por Rodrigo Ortega
Soldados russos criaram o jogo na 1ª Guerra Mundial. Na versão original, dois adversários desenhavam, em folhas de papel, navios posicionados em um mar imaginário quadriculado. Ganhava quem descobrisse primeiro as coordenadas das embarcações do oponente.
Nos anos 20, o passatempo se tornou popular entre prisioneiros e soldados no intervalo dos combates. Em 1931, apareceu nos EUA a primeira versão comercial, ainda em papel, chamada Salvo. Durante a 2ª Guerra Mundial, em 1943, foi lançado o jogo com o nome que ficou mais conhecido nos EUA: Battleship. Em 1967, durante a Guerra Fria, veio a primeira versão de tabuleiro, com as clássicas maletinhas e navios de plástico encaixáveis – lançada no Brasil em 1988.
Atualmente, há vários aplicativos de Batalha Naval para celular e até no Facebook, além de adaptações e releituras para tabuleiro.
Blockbuster naval
Battleship – Batalha dos Mares, filme inspirado no jogo, com direção de Peter Berg (Hancock) e a cantora Rihanna no elenco, está previsto para estrear dia 11 de junho de 2012.
Fontes: Livro Encyclopedia of Play in Today´s Society, de Rodney P. Carlisle, e sites Game Archives, Boardgame Geek e Imdb.