3.8.09

Por dentro do Construtivismo

Quem foi o pai da idéia: o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980).

O que diz: segundo Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Assim, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver. Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as idéias.

Onde está o foco: no aluno e em suas operações mentais.

Qual é o papel do professor: observar o aluno, investigar quais são os seus conhecimentos prévios, seus interesses e, a partir dessa bagagem, procurar apresentar diversos ele mentos para que o aluno construa seu conhecimento. O professor cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento.


Como se aprende: experimentando, vivenciando.

Como se introduz um novo conceito: para falar em multiplicação, por exemplo, o professor pode apresentar uma seqüência de somas, até que o aluno chegue ao conceito da multiplicação. Nada de decorar ­tabuada. Ou, para apresentar formas geométricas, o professor dará aos alunos vários materiais, eles farão desenhos e observarão figuras até perceberem o círculo, o quadrado, o triângulo, etc.

Quais são os reflexos na sala de aula: há menos interferência do pro­fessor, que respeita as fases do aluno e procura corresponder aos seus interesses. As salas têm mais objetos para manusear, mais material, como blocos lógicos, figuras, etc. As correções não aconte­cem de modo imediato, pois os erros são considerados parte do pro­cesso de aprendizagem.

Que tipo de indivíduo espera-se formar: pessoas com autonomia. Gente que interage com o meio, que tem idéias próprias e é capaz de criar, com uma visão particular do mundo.

Fonte: Educar para Crescer