10.7.12

Fatos Importantes para a Educação Ambiental

Os problemas ambientais gerados em decorrência da industrialização geram a indignação da sociedade civil, que, em busca de qualidade de vida e harmonia com anatureza, desenvolvem estudos e críticas ao modelo de produção e a consequente degradação ambiental. Alguns fatos importantes em diferentes décadas contribuíram para o surgimento e fortalecimento da Educação Ambiental.


Evento Ambiental realizado no Rio de Janeiro, Brasil

1950 - 1960 – Poluição atmosférica de origem industrial provocou muitas mortes em Londres e Nova Iorque.

1960 – 1970 – Nesse período, grande parte dos conhecimentos atuais dos sistemas ambientais do planeta foi desenvolvido.

1972 – Conferência de Estocolmo, discussão do desenvolvimento e ambiente, conceito de eco-desenvolvimento.

1973 – Foi criada, no Brasil, a Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA).

1975 – A UNESCO, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio
Ambiente, criou o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA), em Belgrado.

1977 - Ocorreu um dos eventos mais importantes para a Educação Ambiental em nível mundial: a Conferência Intergovernamental em Educação Ambiental, em Tblisi na Geórgia.

1983 – Brasil, o Decreto n° 88.351/83, que regulamenta a Lei n° 226/87, determinou a necessidade da inclusão da Educação Ambiental nos currículos escolares de 1° e 2° graus.

1987 – Realizou-se o Congresso Internacional sobre Educação Ambiental e Formação Relativas ao Meio Ambiente, em Moscou, capital da Rússia.

1992 – Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, Brasil.

1994 – I Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental, realizado na cidade mexicana de Guadalajara.

1997 – Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educação e Conscientização Pública para a Sustentabilidade, Grécia.

2002 - Em agosto / setembro de 2002 realizou-se em Johanesburgo, África do Sul, o
Encontro da Terra, também denominado Rio+10, que teve a finalidade de avaliar as decisões tomadas na Conferência do Rio, em 1992.

Por Wagner De Cerqueira E Francisco




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