Um dos carros mais queridos pelos brasileiros saiu de linha no país após quase 3 milhões de unidades vendidas e mais de 30 anos de sucesso no Brasil. A Volkswagem anunciou oficialmente o fim da produção do Fusca, cuja montagem foi desativada gradualmente até o mês de novembro do mesmo ano.
De acordo com a montadora, a decisão foi atribuída à fase de sofisticação a que a industria automobilística brasileira alcançou durante a década de 80,” caracterizada pela crescente exigência do consumidor por automóveis mais completos e equipados com itens de maior conforto”. A VW do Brasil também atribuiu o fim do Fusca ao acirramento da competição nos mercados doméstico e de exportação e ao fato do modelo possuir um processo de montagem ultrapassado, à margem dos métodos mais flexíveis e informatizados adotados pela montadora na época.
- Acho que não há brasileiro que não se tenha envolvido um dia com o Fusca que está ligado as nossas tradições automobilísticas e se enraizou na consciência do povo. Para um carro que já vendeu 19 mil unidades por mês em 1972 e caiu para 3 mil já não havia espaço mesmo. Se a fábrica não tomasse a decisão, ele iria morrer naturalmente - comentou o presidente da Associação Brasileira dos Revendedores Volkswagen (Assobrav), Sérgio Reze, que ainda disse que o Fusca começou a perder cada vez mais espaço no Brasil a partir da campanha do Gol Táxi, em 1982.
Sucesso no Brasil
O Fusca foi criado à pedido de Hitler a Ferdinand Porshe, para cumprir sua promessa de que todo operário alemão teria um automóvel em seu Reich de Mil Anos. O veículo foi batizado de Volkswagen, que significa “carro do povo”, e, após uma série de dificuldades e protótipos, o primeiro modelo saiu oficialmente da linha de produção em agosto de 1940.
No Brasil, o primeiro Fusca surgiu em 3 de janeiro de 1959, adquirido por Eduardo Andreas Matarazzo. O sucesso foi crescente e, em 1984, quando o modelo fez 25 anos no país, havia mais de 3 milhões de Fuscas rodando nas estradas do Brasil, ou 40% dos milhões de veículos produzidos pela Volkswagen por aqui. Em 1994, por sugestão do então presidente Itamar Franco, que queria a fabricação de carros populares, a empresa voltou a produzir o modelo, mas não encontrando sucesso nas vendas, interrompeu a produção em 1996. Atualmente, o Fusca permanece um dos carros usados mais vendidos no mercado nacional.
11.8.09
O Fusca sai de linha no Brasil
Fonte:JBLOG