares americanos morreram em confronto. Também foi questionada a tortura e morte de civis.

Depois de 9 anos de guerra e ocupação do país, Osama Bin Laden ainda não tinha sido encontrado pelos Estados Unidos. A demora em encontrar o líder terrorista, os gastos e a real necessidade de encontrar Bin Laden foram questionados pela população americana: muito gasto e muita morte para procurar um líder terrorista.

Os primeiros aliados a retirarem suas tropas do Afeganistão foram os Países Baixos, em 1 de agosto de 2010. O presidente do Afeganistão foi posto pelos Estados Unidos. O país sofre com problemas como falta de segurança e produção de drogas ilegais. Osama Bin Laden foi morto pelas tropas americanas em 1 de maio de 2011. A retirada total das tropas do Afeganistão deve acontecer até 2015.


Fonte: